Discurso durante a 124ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Censura a parlamentares da oposição na Voz do Brasil.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. ELEIÇÕES.:
  • Censura a parlamentares da oposição na Voz do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2006 - Página 25863
Assunto
Outros > SENADO. ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, RECLAMAÇÃO, CENSURA, VOZ DO BRASIL, PRONUNCIAMENTO, SENADOR, REGISTRO, RESPONSABILIDADE, CONGRESSO NACIONAL, MATERIA, DIVULGAÇÃO, HORARIO, DESTINAÇÃO, SENADO, AUSENCIA, AUTORITARISMO, GOVERNO FEDERAL.
  • ELOGIO, EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO S/A (RADIOBRAS), ISENÇÃO, NOTICIARIO, IGUALDADE, DIVULGAÇÃO, CANDIDATO, ELEIÇÕES.
  • CONCLAMAÇÃO, RESPONSAVEL, SENADO, VOZ DO BRASIL, ISENÇÃO, DIVULGAÇÃO, DISCURSO, TASSO JEREISSATI, SENADOR, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), INCLUSÃO, APARTE, ORADOR.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ouvi com atenção as manifestações de diversos Senadores relativamente ao que é reproduzido e transmitido pela “Voz do Brasil”, especialmente no horário reservado ao Senado Federal. V. Exª muito bem colocou que está tomando as providências para que haja o devido equilíbrio e o relato o mais consistente e imparcial possível para todos. Essa responsabilidade, todos nós sabemos, Sr. Presidente, é do Congresso Nacional. “A Voz do Brasil” não é de responsabilidade da Radiobrás, do Governo do Presidente Lula. Então, como nas manifestações do Senador Arthur Virgílio, do Senador Antonio Carlos e agora do Senador Flexa Ribeiro, é preciso estar relacionada a responsabilidade do Congresso.

Quero, aqui, ressaltar, Sr. Presidente, que o Presidente da Radiobrás tem feito questão de informar a todos que o noticiário da Radiobrás está procurando, com respeito às eleições, ter uma postura a mais neutra possível, de tal maneira que, como não tinha visto anteriormente, inclusive durante o Governo passado, agora a “Voz do Brasil”, na parte relativa ao Executivo, reporta as palavras, o dia-a-dia dos candidatos, de todos os partidos, a Presidente da República. Portanto, a postura da Radiobrás no que diz respeito à parte do Poder Executivo é isenta nesse aspecto.

Assim, cumprimento V. Exª e quero chamar a atenção dos responsáveis pela “Voz do Brasil” para que também aqui, no Senado Federal, haja um procedimento de isenção. Quando se reportarem - e imagino que hoje o façam -ao discurso do eminente Presidente do PSDB, Tasso Jereissati, também vão se reportar ao aparte que fiz ao discurso de S. Exª, no honroso debate que travamos ontem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2006 - Página 25863