Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma à Dom Luciano Mendes de Almeida.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma à Dom Luciano Mendes de Almeida.
Publicação
Publicação no DSF de 06/09/2006 - Página 27987
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LUCIANO MENDES DE ALMEIDA, SECRETARIO GERAL, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), CRIADOR, CAMPANHA DA FRATERNIDADE, DEFESA, DIREITOS HUMANOS.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, semana passada, acredito que alguns Senadores tenham apresentado requerimento de pesar pela morte de Dom Luciano Mendes de Almeida. Também quero encaminhar requerimento à Mesa nesse sentido.

            Dom Luciano foi uma pessoa extraordinária. Gostaria de aqui registrar o quanto considero que foi uma verdadeira luz, um exemplo no caminho de todos nós, brasileiros, de todos nós cristãos, sobretudo pelo seu empenho na luta pela democratização do Brasil, pela defesa dos direitos humanos. Foi Dom Luciano que instituiu a Campanha da Fraternidade pelos mais candentes temas. Nos deu tantas lições, inclusive quando me lembrou da importância da segunda Epístola de São Paulo aos Coríntios, como uma base de fundamentação do próprio projeto de garantia de uma agenda para todos os brasileiros, mencionando os ensinamentos para que haja justiça, para que haja igualdade, pois todo aquele que colheu muito não teve demais, todo aquele que colheu pouco não teve de menos.

            Encaminho à Mesa requerimento, também assinado pelo Senador Pedro Simon, de homenagem a esse extraordinário Bispo de Mariana, que foi Secretário e Presidente da CNBB.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/09/2006 - Página 27987