Discurso durante a 148ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos dirigentes e servidores do Grupo Eletrobrás, pelos relevantes serviços prestados ao país.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Homenagem aos dirigentes e servidores do Grupo Eletrobrás, pelos relevantes serviços prestados ao país.
Publicação
Publicação no DSF de 07/09/2006 - Página 28569
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • ANALISE, IMPORTANCIA, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), INVESTIMENTO, PESQUISA, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, BENEFICIO, POLITICA ENERGETICA.
  • REGISTRO, HISTORIA, CRIAÇÃO, CENTRO DE PESQUISAS DE ENERGIA ELETRICA (CEPEL), POSSIBILIDADE, ATENDIMENTO, NECESSIDADE, SETOR, ENERGIA ELETRICA, REFERENCIA, TECNOLOGIA, EFICIENCIA, IMPACTO AMBIENTAL, CARACTERISTICA, RESTRIÇÃO, ECONOMIA NACIONAL.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), CRIAÇÃO, ENTIDADE, INCENTIVO, PESQUISA, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, ABERTURA, OPORTUNIDADE, EXPORTAÇÃO, PRODUTO, SUPERIORIDADE, TECNOLOGIA, AGREGAÇÃO, VALOR, VIABILIDADE, CONSUMIDOR, BRASIL, REDUÇÃO, PERDA, ENERGIA ELETRICA, EFICACIA, APARELHO ELETRONICO, OFERECIMENTO, FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA.
  • ELOGIO, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), REDUÇÃO, DESIGUALDADE REGIONAL, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, PAIS.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, as empresas Eletronorte, Chesf, Furnas, Eletrosul, CGTEE e Eletronuclear, que compõem o Grupo Eletrobrás, formam o conjunto empresarial nacional que mais investe em Pesquisa e Desenvolvimento, atualmente, em todo o Brasil.

            Não há dúvida de que o Grupo Eletrobrás está preparado para enfrentar os desafios inerentes ao futuro de nossa economia, que necessita de alta tecnologia, inovações, equipamentos de última geração e de visão prospectiva que sustente nosso desenvolvimento econômico e social, no longo prazo.

            Isso só se faz com uma oferta permanente, adequada e suficiente de energia, em suas diversas formas, e com uma matriz energética equilibrada, capaz de suportar os mais diversos cenários, favoráveis e desfavoráveis ao nosso desenvolvimento.

            “Inovações científicas e tecnológicas sempre fizeram parte da nossa história”, afirma o Presidente do Grupo Eletrobrás, Aloísio Marcos Vasconcelos Novais, resumindo a trajetória das empresas que compõem o grupo, no campo da pesquisa, da inovação, da ciência e da tecnologia.

            Não se trata de algo recente nem, tampouco, de estratégia empresarial de ocasião. Trata-se de uma visão estratégica de longo prazo, com mais de 30 anos de implantação e experimentação.

            Há mais de 30 anos, a Eletrobrás criou o Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel), como sociedade sem fins lucrativos, com o objetivo básico de realizar pesquisas científicas e tecnológicas necessárias para a modernização e desenvolvimento do setor elétrico brasileiro.

            O Cepel é o maior centro de tecnologia da América Latina e representa o elevado nível da pesquisa e da tecnologia do Brasil. Por isso, o Cepel está em condições de atender às necessidades e desafios do Setor Elétrico brasileiro, particularmente em relação à tecnologia, à eficiência, ao impacto ambiental e às peculiaridades e restrições da economia nacional.

            O Grupo Eletrobrás criou, há três anos, o Comitê de Integração Corporativa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Cicop), com a missão primordial de estimular os estudos, pesquisas e inovações tecnológicas, obtenção de registros de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, estabelecimento de parcerias entre universidades, centros de pesquisas e nossas empresas.

            O Cicop procura ainda criar oportunidades de exportação de produtos com mais tecnologia e maior valor agregado, pois seu objetivo último é contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País, tendo a ciência, a tecnologia e o conhecimento como instrumentos fundamentais de sua ação.

            Atualmente, o Cicop desenvolve importantes projetos sob sua supervisão: melhoria dos processos empresariais do Setor Elétrico; desenvolvimento tecnológico orientado aos negócios para a modificidade tarifária; eficiência econômico-financeira e redução de perdas; responsabilidade social e ambiental; novas tecnologias para o planejamento da geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica.

            O consumidor brasileiro é o beneficiário último das pesquisas e inovações desenvolvidas pelo Grupo Eletrobrás, que podem ser resumidas em redução do desperdício de energia, aumento da eficiência dos aparelhos elétricos, oferta de novas fontes alternativas de energia.

            Com isso, podemos ter redução das desigualdades regionais e racionalização dos investimentos necessários para dotar o país de energia suficiente e adequada para nosso desenvolvimento sustentável nas próximas décadas.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil pode se orgulhar de poder contar com uma estrutura técnica, científica e administrativa do nível de excelência do Grupo Eletrobrás, cuja experiência, competência e larga folha de serviços prestados ao País confirmam nossa confiança no futuro de nossa economia e do nosso Brasil.

            Tenho plena convicção de que o Grupo Eletrobrás continuará a prestar relevantes serviços ao Brasil e quero, neste momento, homenagear todos os seus dirigentes e servidores pelo importante papel que desempenham para que o Brasil possa cumprir seus objetivos de desenvolvimento econômico e social.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/09/2006 - Página 28569