Discurso durante a 164ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de trabalho realizado pelo Conselho Nacional de Turismo intitulado Documento Referencial Turismo no Brasil 2007-2010.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Registro de trabalho realizado pelo Conselho Nacional de Turismo intitulado Documento Referencial Turismo no Brasil 2007-2010.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2006 - Página 30499
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • ANALISE, RECURSOS, TURISMO, CONSOLIDAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, APROVEITAMENTO, VANTAGENS, BRASIL, RIQUEZAS, TERRITORIO NACIONAL, BIODIVERSIDADE, QUALIDADE, HOSPEDAGEM DE TURISMO, ALIMENTAÇÃO, DIVERSIDADE, CULTURA.
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, PRESERVAÇÃO, EQUILIBRIO ECOLOGICO, VALORIZAÇÃO, RECURSOS NATURAIS, QUALIFICAÇÃO, SERVIÇOS TURISTICOS, BENEFICIO, RECONHECIMENTO, EXTERIOR.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, WALFRIDO MARES GUIA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TURISMO, PRIORIDADE, PROJETO, INVESTIMENTO, SETOR, IMPLANTAÇÃO, CONSELHO NACIONAL, OBJETIVO, RECONHECIMENTO, ATIVIDADE, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REDUÇÃO, DESIGUALDADE REGIONAL, MELHORIA, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, PRESERVAÇÃO, TRADIÇÃO, CULTURA.
  • COMENTARIO, DOCUMENTO, PLANO NACIONAL, TURISMO, BRASIL, PLANEJAMENTO, ESTRUTURAÇÃO, APOIO, COMERCIALIZAÇÃO, PRIORIDADE, QUALIFICAÇÃO, EMPRESA, RECURSOS HUMANOS, ATRAÇÃO, TURISTA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no mundo contemporâneo, o turismo vem se consolidando como um dos mais valiosos ativos nacionais, sendo capaz de carrear recursos vultosos para aquelas nações que, além de vocacionadas, estejam adequada e profissionalmente preparadas para a fascinante e enriquecedora tarefa de atrair e conquistar visitantes.

O Brasil - e o que afirmo agora é um consumado lugar comum - desponta, naturalmente, como um dos destinos mais sedutores e aprazíveis, tanto para o turista doméstico quanto para os visitantes externos. O vasto, rico e heterogêneo território nacional, contemplado com riquezas geográficas e hídricas ímpares, recoberto por uma flora prodigiosa e habitado por uma fauna múltipla, é um convite permanente a novas e surpreendentes descobertas.

Nosso País, com suas dimensões superlativas, abriga, reconhecidamente, alguns dos mais notáveis exemplares do espetáculo da natureza no Planeta. Esses exemplares vão se aliar a centros urbanos regionais de inequívoco corte cosmopolita, nos quais não faltam os atrativos da hotelaria de alto nível, da enogastronomia de ponta e dos bons espetáculos. Tudo isso, não raro, nas proximidades de sítios históricos reconhecidos internacionalmente, e embalado pela contagiante simpatia, a generosa hospitalidade e o tradicional bom humor de nossa gente.

Com todo esse formidável potencial turístico, o Brasil carecia, no entanto, de políticas públicas conseqüentes para o setor, que permitissem ao País explorar racionalmente toda essa riqueza, em benefício de sua população e de sua visibilidade positiva no exterior. Durante o Governo do Presidente Lula, sob a gestão competente do Ministro Walfrido dos Mares Guia, o turismo passou a ocupar um lugar de merecido destaque na agenda governamental, com projetos e ações que apontam rumo a um novo e auspicioso horizonte para os milhões de profissionais que atuam nesse segmento econômico.

E nessa linha, conseguimos, enfim, superar o retroplanejamento, cacoete nacional que entendia a planificação como a mera consolidação e análise de dados e fatos pretéritos. A implantação, já em 2003, do Conselho Nacional de Turismo foi um passo decisivo para pensarmos com clareza e desenharmos o futuro que almejamos. No âmbito desse Conselho foi elaborado o primeiro Plano Nacional do setor. O objetivo era reconhecer o turismo como atividade capaz de alavancar o desenvolvimento econômico e social, operando como braço auxiliar para a redução de desigualdades regionais, para a distribuição de renda e para o fomento à preservação das heranças naturais e culturais brasileiras.

No bojo desse primeiro Plano Nacional, o Conselho de Turismo conseguiu consolidar o Documento Referencial Turismo no Brasil 2007-2010, um impactante olhar prospectivo sobre a área, que permitirá ao Brasil avançar na conquista de novas e melhores posições como um dos mais relevantes destinos turísticos do mundo. Fruto do diálogo inteligente e da troca de experiências entre os 63 integrantes do Conselho, dentro do qual encontram-se representados todos os segmentos do setor, esse documento traduz, como bem esclarece na apresentação o Ministro Mares Guia, “o pensamento, a visão e o desejo do setor, sem encerrar o debate sobre o turismo”. Na verdade, como assevera Mares Guia, essa importante e decisiva colaboração do Conselho Nacional de Turismo à Nação, “reúne análises, estudos e propostas que se sobrepõem a Governos e partidos”.

Em mais de uma centena de páginas, luxuosamente editadas, o documento apresenta um detalhado diagnóstico da área, contextualizando o Brasil no mundo, com ênfase a eixos temáticos como planejamento e gestão, estruturação e diversificação da oferta, fomento, infra-estrutura, promoção, marketing e apoio à comercialização, qualificação, informação e logística de transportes. Logo a seguir, são delineados os cenários para o quadriênio 2007-2010, inclusive com a projeção de metas a serem perseguidas no período.

Na terceira parte do volume, estão consolidadas as diversas propostas compiladas, que observam os mesmos eixos temáticos, objeto do prévio diagnóstico setorial. Enfim, no último capítulo, é feita a hierarquização das sugestões. Entendem os conselheiros do turismo brasileiro, Sr. Presidente, que, do ponto de vista do suporte à atividade turística, deve ser concedida prioridade aos aspectos relativos ao planejamento e gestão e à qualificação profissional e empresarial; já no âmbito das atividades de turismo, propriamente ditas, devem ser valorizados os segmentos de promoção, marketing e apoio à comercialização. Na verdade, os estudos e análises desenvolvidos pelo Conselho confirmam a percepção que tem a maioria dos turistas, domésticos e estrangeiros, que conhecem minimamente a nossa realidade no setor.

Concluindo, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo simplesmente congratular-me com os 63 integrantes do Conselho Nacional de Turismo e as entidades e instituições que representam, bem como com o Ministro Walfrido dos Mares Guia, pelo excelente trabalho que ora oferecem aos brasileiros. Tendo a acreditar que, se nos próximos anos o Brasil utilizar como baliza o documento ora divulgado, nosso País deverá ganhar centralidade como destino turístico internacional, vendo injetados novos e valiosos recursos em nossa economia. Assim, estaremos garantindo ainda mais prosperidade e destaque para nossa terra.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2006 - Página 30499