Discurso durante a 166ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre os resultados das eleições deste ano, em particular no que se refere ao Estado do Amapá.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Comentário sobre os resultados das eleições deste ano, em particular no que se refere ao Estado do Amapá.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2006 - Página 30726
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • HOMENAGEM, JOSE SARNEY, SENADOR, REELEIÇÃO, SAUDAÇÃO, VITORIA, ELEIÇÃO, GOVERNADOR, DEMONSTRAÇÃO, CONFIANÇA, POVO, ESTADO DO AMAPA (AP).
  • COMENTARIO, CAMPANHA ELEITORAL, ELEIÇÕES, ESTADO DO AMAPA (AP), CRITICA, OPOSIÇÃO, DESRESPEITO, ESTADO DEMOCRATICO, UTILIZAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, ELOGIO, ATUAÇÃO, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), SOLUÇÃO, PENDENCIA, JUSTIÇA ELEITORAL, CONSCIENTIZAÇÃO, JUVENTUDE, ELEITOR, CIDADANIA.

O SR. GEOVANI BORGES (PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é com grande satisfação que retorno à tribuna do Senado Federal para discorrer brevemente sobre o resultado das eleições deste ano, particularmente no que se refere ao Estado do Amapá.

Os eleitores brasileiros tiveram oportunidade de eleger, no último dia 1º, 27 Senadores, que renovarão, em 2007, um terço das cadeiras do Senado Federal. Vinte desses Senadores serão novos na Casa. Nós os parabenizamos pela importante conquista e lhes damos antecipadamente as boas-vindas. Sete dos Senadores eleitos, portanto, são colegas que lograram reeleger-se, conquistando mais um mandato como representantes de seus Estados.

Um desses Senadores reeleitos é um dos políticos mais destacados da recente história brasileira e com o qual tenho a honra de compartilhar o mesmo partido e a mesma bancada estadual, o Senador José Sarney.

Com exatos 152.486 votos, a reeleição do Senador José Sarney a seu terceiro mandato consecutivo no Senado Federal é mostra inequívoca da confiança e do apreço que o povo do Amapá reserva a esse maranhense de nascimento, mas amapaense de coração.

O povo amapaense teve oportunidade de avaliar as propostas dos candidatos com o devido cuidado. O contato com os candidatos foi privilegiado especialmente nas últimas semanas, quando a campanha se intensificou. A vitória do Senador José Sarney foi legítima e representa a vontade da população do nosso Estado.

Porém, nem tudo correu com a desejada tranqüilidade, é que a utilização, por militantes políticos e partidários, de rádio, sítios em Internet e blogs, alguns servindo como verdadeiros jornais eletrônicos, afrontando o Estado Democrático de Direito e o equilíbrio que deve ocorrer na disputa eleitoral, com ataques à honra e dignidade de candidatos, ensejaram uma enorme quantidade de ações judiciais, que resultaram em multas que atingem quase o valor de cinco milhões de reais.

Os altos valores das multas, aplicadas por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, em quase todos os casos, acompanhando parecer favorável do Ministério Público Eleitoral, não foram capazes de inibir o ativismo político-partidário dos militantes detentores de serviços de comunicação social no Estado.

As estatísticas do TRE/AP deixam transparecer a lamentável violação da democracia nestas eleições. Pois, em 2002, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá julgou cerca de 140 processos, enquanto, nestas eleições, foram autuados 908 pedidos de Direito de Resposta, propaganda antecipada, irregular, agressões nas mídias, Internet e blogs.

Conquanto tenham alguns militantes político-partidários utilizado de meios de comunicação de forma canhestra, o Desembargador Honildo Amaral de Mello Castro, a quem rendo minhas homenagens, na Presidência do egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, em atuação singular, juntamente com os demais juízes e servidores daquela Corte, orientando por entrevistas concedidas às rádios, televisões e jornais, conscientizou os eleitores amapaenses a exercerem a cidadania com uma postura de dignidade e de respeito à ordem pública, evitando o abuso e a utilização de menores em trabalhos e a reprovável boca-de-urna.

A Justiça Eleitoral do Estado do Amapá, com o programa Eleitor do Futuro, mostrou uma juventude preocupada com o Brasil, consciente dos problemas nacionais, revelando a esperança de que as eleições serão sempre uma grande festa cívica.

Outro fator importante a se ressaltar nessas eleições foi a exatidão científica dos institutos de pesquisas, que já antecipavam, com correção, a reeleição do Senador José Sarney para seu terceiro mandato e a do Governador Waldez em primeiro turno, ambos com mais de 53% dos votos validos. Isso demonstra, mais uma vez, a boa confiabilidade em nossos institutos de pesquisa, tanto os do Amapá (Instituto de Pesquisa Triângulo e Next), quanto os nacionalmente conhecidos, como o Ibope e a Escutec.

A coordenação da campanha eleitoral do Governador Waldez Góes e do Senador José Sarney ficou a cargo do Senador Gilvam Borges, que se licenciou do cargo para a exercer com brilhante maestria.

Sr. Presidente, como eleitor do Estado do Amapá, foi com felicidade que recebi a notícia da vitória de meus candidatos ao Senado Federal e ao Governo do Estado do Amapá. Porém, como Senador, fico ainda mais feliz pela circunstância de poder conviver, nesta Casa, com uma das figuras mais ilustres da história do nosso País e com outros grandes colegas que revi na condição de ex-Deputado Federal, como o meu amigo, Heráclito Fortes, parceiro também de Constituinte.

Outras revelações tenho tido nesta Casa. Tive, por exemplo, uma experiência muito agradável hoje com o Senador Marco Maciel. Na época em que eu era Deputado Federal, há vinte anos - S. Exª, Ministro-Chefe da Casa Civil, e, na Presidência da República, José Sarney -, minha esposa, tendo sofrido um acidente, estava em coma profundo. S. Exª, então, foi visitar-nos em São Paulo, e, hoje, minha esposa veio cumprimentá-lo, saudável, feliz com a vida. Tenho pelo Senador Marco Maciel grande apreço e admiração pela forma humana como S. Exª sempre me distinguiu.

Uma grande satisfação que tenho é a oportunidade de conviver com alguns dos maiores vultos da política brasileira. Confesso que a convivência com o Senador José Sarney tem sido um dos meus maiores prazeres. Quando assumi uma das cadeiras desta Casa, meu desejo era exatamente, ao lado do eminente Senador José Sarney, defender os interesse de meu Estado no Senado.

Ganho eu, portanto, com a oportunidade de compartilhar da sabedoria e da companhia desse ícone da política brasileira, mas ganha mais ainda o povo amapaense, que poderá contar com pelo menos mais oitos anos de dinamismo e com a capacidade de trabalho do Senador José Sarney.

Em seus trinta anos acumulados de atuação no Senado Federal, que o tornam o Senador mais experiente em atividade, José Sarney participou diretamente de alguns dos atos mais importantes protagonizados por esta Casa, tendo, inclusive, sido seu Presidente.

Em nome do povo amapaense, congratulo-me com o Senador José Sarney e com o Governador Waldez Góes por mais esta importante conquista: respectivamente, a reeleição para o posto de Senador da República e de Governador de Estado pelo Estado do Amapá.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2006 - Página 30726