Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Equívocos do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente Lula sobre os dados da economia brasileira, que na verdade apontam para a queda do PIB.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Equívocos do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente Lula sobre os dados da economia brasileira, que na verdade apontam para a queda do PIB.
Publicação
Publicação no DSF de 06/09/2006 - Página 27964
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CONTESTAÇÃO, DISCURSO, AUTORIA, IDELI SALVATTI, SENADOR, EFICACIA, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, GOVERNO FEDERAL, OPINIÃO, ORADOR, INDICE, INVESTIMENTO, EXECUTIVO, COMPARAÇÃO, GESTÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • CRITICA, FALSIDADE, DECLARAÇÃO, GUIDO MANTEGA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ESTIMATIVA, SUPERIORIDADE, CRESCIMENTO, ECONOMIA, COMPARAÇÃO, PROGNOSTICO, INFERIORIDADE, INDICE, PUBLICAÇÃO, NOTICIARIO, IMPRENSA.
  • CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AUMENTO, CARGA, TRIBUTOS, REDUÇÃO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), EXCESSO, CORRUPÇÃO, CONDENAÇÃO, FALSIDADE, CONDUTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXPECTATIVA, VITORIA, GERALDO ALCKMIN, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CANDIDATO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

            O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pela Liderança do PFL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a farsa do Governo é facilmente desmistificada desta tribuna todos os dias. É que a mentira jamais prevaleceu quando os holofotes se põem em favor da verdade.

            A economia do País tem sido muito cantada, como ainda agora acabou de ser, pela Líder do PT, que atacou o período Fernando Henrique Cardoso. Eu a respondo que o período Fernando Henrique Cardoso investiu mais do que o período Lula; Lula investiu menos de 50% do que foi investido por Fernando Henrique Cardoso. É mais uma mentira do Presidente da República repetida nesta Casa pela sua Líder, já que, infelizmente, o Líder do Governo não se aventura a fazer afirmações tão levianas. A economia crescer só 0,5% em um trimestre e o Sr. Guido Mantega, hoje, dizer que ela vai crescer 4%!!! Ele está mentindo. Ele, Ministro da Fazenda, mente, como também o Presidente da República.

            Miriam Leitão, em um artigo inteligente e competente - como sempre, aliás, são os escritos dessa grande jornalista -, demonstra que não é possível chegar a 4%! Hoje, os empresários já ficariam felizes se chegasse a 3%! E é por isso, Sr. Presidente, que eu digo: os investimentos caem pela metade no Governo do Lula. Essa é uma verdade incontestável! Por que a Secretaria de Comunicação do Governo, que compra tanta gente, não desmente esta verdade cristalina: a queda dos investimentos no País?

            Sr. Presidente, a carga tributária é a responsável pela queda do PIB brasileiro! Hoje, o PIB brasileiro é menor do que o dos países africanos. E Lula, com essa vaidade doentia, que é própria daqueles que nem sempre estão normais, diz que ele é conhecido no mundo todo. É verdade, como um grande mentiroso! Assim é conhecido o Presidente da República: pelas mentiras que prega diariamente, contrapondo-se a verdades como esta - a economia baiana supera, e pela quarta vez, Sr. Presidente, à nacional, mesmo sendo retaliados como somos, mesmo tendo um candidato petista que foi Ministro do emprego e só arranjou emprego para ele. É esta a situação do Ministro Jaques Wagner hoje na Bahia: totalmente desmoralizado pelas mentiras e pelo prestígio do Governo Paulo Souto. É isso que nos dá força de vir a esta tribuna dizer que a Bahia vai bem, graças ao seu Governador, apesar de ter como inimigo número um o Presidente da República!

            Ah!, Sr. Presidente, se no Brasil houvesse a honestidade que há na Bahia!; se no Brasil não houvesse o valerioduto; se no Brasil não houvesse mensalões, nem sanguessugas, este País estaria, talvez, no mesmo ritmo da Bahia! Mas, como somos sérios, e eles não o são, crescemos, enquanto eles caem. Vamos, realmente, obter uma grande vitória, e eles, uma grande derrota, apesar de o Lula estar, todos os dias, no Programa Eleitoral, desafiando a Justiça do Estado.

            Ah!, Sr. Presidente, chegou o momento de se dizer a verdade nesta Casa. Presidente que não tem dignidade pode ter popularidade, mas não tem responsabilidade. Esse é o caso do Brasil.

            Por isso quero dizer, como disse, que a carga tributária é cada vez maior, que os investimentos caem pela metade, que os analistas econômicos dão prognósticos os mais pessimistas para o Brasil para 2006 e 2007. Ele está estragando o País até para o futuro Presidente.

            Hoje, eu já disse, Miriam Leitão desmentiu Guido Mantega. Eu o chamava “Mantêga”, mas dizem que é Mantega. Quero dizer que chegou o momento de acabar-se com a mentira. A verdade tem de prevalecer. No momento em que a verdade prevalecer, Sr. Presidente, não tenho dúvida de que o Presidente da República não vencerá nas pesquisas e muito menos nos votos, porque o povo brasileiro abrirá os olhos e verá a desonestidade deste Governo e elegerá um homem de bem como é o nosso candidato, Geraldo Alckmin.

            Muito obrigado a V. Exª, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/09/2006 - Página 27964