Discurso durante a 145ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição de matéria intitulada "City enfrenta dificuldades para disseminar cultura ética", assinada por John Plender e Avinash Persaud, publicada no jornal Valor Econômico, edição de 29 de agosto último.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • Transcrição de matéria intitulada "City enfrenta dificuldades para disseminar cultura ética", assinada por John Plender e Avinash Persaud, publicada no jornal Valor Econômico, edição de 29 de agosto último.
Publicação
Publicação no DSF de 02/09/2006 - Página 27727
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, VALOR ECONOMICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, IRREGULARIDADE, BANCO ESTRANGEIRO, PREJUIZO, FUNDOS, PENSÕES, NECESSIDADE, DIRETOR, EMPRESA, BRASIL, COMPARECIMENTO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, FORNECIMENTO, ESCLARECIMENTOS.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de pedir a V. Exª a transcrição, nos Anais da Casa, de matéria publicada no Valor Econômico - jornal sério, equilibrado, sempre atento à sua área -, datada do dia 29 de agosto, à pág. 3. Trata-se da publicação de uma matéria internacional, de autoria de John Plender e Avinash Persaud, do Financial Times, de Londres.

            A matéria “Citi enfrenta dificuldades para disseminar cultura ética” mostra dificuldades do Citibank, no mundo inteiro, por ações antiéticas praticadas, causando prejuízos e trazendo conflitos em países em que atua.

Recentemente, mostrei da tribuna uma publicação feita na Argentina sob o título “Citibank versus Argentina”. Há situação semelhante no México, na Ásia, na Itália e no Brasil: o envolvimento do Citibank em um rumoroso caso, em que, infelizmente, uma facção do Partido de V. Exª tomou a defesa, como sempre, dos banqueiros e deu uma proteção de dimensão inaceitável a essa poderosa entidade financeira internacional.

A Comissão de Constituição e Justiça já convocou, por duas vezes, o diretor da empresa no Brasil, e ele vem se negando sistematicamente a prestar esclarecimentos. O Citi pode até estar certo nessa questão, mas não se pode furtar a prestar esclarecimentos. A convocação feita pela Comissão de Constituição e Justiça é exatamente para complementar uma vinda do diretor do Banco, que aqui esteve em uma CPI e nada esclareceu. Ele deu declarações contraditórias àquela Comissão - da qual nem membro sou -, que achou por bem fazer a convocação do Diretor-Presidente do Citi na América do Sul. Mas ele vem se negando sistematicamente.

Esse artigo vem mostrar a alguns afoitos companheiros que o alerta que fiz foi todo ele baseado em fundamentação, e não por algum interesse em defender ou acusar quem quer que seja. Temos obrigação nesta Casa de procurar a verdade, e esse caso é grave. É preciso que, pela primeira vez ou pelo menos desta vez, o Governo, alertado para os fatos, tome as providências e procure esclarecer operações praticadas pelo Citigroup que trazem prejuízos para os três maiores fundos de pensão do País. É oportuno trazer este requerimento no momento em que V. Exª alerta para a situação em que se encontram não os fundos de pensão, mas todo o sistema de previdência complementar do País.

Agradeço a V. Exª.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR HERÁCLITO FORTES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“Citi enfrenta dificuldades para disseminar cultura ética”, Valor Econômico.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/09/2006 - Página 27727