Discurso durante a 142ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem aos funcionários da Casa, portadores de necessidades especiais e cumprimentos ao Presidente Renan Calheiros que tanto tem impulsionado as atividades aqui desenvolvidas, com vistas à valorização da pessoa com deficiência.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Homenagem aos funcionários da Casa, portadores de necessidades especiais e cumprimentos ao Presidente Renan Calheiros que tanto tem impulsionado as atividades aqui desenvolvidas, com vistas à valorização da pessoa com deficiência.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/2006 - Página 27604
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, SERVIDOR, SENADO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, REGISTRO, SEMANA, VALORIZAÇÃO, ELOGIO, PRESIDENTE, SENADOR, INCENTIVO, DEBATE, AUMENTO, INCLUSÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, IGUALDADE, DIREITOS, GARANTIA, ACESSO.

            A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Senado Federal encerrou a Semana da Pessoa com Deficiência, com solenidade realizada esta manhã, em que os 58 funcionários da Casa portadores de deficiência foram homenageados. Reúno-me a essa homenagem, que representa o respeito do Senado Federal pelo universo de brasileiros que representam 15% de nossa população, os quais, a exemplo dos nossos servidores, também merecem ter a igualdade de oportunidades aqui oferecidas.

            Eu gostaria de cumprimentar o Presidente desta Casa, Senador Renan Calheiros, que tanto tem impulsionado as atividades aqui desenvolvidas, tanto pelos Parlamentares, na Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, quanto pelos servidores na Comissão Especial de Acessibilidade e na Comissão de Valorização da Pessoa com Deficiência.

            Cumprimento, igualmente, o Senador Flávio Arns, incansável na sua luta pelos direitos dos deficientes; o Senador Eduardo Azeredo, Presidente da Subcomissão das Pessoas com Deficiência; os Senadores Romeu Tuma e Paulo Paim, também aliados na defesa da igualdade de direitos.

            Eu gostaria ainda de fazer um agradecimento ao Diretor do Senado Federal, Agaciel da Silva Maia, e, por meio dele, aos servidores do Senado. O Dr. Agaciel expressa a sensibilidade de todos e a conscientização necessária para garantir a igualdade na diversidade. É assim que se deve agir num país democrático, onde o acesso aos espaços físicos, à informação, ao mercado de trabalho, aos equipamentos mais sofisticados, ao convívio social, enfim, aos relacionamentos humanos, são garantidos pela Carta Maior.

            O Senado Federal dá um grande exemplo para as instituições públicas em nosso País.

            E não vai parar por aí. Já há novas obras programadas. E muito entusiasmo por parte dos servidores.

            Nós, Parlamentares, temos de contribuir com a garantia da legislação que assegura os direitos plenos ao deficiente.

            Encerro meu breve pronunciamento com uma frase que está impressa na publicação distribuída esta manhã, na homenagem aos servidores.

            Ela diz que “a pessoa com deficiência tem o direito de ser igual sempre que as diferenças a inferiorizem; e o direito de ser diferente sempre que a igualdade a descaracterize”.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/2006 - Página 27604