Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio ao pronunciamento da Senadora Ideli Salvatti com relação às declarações do presidente do PT, Deputado Ricardo Berzoini. (como Líder)

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Repúdio ao pronunciamento da Senadora Ideli Salvatti com relação às declarações do presidente do PT, Deputado Ricardo Berzoini. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2006 - Página 27847
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CRITICA, RESPOSTA, IDELI SALVATTI, SENADOR, INEXATIDÃO, COMPARAÇÃO, FALTA, ETICA, ACUSAÇÃO, FAMILIA, POLITICO, MORTO, IGUALDADE, DESRESPEITO, USO DA PALAVRA, ESPECIFICAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
  • REITERAÇÃO, CRITICA, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), OFENSA, REPUTAÇÃO, PAI, TASSO JEREISSATI, SENADOR.
  • EXPECTATIVA, ISENÇÃO, INVESTIGAÇÃO, MINISTERIO PUBLICO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), POLICIA FEDERAL, TOTAL, DENUNCIA, INCLUSÃO, IRREGULARIDADE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela Liderança do PFL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaríamos de evitar a discussão de temas dessa natureza. A Senadora Ideli, brilhante, faz aqui como Stanislaw Ponte Preta, do qual temos saudade, com seu samba do crioulo doido, porque os fatos que compara não têm nenhuma correlação.

O Senador Carlos Jereissati, morto na década de 60, morreu de um enfarte, de morte natural. O Sr. Celso Daniel morreu em circunstâncias até hoje não esclarecidas, e me causa espécie o fato de a Líder do PT não querer que esse assunto seja tratado, porque deve incomodar a memória de alguns de seus membros e de seus colegas.

É, no mínimo, estranho que o PT faça isso com seus mortos. No primeiro caso, queremos que o nosso morto descanse em paz porque cumpriu, em vida, seu papel. O outro, não. Para que descanse e que seus familiares tenham descanso, é preciso que os fatos sejam esclarecidos. Não se admite que, pelo fato de haver pessoas do próprio partido no rol dos acusados, queira se botar uma pedra em cima e fazer silêncio quanto aos fatos.

Ouvi, comovido. Se não fosse um homem forte e amadurecido pela refrega, Senador Antonio Carlos Magalhães, eu teria chegado às lágrimas nesta Casa hoje, quando a Senadora fala dos ataques baixos e cita casos de CPI.

Não se recorda a Senadora de que quem mais procurou revolver casos e arrumar culpados foi ela própria na CPI do Banestado, quando trouxe à tona, nesta Casa, questões pessoais do seu Estado e passou a atacar sistematicamente seus adversários, contando com a boa vontade de alguns membros do Ministério Público, com o Procurador Celso Três, Senadora Ideli Salvatti, como o Sr. Antônio Francisco, antiga musa inspiradora das vinganças petistas como oposição, que hoje, embora vivo, ninguém sabe onde foi colocado porque ninguém ouve mais seus protestos e sua voz.

Dizer que a Oposição ataca os familiares do Presidente Lula é uma injustiça que se faz.

A Senadora sabe que, no Estado de Santa Catarina, em Blumenau, há algumas ONGs envolvendo familiares bem próximos do Presidente, usando recursos duvidosos, com apuração feita pelo Ministério Público. E nunca trouxemos esse problema para o Plenário da Casa.

A infelicidade do Sr. Berzoini, Senador Tasso Jereissati, em citar o seu pai como exemplo - e invoco o Senador Antonio Carlos Magalhães - está em um ponto básico e único: ele tem todo direito de não gostar de V. Exª e de tentar agredi-lo porque V. Exª o incomoda, e de tentar desonrá-lo porque V. Exª cumpre o seu papel, mas, Senadora Ideli Salvatti, o Senador Berzoini, o Deputado Berzoini - graças a Deus Deputado - não tem o direito de falar do pai do Senador Tasso Jereissati, que é pai também do empresário Carlos Francisco Jereissati, de ligações estreitas com o Partido de V. Exª. A ingratidão cometida é imperdoável. Eles são filhos do mesmo pai, e eu não gostaria de trazer isso à tribuna, mas não posso me calar com essa maneira, com essa tática com que o Partido tenta enganar a opinião pública.

Quero saber se o Sr. Jereissati é acusado pelo Berzoini é o pai do Tasso ou o pai do Carlos Francisco - a quem ele já pediu desculpa. Faço isso como um amigo dos dois, amigo que se sente triste ao ver que, para alcançar objetivos, não se escolhem caminhos. Buscam-se nas catacumbas os que morreram e estão em paz, querem que se revolvam os que estão enterrados, mas a verdade dos fatos ainda não chegou à luz. É lamentável, é triste que as coisas neste País, Senador Demóstenes Torres, se passem dessa maneira.

Seria bom que o Ministério Público começasse a esclarecer ao País, Senadora Ideli Salvatti, por exemplo, o caso da apreensão daqueles documentos feita no aeroporto de Curitiba, documentos que dizem respeito a fatos administrativos em Itaipu. Era preciso, Senadora Ideli Salvatti, que os processos que estão sendo apurados, todos eles, não só alguns, tivessem o empenho do Ministro republicano Márcio Thomaz Bastos para que a apuração fosse feita. Lamento que o Ministro Bastos tenha ido a Santa Catarina na companhia da Senadora Ideli Salvatti, mas não tenha cumprido sua missão completa estimulando ao Ministério Público, à sua pasta e à Polícia Federal, a que apurassem todos os fatos, doa quem doer. Não é trazendo a verdade pela metade, nem tripudiando sobre os que já se foram e que não podem se defender que, neste País, se vai chegar a algum lugar.

Portanto, lanço aqui o meu protesto pelo comportamento debochado, displicente e, acima de tudo, desrespeitoso, porque se fez uma defesa com uma justificativa do injustificável.

Quanto a alguns atos de solidariedade, Senador Tasso Jereissati, não os espere e não os queira. Para algumas pessoas, a solidariedade só chega na missa de sétimo dia. Isso mesmo. Se houvesse suspeita de que a causa mortis tivesse sido doença contagiosa, a solidariedade ficaria do lado de fora da igreja. Não entram sequer para serem solidários com os mortos. Não espere, não queira e viva sem esse tipo de solidariedade.

Sei que V. Exª parte daqui hoje como o fez ao longo de todos os dias de sua vida desde o momento em que perdeu o pai. Dorme todo dia com a consciência tranqüila, diferentemente dos que sabem que têm na sua sala e principalmente nas suas consciências um morto sobre o qual a opinião pública deste País insiste em saber a verdade. Enquanto ela não vier à tona, o remorso e acima de tudo a agitação da noite dos que têm culpa em cartório não permitirá que se durma um sono tranqüilo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2006 - Página 27847