Discurso durante a 154ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da importância da TV Senado para a manutenção do regime democrático no Brasil. Considerações sobre as atividades das ONGs.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DEMOCRATICO.:
  • Registro da importância da TV Senado para a manutenção do regime democrático no Brasil. Considerações sobre as atividades das ONGs.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2006 - Página 29376
Assunto
Outros > ESTADO DEMOCRATICO.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, MENSAGEM (MSG), ELEITOR, IMPORTANCIA, TELEVISÃO, SENADO, GARANTIA, REFORÇO, DEMOCRACIA, BRASIL, EXPECTATIVA, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, ATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), PAIS, SOLICITAÇÃO, POPULAÇÃO, DENUNCIA, MA-FE, ENTIDADE, OBJETIVO, DEFESA, FAZENDA NACIONAL.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, mais uma vez, quero registrar a importância da TV Senado para a manutenção do regime democrático e o seu fortalecimento neste País.

Há pouco, anunciei que estaria colhendo assinaturas para a instalação de uma CPI que investigará as atividades das ONGs neste País. Evidentemente, o objetivo é separar ONGs que têm relevantes serviços prestados e que são reconhecidas das arapucas que são montadas e que estão enchendo de dinheiro atividades não republicanas, como diria o Ministro Márcio Thomaz Bastos.

Recebi um telefonema de um leitor da coluna do jornalista Cláudio Humberto chamando atenção para uma ONG que vem da lua. É fantástico, Sr. Presidente! O Governo Lula corta verbas para pesquisa espacial, mas destina R$7,5 milhões para a Sociedade Amigos de Plutão - é o nome da ONG - defender a questão já decidida pela União Astronômica Internacional sobre a nomenclatura dos planetas. São R$7,5 milhões para discutir a nomenclatura dos planetas, Sr. Presidente!

Tenho certeza de que essa CPI está chegando em boa hora.

Agradeço a primeira sugestão que recebi e peço a todo brasileiro atento que queira zelar pelos cofres públicos e tiver informações de ONGs exóticas como essa que as mande ao Senado ou ao meu gabinete.

Espero que as investigações sobre essa ONG se limitem apenas ao planeta Terra, não sendo necessárias incursões fiscalizadoras em outras galáxias. De qualquer maneira, agradeço a colaboração ao ouvinte, que deve ficar tranqüilo, pois o objetivo e a intenção dessa CPI é separar o joio do trigo. Pelo visto, há muito joio e pouco trigo nesta história.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2006 - Página 29376