Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários ao discurso do senador Roberto Saturnino acerca das privatizações.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Comentários ao discurso do senador Roberto Saturnino acerca das privatizações.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2006 - Página 26057
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, ROBERTO SATURNINO, SENADOR, AUSENCIA, VOTAÇÃO, PROJETO, MARINHA MERCANTE, INICIATIVA, GOVERNO, FINANCIAMENTO, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), PRIVILEGIO, JUROS, CONTRADIÇÃO, DISCURSO, ACUSAÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, FAVORECIMENTO, GRUPO ECONOMICO.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Serei breve, Sr. Presidente.

Eu quero apenas parabenizar o Senador Roberto Saturnino e digo aqui repetidamente - e tenho certeza de que estou certo: ele está no Partido errado. Ele não tem nada a ver com este PT. Nós não vemos S. Exª metido nesses escândalos. Nós vemos o Senador com esse seu discurso solitário, que é o mesmo de 20 anos atrás....

O Sr. Roberto Saturnino (Bloco/PT - RJ) - De 40 anos, Senador.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - De 40 anos atrás - S. Exª me corrige aqui.

V. Exª foi brilhante, Senador Saturnino.

O Sr. Roberto Saturnino (Bloco/PT - RJ) - E foram os 40 anos de maior progresso neste País. Foram os 40 anos mais felizes da Nação.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Eu só queria que V. Exª tivesse tranqüilidade...

O SR. PRESIDENTE (PSDB - PR) - O nobre Senador Heráclito Fortes está com a palavra.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Eu pediria tranqüilidade a V. Exª, Senador Saturnino.

O SR. PRESIDENTE (PSDB - PR) - Em pronunciamento pela ordem, não há possibilidade de aparte nem mesmo pelo microfone, muito menos sem o microfone.

Peço ao Senador Roberto Saturnino que, democraticamente, ouça o Senador Heráclito Fortes, como S. Exª o fez anteriormente.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - O brilhantismo do Senador Roberto Saturnino não se manifestou ontem aqui nesta Casa, quando o Governo mandou o Projeto da Marinha Mercante para esta Casa - e era o mesmo BNDES que financiava a juros privilegiados um projeto que, Deus sabe como, foi aprovado a toque-de-caixa. O vibrante Senador Roberto Saturnino não estava aqui ontem para protestar contra o Governo que aqui defende por ter mandado esse projeto.

Mas, pela seriedade e pela retidão de S. Exª, eu tenho certeza de que o Senador Roberto Saturnino ficará contra esse empréstimo e, acima de tudo, por coerência, não irá permitir a sua aprovação. São os mesmos critérios do BNDES, sacrificado inclusive se aprovado for, porque extrapolam os limites possíveis para empréstimos daquela natureza.

Como eu sei, Senador Saturnino, que V. Exª é um homem de bem, não se levantou ontem contra esse projeto talvez porque não estivesse em plenário, mas se comprometeu com a Nação. E V. Exª é um homem que, quando assume compromisso, honra. V. Exª não votará a favor dessa solicitação do Governo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2006 - Página 26057