Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre o Projeto da Marinha Mercante, com o necessário aumento da capacidade de individamento da Transpetro.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Esclarecimentos sobre o Projeto da Marinha Mercante, com o necessário aumento da capacidade de individamento da Transpetro.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2006 - Página 26057
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • QUALIDADE, LIDER, GOVERNO, ESCLARECIMENTOS, HERACLITO FORTES, SENADOR, DEBATE, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, POSSIBILIDADE, AUMENTO, CAPACIDADE, DIVIDA, EMPRESA SUBSIDIARIA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), OBJETIVO, NEGOCIAÇÃO, EMPRESTIMO, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), FINANCIAMENTO, PROJETO, MARINHA MERCANTE, POSTERIORIDADE, ANALISE, CONGRESSO NACIONAL, CONTINUAÇÃO, PROGRAMA, RETOMADA, INDUSTRIA NAVAL, BENEFICIO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Alvaro Dias, Senador Heráclito Fortes, tenho procurado pautar as minhas ações no sentido de construir o debate, de facilitar os entendimentos, de procurar esclarecer as questões.

Ontem, discutimos a questão não do empréstimo da Transpetro, mas sim do aumento da capacidade de endividamento da Transpetro, para que esta possa começar a discutir com o BNDES um empréstimo de financiamento que depois virá para esta Casa. Portanto, discutimos ontem limites de endividamento, colocamos as questões, procuramos apresentar todas as informações necessárias e, por solicitação do Senador Tasso Jereissati, de V. Exª e de outros Parlamentares, dissemos que iríamos prestar os esclarecimentos necessários.

Hoje, pela manhã, liguei para V. Exª, liguei para o Senador Tasso Jereissati, colocando-me à disposição, pela Liderança do Governo, para prestar quaisquer esclarecimentos necessários, porque entendo que esse limite de endividamento é importante para o prosseguimento do programa de reconstrução naval brasileira e atende principalmente a três Estados na geração de emprego: Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Então, em nenhum momento do debate - e o Senador Romeu Tuma foi Relator dessa matéria na Comissão de Assuntos Econômicos - foi levantado qualquer indício de irregularidade, corrupção ou de qualquer questão de ação escusa; pelo contrário, o que foi levantado aqui foi a necessidade de informações complementares.

Registro aqui, hoje, que estaremos à disposição para prestar essas informações complementares. Se não vamos poder votar hoje essa matéria, espero que possamos votá-la no início de setembro, no próximo esforço concentrado, porque é uma matéria importante.

Tenho atuado pela Liderança do Governo, não para acirrar os ânimos nessa questão da disputa eleitoral.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senador Romero, ninguém falou em corrupção aqui, não. É o subconsciente partidário. Não se falou em corrupção aqui.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR) - Subconsciente, não. V. Exª foi quem fez uma série de acusações.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Diga-me uma, uma.

O SR. PRESIDENTE (Alvaro Dias. PSDB - PR) - Senador Heráclito, sem apartes.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR) - Se V. Exª ou se qualquer Senador tiver alguma informação a prestar sobre essa questão, o Governo está aberto para qualquer esclarecimento necessário.

Queremos votar a matéria no início de setembro, pois é importante. E entendo que essa questão deve ser conduzida dentro do debate, dentro do esclarecimento e dentro da postura de construção e de respeito democrático que nós devemos ter.

Portanto, Sr. Presidente, fica feito o esclarecimento. Quero refutar aqui qualquer irregularidade e qualquer levantamento de questão contra esse relatório feito pelo Senador Romeu Tuma e defendido por mim aqui, pela Liderança do Governo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2006 - Página 26057