Discurso durante a 163ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradecimentos ao carinho do povo do Estado de Rondônia para com o PMDB, tendo em vista a expressiva votação naquele Estado.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Agradecimentos ao carinho do povo do Estado de Rondônia para com o PMDB, tendo em vista a expressiva votação naquele Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 06/10/2006 - Página 30426
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, CONFIANÇA, ELEITOR, POPULAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ELEIÇÕES.
  • REGISTRO, EMPENHO, ORADOR, COBRANÇA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AGILIZAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), RESTAURAÇÃO, RODOVIA, CRIAÇÃO, GASODUTO, USINA HIDROELETRICA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, REGIÃO, CRITICA, FALTA, RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, REGIÃO NORTE, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, nobre Presidente Mão Santa. Prometo ser breve, talvez sequer usando o tempo destinado ao orador que me antecedeu - e teria o mesmo direito.

Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, venho a esta tribuna como Senador da República e também na qualidade de Presidente Estadual do meu Partido, o PMDB do Estado de Rondônia.

Primeiramente, agradeço o carinho e a confiança do povo de Rondônia, do eleitorado de Rondônia, que, em todas as eleições, tem dedicado uma votação expressiva ao meu Partido para alguns cargos.

Já por três vezes, o meu Partido governou o Estado de Rondônia, governa inúmeras Prefeituras do meu Estado, tem inúmeros Vereadores - parece-me que mais de uma centena de vereadores.

Agora, nessa eleição, obtivemos a maior votação para Deputado Federal. O PMDB foi o Partido que obteve o maior número de votos na legenda de Deputados Federais. Da mesma forma ocorreu para Deputado Estadual: foi o Partido que obteve o maior número de votos. A nossa Coligação elegeu cinco Deputados, dois Deputados Federais. Elegemos a Deputada Federal mais votada da história de Rondônia, a Deputada Marinha Raupp, já na quarta eleição.

Assim, agradeço de coração o carinho do povo de Rondônia em ter confiado não apenas na minha esposa, reconhecendo o trabalho que ela tem realizado nos 52 Municípios do meu Estado durante estes últimos 12 anos, como em todos os companheiros do meu Partido. É um Partido humano, um Partido aberto, como sempre o velho PMDB, um Partido democrático.

O reconhecimento veio também no voto de legenda. Todos esperavam que o Governador que foi reeleito, que teve o maior número de votos entre todos os candidatos, tivesse também o maior número de votos de legenda do seu Partido. Mas foi o contrário. O PMDB obteve também o maior número de votos de legenda, que são aqueles que votam apenas no número do Partido, que é o nº 15. Então, o nº 15 foi também o que obteve o maior número de votos de legenda.

Agradeço, de coração, mais uma vez, o carinho do povo de Rondônia, a confiança do povo de Rondônia no meu Partido, o PMDB. Vamos continuar honrando esse Partido, honrando os votos obtidos nas urnas nessas últimas eleições, trabalhando firme para o desenvolvimento do Estado, ajudando nosso País, nosso querido Brasil. Vamos aguardar os resultados das urnas no segundo turno.

Independentemente de quem seja eleito Presidente da República, estaremos nesta tribuna cobrando, tanto eu, como nossos dois Deputados Federais - Deputada Marinha Raupp e Deputado Natan Donadon, também reeleito da nossa Bancada do PMDB -, as ações do Governo Federal no Estado de Rondônia, que não têm sido muitas, infelizmente.

Acho que o Norte do Brasil tem obtido um fraco desempenho não só do Governo Lula, mas de todos os Governos federais desde a época da ditadura. O Norte do Brasil não tem sido reconhecido pelos Governos federais como uma área de desenvolvimento, uma área de progresso, onde vivem mais de 20 milhões de brasileiros, que ocupam hoje a Amazônia. Era política no passado, do Governo militar: integrar Rondônia para não entregar. Os povos de todos os Estados brasileiros eram chamados para ocupar a Amazônia. Agora, por que não investir, não dar uma condição digna de vida a essa população, a esses guerreiros que lá chegaram no passado e que tiveram seus filhos, netos e bisnetos e até tataranetos durante todos esses anos?

Vou continuar, desta tribuna, cobrando, ainda neste final de ano e a partir do ano que vem, do novo Governo, as ações não realizadas até agora, como o gasoduto Urucu-Porto Velho, que é uma obra importante para o meu Estado, que já está com a licença ambiental aprovada, com o projeto elaborado, e que é uma obra fundamental para a nossa Capital, Porto Velho, e para todo o Estado de Rondônia, que vai deixar de queimar 1,5 milhão de litros de diesel por dia para queimar gás, uma energia mais limpa e mais barata para a população de Rondônia.

Da mesma forma, há a construção das usinas do Madeira, obras importantes para o Brasil. Haverá, sem dúvida nenhuma, a partir de 2010/2011, um racionamento, um apagão mais brutal do que aconteceu no passado se não construirmos as usinas do Madeira, de Jirau e Santo Antônio e as usinas de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, importantes para o Brasil.

As usinas do Madeira vão gerar em torno de 30 mil a 50 mil empregos diretos e indiretos, renda, ICMS e royalties para o Estado e para os Municípios de Rondônia, trazendo uma melhor qualidade de vida para aquela população.

Da mesma forma, as nossas rodovias federais, como a restauração da BR-364, que é a espinha dorsal do Estado e que leva todos os produtos para o Amazonas, para Roraima, para o Acre e para Rondônia. E também a BR-429, que vai de Presidente Médici a Costa Marques, uma BR que tem causado transtornos todos os anos, principalmente no período das chuvas, para a população de Alvorada, de São Miguel, de Seringueiras, de São Francisco e de Costa Marques.

Esse é, portanto, um ponto de honra do nosso Partido, o PMDB, e da nossa Bancada para o próximo Governo. É o desafio e a cobrança que faremos desta tribuna, com freqüência, Sr. Presidente.

Para encerrar, registro, mais uma vez, o carinho e a confiança do povo rondoniense com o meu Partido e com os Parlamentares, os cinco Deputados Estaduais e os dois Deputados Federais, eleitos no último pleito.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/10/2006 - Página 30426