Discurso durante a 160ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar aos familiares das vítimas do acidente envolvendo um avião da Gol e uma aeronave Legacy, ocorrido no final de semana. Congratulações ao senador Cristovam Buarque pela atuação na campanha eleitoral, como candidato à Presidência da República.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ELEIÇÕES. :
  • Voto de pesar aos familiares das vítimas do acidente envolvendo um avião da Gol e uma aeronave Legacy, ocorrido no final de semana. Congratulações ao senador Cristovam Buarque pela atuação na campanha eleitoral, como candidato à Presidência da República.
Publicação
Publicação no DSF de 03/10/2006 - Página 29990
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ELEIÇÕES.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, FAMILIA, VITIMA, ACIDENTE AERONAUTICO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), REGISTRO, CONFIANÇA, INVESTIGAÇÃO, AGENCIA NACIONAL, AVIAÇÃO CIVIL, MINISTERIO DA AERONAUTICA (MAER), EMPRESA BRASILEIRA DE AERONAUTICA (EMBRAER), BUSCA, MOTIVO, DESASTRE.
  • SAUDAÇÃO, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, CANDIDATO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, ELOGIO, ATUAÇÃO, CAMPANHA ELEITORAL, DEFESA, TRANSFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO, MELHORIA, SITUAÇÃO, PAIS.
  • SOLICITAÇÃO, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, AUSENCIA, ABANDONO, LUTA, DEFESA, EDUCAÇÃO, PAIS.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de enviar aos familiares das vítimas do triste acidente envolvendo um avião da Gol e uma aeronave Legacy, ocorrido no final de semana, votos de profundo pesar, em meu nome e em nome de meu Partido, com o acatamento - tenho certeza - de V. Exª e de toda a Casa.

Esse acidente lamentável deixou enlutadas mais de uma centena de famílias, que perderam seus entes queridos de uma maneira inexplicável, Sr. Presidente.

Com a infinitude do nosso espaço aéreo, com o tamanho do nosso céu, quis o destino que dois aviões se encontrassem a 37 mil pés, numa colisão inexplicável. Um avião de fabricação brasileira, dirigindo-se de São Paulo para Manaus, e um avião da Gol de Manaus para Brasília. Mas o azar da coincidência provocou esse desastre, que está sendo exaustivamente investigado.

Queremos aqui, não só como Senador da República, mas como Presidente da Comissão de Infra-Estrutura, dizer da nossa confiança na Anac, nos órgãos técnicos do Ministério da Aeronáutica e na Embraer, envolvidos nessa apuração, para que tenham toda tranqüilidade possível no sentido de uma apuração segura e esclarecedora sobre o triste episódio.

Evidentemente que, entre a falha humana e a falha mecânica que os técnicos concluirão, isso servirá apenas de consolo e justificativa, uma vez que as perdas são irreparáveis.

De qualquer maneira, queremos deixar também a nossa palavra de confiança aos que fazem a companhia Gol, por ter uma das suas aeronaves envolvida no acidente, e aos que fazem a Embraer, fabricante do segundo avião, e dizer que essa fatalidade não compromete a qualidade dos serviços da companhia aérea de passageiros, nem tampouco a do fabricante brasileiro. E esperamos esclarecimentos para que se evitem, no futuro, tragédias como essa.

Sr. Presidente, solicito a V. Exª que determine à Casa a comunicação às famílias enlutadas, assim como aos que participam do episódio, ou como transportadores ou como fabricantes nesse triste episódio.

Faço este registro, repito, em nome do meu Partido e tenho certeza que em nome de toda a Casa, neste momento de profunda dor por que passa a Nação brasileira, ao ver famílias, na sua maioria, de jovens que se deslocavam do Amazonas, após uma semana de trabalho ou de lazer, para o encontro com seus familiares.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/10/2006 - Página 29990