Discurso durante a 152ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do embaixador Aluízio Napoleão de Freitas Rego, ocorrido no último dia 14 de setembro.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do embaixador Aluízio Napoleão de Freitas Rego, ocorrido no último dia 14 de setembro.
Publicação
Publicação no DSF de 19/09/2006 - Página 29027
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EMBAIXADOR, PAI, HUGO NAPOLEÃO (PI), EX SENADOR, EX-DEPUTADO, EX MINISTRO DE ESTADO, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apresento requerimento, nos termos regimentais e de acordo com a tradição desta Casa, para que sejam prestadas as seguintes homenagens pelo falecimento do embaixador Aluízio Napoleão de Freitas Rego, ocorrido no último dia 14 de setembro nesta Capital.

A inserção em Ata do voto de profundo pesar é o que solicito, apresentação de condolências ao Ministério das Relações Exteriores, à Assembléia Legislativa do Estado do Piauí e a seus familiares.

A justificativa, Sr. Presidente, prende-se ao fato de que Aluízio Napoleão de Freitas Rego formou-se em Direito pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Fez concurso para o Itamaraty e seguiu a carreira diplomática, exercendo importantes funções públicas. Foi Embaixador brasileiro no Irã, na Suécia e na China, além de ocupar, nos anos 40, o consulado do Brasil em Portland, no Estado do Oregon, onde nasceu Hugo Napoleão, seu filho único, que foi Governador do Piauí, Deputado, Ministro de Estado da Educação, da Cultura e das Comunicações e Senador.

Aluízio Napoleão também foi assessor direto do Presidente Juscelino Kubitschek, ocupando a coordenadoria do Cerimonial da Presidência da República. Acompanhou toda a fase de construção de Brasília, tendo sido o coordenador das solenidades de inauguração da nova capital. Por causa dessa forte relação com a cidade, foi sepultado na Ala dos Construtores de Brasília, no cemitério Campo da Esperança.

Era conhecido pela polidez e profundo conhecimento intelectual, mas também pela dedicação ao país, o amor ao Piauí e o apego à cultura, revelando-se um extraordinário escritor e notabilizando-se como um dos mais importantes biógrafos de Santos Dumont e do Barão do Rio Branco. Também fazia parte da Academia Piauiense de Letras.

Aposentado, Aluízio vivia em Brasília desde o início dos anos 80 e iria completar 92 anos em novembro. No dia 1º de junho, sofrera um duro golpe, com a morte de Dona Regina Napoleão, sua esposa por 65 anos.

Sr. Presidente, Srs. Senadores, por estes motivos, apresento este requerimento solicitando a aprovação e as providências aqui solicitadas, na certeza de que os demais companheiros com assento neste Senado se solidarizarão com este ato.

Muito obrigado


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/09/2006 - Página 29027