Fala da Presidência durante a Reunião do Senado Federal, no Senado Federal

Transcrição de carta com propostas de entidades e ativistas do movimento social ligado à questão da pessoa com deficiência do Distrito Federal.

Autor
Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Transcrição de carta com propostas de entidades e ativistas do movimento social ligado à questão da pessoa com deficiência do Distrito Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/2006 - Página 28607
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, CARTA, MOBILIZAÇÃO, ENTIDADE, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • LEITURA, CARTA, REIVINDICAÇÃO, DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO, ENTIDADE, POLITICA SOCIAL, ELABORAÇÃO, PLANO PLURIANUAL (PPA), COBRANÇA, GOVERNO, CUMPRIMENTO, LEGISLAÇÃO, EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA, CONSULTA, ELEIÇÃO, PRESIDENTE, ESTRUTURAÇÃO, COORDENADORIA NACIONAL PARA INTEGRAÇÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA (CORDE), CRIAÇÃO, FUNDOS, MULTA, INAPLICAÇÃO, LEI FEDERAL, ACESSO, ASSISTENCIA, CONSELHO ESTADUAL, DEFESA, DEBATE, INCLUSÃO, POLITICA DE EMPREGO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA.
  • AGRADECIMENTO, RECEBIMENTO, CARTA, CODIGO BRAILLE, DEMONSTRAÇÃO, SOLIDARIEDADE, ORADOR.

A SRª PRESIDENTE (Heloísa Helena. P-SOL - AL) - Antes de encerrar a reunião, quero fazer um registro - que faria da tribuna, mas fiquei impossibilitada pela ausência de Senadores -, de um documento muito importante que recebi. Trata-se de uma carta com propostas de entidades e ativistas do movimento social ligado à questão da pessoa com deficiência do Distrito Federal para impedir qualquer perseguição política à entidade. Não fui pessoalmente receber a carta, que apresenta propostas extremamente importantes.

São propostas de todas as entidades e ativistas do movimento social ligados à questão da pessoa com deficiência aqui no Distrito Federal.

A carta diz assim:

Estamos cansados de palavras confortadoras, gestos educados e coisas politicamente corretas.

Não esperamos promessas, mas gestores sensíveis às demandas que já estão postas.

Não necessitamos de belos discursos, mas de gestores que apliquem as políticas públicas.

A luta do movimento é a luta pela aplicação da lei, pela execução do Orçamento.

Simples assim.

Nossas propostas:

Consulta às instituições do movimento social ligado à pessoa com deficiência durante o processo de elaboração do PPA 2207/2011. Metas concretas que contemplem a inclusão.

Consulta ao movimento social no processo de escolha do Presidente da Corde.

Dotar a Corde de pessoal, estrutura técnica e recursos orçamentários para exercer sua competência na coordenação e acompanhamento da execução de TODAS as políticas públicas ligadas à questão das pessoas com deficiência.

Dotar o Conade de recursos que viabilizem o exercício de suas competências através da criação de um fundo que tenha por base multas decorrentes da não aplicação da Lei de Acessibilidade e outras normas ligadas à questão da pessoa com deficiência.

Apoiar a criação de um órgão nacional que reúna os Conselhos Estaduais de Defesa da Pessoa com Deficiência. Apoiar a participação deste órgão no Conselho do Conade.

Gerar um processo nacional de debate e elaboração de uma política pública nacional de emprego para as pessoas com deficiência, envolvendo todos os atores e instituições do ambiente ligado à questão da pessoa com deficiência.

Buscar meios orçamentários que dêem condições ao próprio Governo de cumprir o previsto na Lei de Acessibilidade.

Quero também agradecer de coração as cartinhas em braile que foram encaminhadas a mim pelo Orisvaldo, de Brasília; da Manuela; do Sílvio; do Diogo e da Fabrícia, cartinhas maravilhosas, que mostram carinho e solidariedade.

Não pude ir à reunião pois, infelizmente, o Governo fez uma denúncia ao TSE de que não poderia fazer nenhuma reunião comigo na entidade porque o prédio tinha sido construído em terreno público. Imaginem! Com tanta utilização promiscua, suja, desleal e ilegal da máquina pública, dizer que eu não poderia ir receber uma carta com as propostas das entidades!

Mas, depois da campanha, irei lá com muito carinho e com muita solidariedade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/2006 - Página 28607