Discurso durante a 163ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade aos familiares das vítimas do acidente que envolveu o avião da empresa Gol. Considerações sobre a composição partidária no Estado de Goiás que irá apoiar a candidatura de S.Exa. no segundo turno. Abandono das cidades do entorno do Distrito Federal.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ELEIÇÕES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Solidariedade aos familiares das vítimas do acidente que envolveu o avião da empresa Gol. Considerações sobre a composição partidária no Estado de Goiás que irá apoiar a candidatura de S.Exa. no segundo turno. Abandono das cidades do entorno do Distrito Federal.
Aparteantes
Eduardo Suplicy, Fátima Cleide, Sibá Machado.
Publicação
Publicação no DSF de 06/10/2006 - Página 30412
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ELEIÇÕES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VITIMA, ACIDENTE AERONAUTICO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), SOLIDARIEDADE, FAMILIA, PASSAGEIRO, ESTADO DE GOIAS (GO).
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SEGUNDO TURNO, ELEIÇÕES, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE GOIAS (GO), COLIGAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO (PSDC), APOIO, REELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • CRITICA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE GOIAS (GO), ABANDONO, ENTORNO, DISTRITO FEDERAL (DF), AUSENCIA, SANEAMENTO BASICO, AGUA POTAVEL, PAVIMENTAÇÃO, LINHA DE ONIBUS, SEGURANÇA PUBLICA, FALTA, EMPREGO, EDUCAÇÃO, SAUDE, POPULAÇÃO, REGIÃO.
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE GOIAS (GO), SOLUÇÃO, SITUAÇÃO, POPULAÇÃO, ENTORNO, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • REGISTRO, PREVISÃO, VITORIA, REELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, NECESSIDADE, CONCLUSÃO, PROJETO, MELHORIA, SITUAÇÃO, POBREZA, PAIS, AUMENTO, ATENÇÃO, AGRICULTURA, ESTABELECIMENTO, PREÇO MINIMO, PRODUÇÃO, SEGURO AGRARIO, ZONEAMENTO AGROECOLOGICO, REGIÃO CENTRO OESTE.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assomo a esta tribuna depois de um longo tempo, em função da disputa eleitoral no meu Estado. Por estar disputando o Governo de Goiás, agora já no segundo turno, tive que me ausentar deste plenário, desta tribuna.

Volto hoje, com muita honra, com muito orgulho, para tratar, inicialmente, de um tema que chocou todos nós, brasileiros, que foi o acidente ocorrido com o Boeing da Gol no dia 29 de setembro de 2006. Cento e cinqüenta e cinco pessoas perderam suas vidas. Foi o maior acidente da história da aviação no nosso País.

Quero prestar minha solidariedade aos seus familiares e minhas homenagens póstumas às 155 pessoas vitimadas por aquele acidente que consternou todos nós brasileiros, que enlutou a família brasileira, que enlutou todos o País e que sensibilizou o mundo inteiro, tendo em vista que quase todos os Chefes de Estado enviaram condolências às famílias brasileiras por intermédio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sr. Presidente, entre as 155 pessoas vítimas daquele acidente estavam dez goianos, a quem presto, naturalmente, minha homenagem póstuma e a cujos familiares presto minha solidariedade. Do meu Estado, Goiás, dez pessoas perderam a vida: Carlos Luz, Lucas da Silva Lemos, Átila Resende, Marcelo Lopes, Clécio Moraes, Rosana Magalhães, uma médica de Goiânia, e seu filho Pedro, de apenas três anos, Pedro Peixoto, Tiago dos Santos, Salustiano Rocha, com quem estive, em Luziânia, poucos dias antes do acidente - fui recebido por ele numa loja maçônica aqui em Luziânia -, e Ronivon Miranda, também morador daqui de Luziânia, do Entorno da capital.

Dez pessoas, dez goianos que tinham o melhor relacionamento no nosso Estado, gozavam do melhor conceito, pessoas cujas famílias vêm, ao longo dos anos, ajudando a construir o Estado de Goiás.

Quero encaminhar, através do Senado da República, a todos os familiares das vítimas goianas nossos sentimentos, nossas condolências, nossa solidariedade e pedir a Deus que dê muita paz, muito conforto a todas essas famílias goianas, que passaram e passam por um momento de muita dor e muito sofrimento.

Quero, Sr. Presidente, dizer que as eleições em Goiás transcorreram em um clima de muita paz, muita tranqüilidade, consolidando, assim, o processo democrático no nosso Estado. Esse clima também se apresentou no resto do País, porque as notícias veiculadas pela grande imprensa brasileira, em todos os Estados brasileiros, são de que as eleições transcorreram de forma pacífica e democrática em todo o País.

Muitos foram os vitoriosos no primeiro turno e alguns vão disputar o segundo turno. O Presidente Lula também vai disputar o segundo turno com o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Como eu já havia dito ao ilustre Senador Tião Viana, em Goiás

fizemos uma grande composição para o segundo turno, formada pelo PT, pelo PMDB, pelo PCdoB, a que também aderiu o ex-candidato Edward Júnior, do PSDC, que concorreu para Governador, para enfrentar o atual Governador de Goiás, que concorre pelo PP, apoiado pelo PSDB. De forma que agora, em Goiás, o PP e o PSDB estarão de um lado e o PT e o PMDB estarão de outro, tanto para apoiar a minha candidatura ao Governo de Goiás, quanto para apoiar a candidatura do Presidente Lula à Presidência da República.

Entendo que os goianos vão participar de uma forma efetiva dessas eleições do segundo turno. Se o povo brasileiro determinou que o Presidente disputasse o segundo turno com Geraldo Alckmin e o povo goiano determinou que Alcides Rodrigues e eu disputássemos o segundo turno, foi porque ele ainda não estava convencido das nossas propostas, das nossas idéias, do nosso plano para Goiás e para o Brasil nos próximos quatro anos.

Iremos disputar, com muita dignidade, com muita ética, com muita transparência, com muita simplicidade e com muita humildade. Aliás, minha vida pública sempre foi caracterizada pela humildade. Minha trajetória sempre foi ao lado dos menos favorecidos, dos excluídos, daqueles que mais precisam do apoio do Governo, das prefeituras, dos poderes constituídos desta Nação.

Quando Governador do Estado, procurei fazer um governo com a maior seriedade e transparência, um governo extremamente ético e voltado para as camadas mais sofridas do meu Estado. Vim para o Senado presidir a Comissão para erradicação da pobreza e da fome no Brasil. Tive o orgulho de contar, nessa Comissão, com a presença de Eduardo Suplicy, Senador brilhante; de Heloísa Helena, que disputou também a Presidência da República; e de Marina Silva, hoje Ministra. Criamos o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Brasil, que está sendo extremamente útil para as camadas menos favorecidas deste País.

Por isso, vou disputar o segundo turno de cabeça erguida, com a consciência tranqüila, na certeza de que farei uma campanha voltada para a ética, uma campanha simples, humilde, até porque vou enfrentar novamente a máquina econômica, o poder político. A reeleição é um desastre para aqueles que estão enfrentando a máquina dos seus respectivos Estados. Mas vamos com muita humildade, com muita simplicidade, apresentar mais uma vez ao povo goiano as nossas idéias nas áreas de educação, da saúde, da segurança pública, do social, do meio ambiente, dos esportes, da cultura. Enfim, apresentaremos as nossas idéias em todos os setores para a administração pública nos próximos quatro anos.

            Sr. Presidente, eu gostaria de abordar um tema que considero relevantíssimo com relação ao entorno de Brasília, que pertence ao Estado de Goiás. Fiquei simplesmente atordoado em ver o abandono que está o entorno do Distrito Federal. É problema de falta de esgoto sanitário, de falta de água tratada, de falta de asfalto nas ruas, de falta de linhas de ônibus, de falta de saúde. Muitos hospitais estão fechados no entorno, sem a menor assistência por parte do Governo Estadual. Ao entorno do Distrito Federal falta tudo: saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, moradias, empregos. O Governo goiano, ultimamente, abandonou o entorno do Distrito Federal. Nos últimos oito anos, o entorno não recebeu praticamente nada e, por isso, está com uma população extremamente revoltada e com razão.

Faço um apelo para que o Governo Federal possa ajudar a resolver esses problemas do entorno. Se Deus me der o privilégio de ser eleito novamente Governador de Goiás, quero envidar todos os esforços para resolver esses problemas graves do entorno do Distrito Federal.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Maguito Vilela, V. Exª me permite um aparte?

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Concedo o aparte, com muito prazer, ao Senador Eduardo Suplicy.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Cumprimento-o pelo seu desempenho não apenas como Senador, mas pela confiança com que o povo de Goiás resolveu levá-lo para essa disputa no segundo turno. V. Exª, inclusive, esteve à frente, muitas vezes, ao longo dessa campanha. Era o favorito.

Certamente, agora, com a possibilidade de maior eqüidade no horário eleitoral e com os debates que as emissoras de televisão e rádio vão promover, V. Exª poderá mostrar sua bagagem, sua história, seu conhecimento dos problemas de Goiás e seus compromissos. Dou o testemunho de que fomos colegas na Comissão Mista Especial de Erradicação da Pobreza, por meio da qual tivemos jornadas memoráveis, como a visita que fizemos, no Rio de Janeiro, à residência do professor Celso Furtado, que estava com a saúde frágil. Colhemos um depoimento extremamente interessante, um dos mais bonitos sobre toda a experiência do professor Celso Furtado ao longo de sua vida. Fez também recomendações sobre como devemos caminhar no sentido de combater a pobreza absoluta, para prover dignidade e liberdade real a todos os cidadãos. Coloco-me à disposição de V. Exª, Senador Maguito Vilela, para transmitir aos goianos o apoio que V. Exª merece. É importante o entendimento que V. Exª está tendo com o próprio Presidente Lula para dar força à sua candidatura. Serão muitas as oportunidades para nossa convivência - tenho certeza. Coloco-me à sua disposição para debater o aperfeiçoamento dos programas de transferência de renda, tais como o Bolsa Família. Conforme V. Exª sabe, pretendemos aprovar uma lei segundo a qual o programa de transferência de renda, aos poucos, priorize os mais necessitados, como faz o Bolsa Família, chegando um dia a se transformar num direito a uma renda básica de cidadania, num direito de toda e qualquer pessoa, não importa a origem, a raça, o sexo, a idade, a condição civil ou mesmo sócio-econômica. Todos poderemos partilhar a riqueza de nossa Nação como um direito à cidadania. Meus cumprimentos a V. Exª. Boa sorte nessa sua renhida batalha.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Muito obrigado.

A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT - RO) - Senador Maguito, V. Exª me concede um aparte?

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Honra-me muito o aparte de V. Exª, um dos Senadores mais atuantes de toda a história do Senado da República do Brasil.

Concedo o aparte, com muito prazer, à ilustríssima e querida Senadora Fátima Cleide.

A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT - RO) - Senador Maguito, vou lamentar muito não tê-lo mais ao meu lado a partir de fevereiro de 2007. Mas, com muito prazer, parabenizo-o pelo resultado da eleição. Nesse segundo turno, pode contar conosco. Tenho uma aliança muito forte com os trabalhadores em educação do Estado de Goiás e sei que todos, nesse momento, estão com V. Exª. Faremos o que pudermos para que V. Exª seja eleito Governador do Estado de Goiás, porque Goiás merece.

Fico muito feliz por saber que, lá em Goiás, o Partido dos Trabalhadores já definiu, 100% do Partido, estar presente nesta jornada, nesse segundo turno, abraçando a bandeira em defesa de seu nome. Lamento muito não poder mais ser sua companheira a partir de fevereiro, mas ficarei muito feliz com a sua presença no Governo do Estado de Goiás. Meus parabéns.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª. Parabéns também pelo brilhantismo com que participou nas últimas eleições no seu Estado. V. Exª é uma Senadora que tem realmente engrandecido este País e o povo brasileiro.

Concedo o aparte, com muito prazer, ao Senador Sibá Machado.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Senador Maguito Vilela, antes de mais nada, acredito que o papel de um Governador de Estado vai muito mais além de administrar os anseios, as necessidades e os problemas da comunidade em que vive, que é o seu Estado. Mais do que isso, um Governador deve participar ativamente das opiniões do País, a partir do ambiente em que vive, da sua jurisdição e da sua responsabilidade. Os Governadores também emitem boas e importantes opiniões para o cenário nacional. Nesse resultado eleitoral, imaginava-se que uma disputa no Estado de São Paulo, com o Senador Aloizio Mercadante, pudesse ter essa participação num futuro Governo do Presidente Lula. Hoje, o avanço coloca V. Exª, na região Centro-Oeste, como uma dessas expectativas. Particularmente, defendo, no PT, olhando o País como um todo, que um Governador ajuda muito no debate da política, bastante. Eu vejo com clareza que V. Exª está preparadíssimo para debater os problemas nacionais. Portanto, rogo, de público, que nossos companheiros do Estado de Goiás façam o que for possível para ajudá-lo no trabalho. Que V. Exª se torne o Governador daquele Estado. V. Exª já foi Governador e, com certeza, vai fazer o que há de melhor para o Estado de Goiás. Aguardamos que, nessa vitória, V. Exª continue sendo um Governador que ajude muito no debate para o futuro segundo mandato do Presidente Lula. Parabéns por ter chegado ao segundo turno. Acredito na vitória de V. Exª e, consecutivamente, no crescimento da democracia do País.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª, Senador Siba Machado, que aqui chegou de forma bastante humilde, consolidou-se, e hoje é uma grande figura deste Parlamento.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu falava sobre o Entorno do Distrito Federal, que se encontra em total abandono. É preciso que o Governo do Estado de Goiás e o Governo Federal voltem as suas atenções para o Entorno a fim de resolver os problemas de saneamento básico, água tratada, asfalto, geração de emprego e saúde. Principalmente saúde, que é um caos total no Entorno. É muito grande o abandono dessa região importantíssima, em que vivem um milhão e quinhentas mil pessoas.

Quando governamos o Estado, construímos muitas escolas e hospitais na região, pavimentamos ruas e criamos linhas de ônibus, levamos água tratada a muitas localidades e extensões de energia elétrica.

Governo nenhum fez o que nós fizemos pelo Entorno. Por isso, queremos que essa região seja a menina dos olhos do nosso próximo Governo e também do Governo do Presidente Lula.

Acredito na reeleição do Presidente Lula, Senador Sibá Machado. Ele conseguiu fazer com que o Brasil alcançasse os melhores índices econômicos e sociais. Atualmente, o pobre vive muito melhor do que antes. O Presidente precisa consolidar seu projeto, e o povo brasileiro vai entender a necessidade de reelegê-lo. Espero que os goianos marchem com o Presidente Lula, a fim de que, em seu segundo governo, ele continue a fazer com que o País avance mais na área econômica, na área social, em todos os setores. Nós do Centro-Oeste brasileiro esperamos que haja uma política agrícola definida, com a política de preço mínimo, por exemplo, seguro rural, insumos genéricos e zoneamento agrícola. Enfim, tenho certeza absoluta de que teremos a política agrícola de que o Centro-Oeste e o Brasil precisam.

Confio no povo goiano, no povo brasileiro, na minha eleição e na reeleição do Presidente Lula.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/10/2006 - Página 30412