Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questionamentos sobre o projeto de ampliação e modernização do aeroporto de João Pessoa, na Paraíba.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Questionamentos sobre o projeto de ampliação e modernização do aeroporto de João Pessoa, na Paraíba.
Publicação
Publicação no DSF de 06/09/2006 - Página 27964
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, CRITERIOS, PROJETO, MODERNIZAÇÃO, AMPLIAÇÃO, AEROPORTO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DA PARAIBA (PB), SUSPEIÇÃO, SUPERFATURAMENTO, CRITICA, ATUAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), EXECUÇÃO, CRONOGRAMA, REGISTRO, DIFICULDADE, ACESSO, TERMINAL AEREO, CONCLAMAÇÃO, AUTORIDADE, AMBITO, ESTADOS, MUNICIPIOS, SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, CORREÇÃO, IRREGULARIDADE, OBRA CIVIL.

            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Alvaro Dias, Srªs e Srs. Senadores, estou aqui, hoje, em uma missão. Em primeiro lugar, representando o meu Estado, num compromisso assumido com o meu Estado da Paraíba, na tentativa de transmitir, nesta Casa, os seus anseios, e, também, como cidadão, para transmitir a minha indignação com relação a fatos que ocorrem na nossa Paraíba.

            Reporto-me, hoje, Sr. Presidente, ao Aeroporto de João Pessoa, especificamente ao desempenho, à atuação da Infraero, Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.

            Eu não poderia, para não fugir à verdade, deixar de tecer alguns elogios à Infraero. Os Aeroportos de Recife, Natal e Fortaleza são obras merecedoras do nosso aplauso: são muito bem-estruturados, muito bem construídos, muito bem concebidos. Indescritível, porém, é a situação do Aeroporto de João Pessoa, na Paraíba. Só para fazer uma ilustração e uma avaliação do que acontece com a Infraero, na Paraíba, para V. Exªs terem uma idéia, para se ter acesso à área do aeroporto - não é à estação de passageiros, não -, obrigatoriamente, tem de se entrar em um estacionamento privativo, da iniciativa privada, ao qual se tem de pagar para que se acesse à região do aeroporto. Se se vai levar alguém, apanhar uma encomenda, dirigir-se ao aeroporto como um todo, obrigatoriamente, tem de se pagar. Tem-se a tolerância de alguns minutos; fora isso, o acesso de qualquer veículo ao aeroporto, obrigatoriamente, tem de ser pago, o que, na nossa visão, é absolutamente injustificável e inadmissível.

            Mas não é só isso, Sr. Presidente. A obra atual do aeroporto subdivide-se em duas partes. Uma delas é a que é considerada pátio e pista; essa já foi executada e não temos condição técnica de fazer uma avaliação. Porém, a Paraíba, como um todo permanece indignada com a obra da estação de passageiros, a chamada, em termo de rubrica da licitação, ampliação e reforma do terminal de passageiros. É bom lembrar que essa licitação foi homologada em outubro de 2003. Já se passaram quase três anos e não temos nada concretamente edificado.

            Devo registrar também aqui as dificuldades que tivemos em nosso gabinete em obter as informações da Infraero. Ora a informação era em Brasília; ora a informação teria de ser dada por Recife, em Pernambuco; ora a informação teria de ser dada no local da obra em João Pessoa, na Paraíba. Finalmente, conseguimos obter alguns dados que permitem uma avaliação ainda superficial sobre o que ocorre em relação àquela obra. Estou aqui com as informações fornecidas pela própria Infraero.

            Para V. Exªs terem uma idéia, o projeto da área para a estação de passageiros de João Pessoa é uma enganação ao Estado da Paraíba. A área do terminal de passageiros terá uma ampliação tão somente elevando a sua atual capacidade de área de 6.067 m² para 9.464 m², ou seja, um acréscimo de apenas 3.397 m². Isso seria essa suposta modernização e ampliação do nosso aeroporto. Essa área ampliada é somente para abrigar a estrutura burocrática do aeroporto: o deslocamento para um novo local. Um verdadeiro absurdo. O custo previsto, Sr. Presidente, para uma área ampliada de 3.397m², a preços históricos - lembrando que é de 2003 -, é de R$31,820 milhões. Ou seja: R$9.367,00 por metro quadrado. V. Exªs sabem que, na construção civil brasileira, esse número é inatingível, inaceitável. Nós, lá na Paraíba, não tivemos acesso à planilha de custo, mas, o metro quadrado, no Brasil, a R$9.367,00, é, na verdade, um assunto que merece um questionamento futuro.

            Sr. Presidente, o projeto é uma enganação ao Estado da Paraíba. O aeroporto reformado a um custo inicial, incluindo pátio e estação de passageiros, de R$51 milhões - a preço de 2003 - não ter, no mínimo, uma ponte de embarque, um finger, é inadmissível! Para se embarcar, hoje, no Aeroporto de João Pessoa, por exemplo, em um dia de chuva, tem-se de descer uma escada, caminhar pela pista, pelo pátio, pelo estacionamento, subir outra escada até chegar ao avião. A região onde se localiza a cidade de João Pessoa tem índice pluviométrico altíssimo. Quase diariamente, principalmente de madrugada e de manhã, quando ocorre o maior número de vôos na cidade de João Pessoa, há chuva.

            V. Exª pode imaginar como é para um deficiente físico, para um doente, para uma senhora gestante, para um idoso, para uma senhora com criança ao colo, para uma criança caminhar na pista sob a chuva.

            É uma vergonha para a Paraíba aceitar um projeto como esse. O projeto de modernização do aeroporto não prevê sequer uma ponte de acesso aos aviões. É inadmissível gastar R$51 milhões para supostamente reformar um aeroporto que não terá sequer uma ponte de embarque.

            Conclamo o Governo da Paraíba, na pessoa do Governador Cássio Cunha Lima; o Prefeito da cidade de João Pessoa, Ricardo Coutinho; o Prefeito de Bayeux, J. Júnior; e o Prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon - esses Municípios serão diretamente beneficiados pela obra -, para, de forma legal, embargar a presente construção, para intervir junto ao Governo Federal no sentido de rever o projeto, para não aceitar, de nenhuma forma, a continuação da obra como foi concebida, sob pena de ficar a Paraíba com um aeroporto que fará vergonha a qualquer visitante, por não oferecer um mínimo de segurança e conforto a seus usuários; sob pena de se permitir que verbas públicas federais sejam aplicadas de forma equivocada e que a Paraíba fique, no mapa das realizações da Infraero, contemplada com um falso aeroporto e sem direito de pleitear, no futuro, um equipamento indispensável para o desenvolvimento turístico do Estado.

            Sr. Presidente, para concluir, o projeto é uma enganação ao Estado da Paraíba.

            Muito obrigado.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/09/2006 - Página 27964