Discurso durante a 135ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Críticas ao discurso do senador Sibá Machado, referente a previsões da CIA sobre o futuro do Brasil.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Críticas ao discurso do senador Sibá Machado, referente a previsões da CIA sobre o futuro do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2006 - Página 27136
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • CRITICA, DISCURSO, AUTORIA, SIBA MACHADO, SENADOR, LEITURA, RELATORIO, SERVIÇO SECRETO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), REFERENCIA, PREVISÃO, FUTURO, BRASIL, SOLICITAÇÃO, REMESSA, COPIA, PRONUNCIAMENTO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, CUBA, VENEZUELA, BOLIVIA, DEMONSTRAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, solicito a V. Exª que remeta cópia do importante discurso proferido há pouco pelo Senador Sibá Machado, como Líder do Governo, às seguintes pessoas: Fidel Castro, Hugo Chávez e Evo Morales. Estou pensando também em solicitar cópia para Muammar Kadafi. Mas talvez não deva fazê-lo, pois Kadafi, recentemente, está de namoro com os norte-americanos. Então, pelo menos, mande cópia para esses Chefes de Estado que mencionei. Não deixe de também enviar cópia para o Ministro Luiz Gushiken, que foi rebaixado ao segundo escalão do Governo e designado para fazer um estudo estratégico do Brasil. Não é preciso fazê-lo; pode seguir o relatório da CIA.

Solicito também o envio de uma cópia ao General Félix, da Inteligência brasileira, para que veja como os americanos estão dominando os nossos segredos: nosso solo, nosso céu!

Os americanos estão mais avançados nas informações, porque o PT tanto combatia, Senador Marco Maciel, o Projeto Sivam. O PT se voltou contra o projeto Sivam e tentou, por denúncia inclusive, atrasar o projeto - embora hoje o toque - exatamente porque o Governo americano ia ter acesso a dados que são da economia interna, segredos de Estado. Mas, como o PT modernizou-se, peço apenas, Senador Presidente, que essas cópias sejam enviadas a esses Chefes que mencionei, porque servirão, evidentemente, para estudo interno no Brasil.

Para o Fidel e para o Chávez não. Para eles é para que tomem conhecimento de que o PT mudou. Com certeza, vão se decepcionar. O PT não é mais aquele. Tiraram a estrela dele.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2006 - Página 27136