Discurso durante a 155ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comenta o discurso da Senadora Ideli Salvatti sobre o dossiê contra candidatos do PSDB.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comenta o discurso da Senadora Ideli Salvatti sobre o dossiê contra candidatos do PSDB.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2006 - Página 29436
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, DISCURSO, AUTORIA, IDELI SALVATTI, SENADOR, REFERENCIA, DENUNCIA, IMPUTAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), AQUISIÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, COMPROMETIMENTO, REPUTAÇÃO, JOSE SERRA, EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), OPINIÃO, ORADOR, TENTATIVA, ACUSAÇÃO, OPOSIÇÃO, RECUSA, ESCLARECIMENTOS, DIVERSIDADE, TRANSAÇÃO ILICITA, PARTICIPAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, QUESTIONAMENTO, OMISSÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, magistral, fantástico, histórico, digno de todo o louvor o pronunciamento da Líder do Governo. Quero parabenizá-la e louvá-la pela autocrítica que acaba de fazer de seu Governo ao dizer que a Polícia Federal está instrumentalizada para fazer todas as apurações que vem fazendo e não encontrar ladrões, e puni-los, do Governo passado. O rol de ladrões é composto por ladrões novos, nascidos, criados e gerados nos escândalos do atual Governo. S. Exª passa um atestado de idoneidade aos oito anos do Governo Fernando Henrique. Creio até que exagera. Eu não passaria esse atestado que acabou de passar. Não conheço detalhes nem meandros de um governo de um tamanho como o do Estado brasileiro, que pode ter cometido falhas. Ao passar esse atestado, S. Exª isenta possíveis pecados do governo passado. Ao dizer que a Polícia Federal fez todas as investigações, mas que só acusa, indicia e prende ladrões do atual Governo, com a força de líder, S. Exª isenta o Governo passado, do qual fiz parte. Agradeço muito a S. Exª o ato de reconhecimento e de humildade.

Em segundo lugar, dá uma prova cabal de que o relatório existe. Porque a bomba de denúncias prometida por S. Exª foi reduzida àquele pequeno traquezinho de São João que não explode. Todas as denúncias que fez são oriundas do dossiê que já possui, com fotografia e tudo, há pelo menos um mês, e que envolve sempre Barjas Negri e José Serra em denúncias que não foram apuradas.

Ora, o que me causa espécie e estranheza é que, sob esse fogo cruzado, o Governo não vem aqui e diz: o Serra é culpado por isso, por isso e por isso; O Barjas Negri é culpado por aquilo, por aquilo e por aquilo! Fica só criando esse mistério com o único objetivo de chantagear e de amedrontar os adversários. Essa escola da chantagem não cola, não funciona para nós. Esperava esclarecimentos. A Liderança do Governo tinha de esclarecer o funcionamento e o crescimento das ONGs neste Governo, as ONGs que estão por aí sendo investigadas, algumas até em segredo de justiça! E não ficar sacando presunções contra homens públicos.

É muito diferente, Sr. Presidente, oito anos de governo Fernando Henrique, e a lente permanente da bisbilhotice procurando falhas no passado. Não encontrou nada. Aí vem para esse episódio, produto de um crime, de uma espionagem, de uma fraude em que o Presidente diz que os envolvidos são garotinhos. Presidente, mande-os para a Febem, porque, quando crescerem, vão se tornar criminosos perigosos!

Mas, Sr. Presidente, esse é o retrato deste governo. E nós aqui da Oposição, ficamos complexados e incapazes,porque não criamos uma crise para eles. Eles criaram todas. Todas as crises deste Governo são fruto deles próprios. De quem é o Waldomiro? De quem é o homem do dólar na cueca? Todos os ladrões, os acusados são do atual Governo.

É bom que isso fique bem claro para a Nação. Não adianta tentar confundir a opinião pública trazendo suposições. Deixemos a Polícia Federal apurar. Que puna todos os culpados. Falo em nome do PFL que não temos compromisso com o erro. Apurem e punam os culpados.

Não é dado o direito a ninguém de tentar jogar pecados por baixo do tapete para não serem apurados. Jovens, o mal do PT é um só: sabe que está no banco dos réus, que cometeu crimes, mas quer companhia. Fique só. Não queremos isso. Que o PT assuma.

Parece-me que começo a desvendar um mistério. O Ministro Márcio Thomaz Bastos anunciou, no início do Governo, a criação de prisões de segurança máxima pelo Brasil, mas suspendeu todas as obras, não quis continuar, não construiu, mal terminou uma no Paraná. Vai ver sua experiência de bom criminalista já lhe prevenia: não faça isso, pois ela vai lotar antes do que V. Exª espera.

Lamentavelmente é isso que estamos vendo.

O PT ao se defender se acusa, ao se justificar se compromete, ao tentar passar por inocente mostra que é o grande pecador. O Presidente Lula pode não ter nenhum desses pecados em que essa camarilha que lhe cerca está envolvida, mas tem o da omissão. E Presidente de República não pode ser omisso; Presidente de República não pode deixar de saber o que acontece na sua casa e no seu quintal.

Todos esses fatos têm origem no Palácio do Planalto, na sua vizinhança, e nós sabemos que, na geografia daquele Palácio, um tom de voz mais alto possibilita que quem está numa sala escute o que o outro está dizendo. Não ver que aqueles que o cercam no dia-a-dia mostram sinal exterior de riqueza ou de comportamento é a pior das cegueiras, e o homem público não pode fazer isso. É o momento de o Presidente fazer uma reflexão e saber, afinal, para que é o poder. Para os seus amigos se locupletarem e o Brasil pagar o preço? Ou para quê? Se for para nada, para continuar a dizer que não sabia ou que nada viu, é melhor que seja humilde e altaneiro, peça o boné e vá para casa.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2006 - Página 29436