Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à brilhante iniciativa do senador Sibá Machado de apresentar a PEC que extingue o instituto da reeleição em todos os níveis do Executivo.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO ELEITORAL.:
  • Apoio à brilhante iniciativa do senador Sibá Machado de apresentar a PEC que extingue o instituto da reeleição em todos os níveis do Executivo.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2006 - Página 26092
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SIBA MACHADO, SENADOR, CUMPRIMENTO, INICIATIVA, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, EXTINÇÃO, REELEIÇÃO, PREFEITO, GOVERNADOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Sibá Machado, por incrível que pareça, quero usar a palavra para cumprimentá-lo. Não falarei por mais que um minuto.

Quero cumprimentá-lo por sua brilhante iniciativa. Tive a alegria, porque fui convocado por V. Exª, de estar ontem na CCJ para aprovar a sua emenda, mediante o relatório do Senador Tasso Jereissati, destinada a acabar com a reeleição. Eu sempre fui radicalmente contra o instituto da reeleição para Prefeito, Governador e Presidente da República.

Quando V. Exª aqui chegou, em um primeiro momento, era conhecido como o suplente da Ministra Marina Silva. Hoje, V. Exª é conhecido e reconhecido no País como o Senador Sibá Machado.

A sua emenda, ontem aprovada por unanimidade na CCJ - e estou convicto de que o Congresso vai aprová-la no plenário das duas Casas -, é muito importante para o nosso País, para a democracia, para a liberdade e para a Justiça, pois evitará que qualquer governante use indevidamente a máquina para a sua reeleição. V. Exª está de parabéns.

Eu poderia lembrar uma outra pessoa que, infelizmente, já faleceu. Dante de Oliveira, que faleceu recentemente, entrou para a História com a emenda das diretas. V. Exª, ontem, entrou para a História deste País por acabar com o instituto da reeleição em todos os níveis do Executivo.

Meus cumprimentos a V. Exª.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2006 - Página 26092