Discurso durante a 166ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações aos 41 anos de atuação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Congratulações aos 41 anos de atuação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2006 - Página 30742
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), CENTRO DE TREINAMENTO, JUVENTUDE, DEFESA, MELHORIA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, BRASIL, DETALHAMENTO, RELATORIO, ATIVIDADE SOCIAL, CONSTRUÇÃO, ESPAÇO, DESENVOLVIMENTO CULTURAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PROMOÇÃO, REFORMULAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO, PROJETO, EDUCAÇÃO, DISTANCIA, EXPANSÃO, UNIVERSIDADE, AMPLIAÇÃO, ACESSO, ESTUDANTE, MANUTENÇÃO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, PRESTAÇÃO DE CONTAS, AUMENTO, INVESTIMENTO, MODERNIZAÇÃO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL.
  • REGISTRO, DADOS, SUPERIORIDADE, ATENDIMENTO, ESTUDANTE, FACILITAÇÃO, OBTENÇÃO, ESTAGIO, AUMENTO, PAGAMENTO, BOLSA DE ESTUDO, ALUNO.
  • COMENTARIO, OBJETIVO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), CENTRO DE TREINAMENTO, PLANEJAMENTO, COORDENAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO, PROGRAMA, ESTAGIO, ELABORAÇÃO, TERMO DE COMPROMISSO, CADASTRAMENTO, TREINAMENTO, ENCAMINHAMENTO, ACOMPANHAMENTO, ESTUDANTE, ENSINO SUPERIOR, ENSINO MEDIO, REGISTRO, AUMENTO, PARCERIA, SETOR PUBLICO, SETOR PRIVADO.
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, PROJETO, EDUCAÇÃO, DISTANCIA, TREINAMENTO, INFORMATICA, AUMENTO, ACESSO, ESTUDANTE CARENTE, MERCADO DE TRABALHO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nos últimos 41 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) procurou trabalhar de maneira correta. Durante todo esse tempo, como organização não-governamental dedicada às causas sociais e aos fins filantrópicos sem perseguir nenhum lucro, buscou sempre a transparência para prestar contas anualmente à sociedade brasileira sobre os resultados de suas atividades e sobre o cumprimento de suas metas. Dessa forma, sua atuação sempre esteve exposta ao crivo da opinião pública, do Governo, das escolas e das empresas. Durante todos esses anos, friso, a entidade apresentou uma trajetória de trabalho exemplar -- e só recebeu elogios de todas as instâncias sociais e institucionais com as quais tem obrigação de se relacionar.

Em seu Relatório de Atividades referente ao ano de 2005, o substantivo coragem aparece em grande destaque. De acordo com a sua Governança Corporativa, no ano passado, foi preciso ter coragem para levar adiante a construção do Espaço Sociocultural e Teatro para a cidade de São Paulo, promover importantes reformulações administrativas internas, implantar em definitivo a Governança Corporativa, estruturar os projetos de educação à distância em pauta, expandir o número de universidades para atender estudantes de regiões distantes, trabalhar duro para cumprir à risca todas as metas estabelecidas, manter a transparência em todas as suas atividades, aumentar os investimentos em modernização e garantir o lugar como a instituição de assistência social mais importante do País.

Nessas quatro décadas de atuação, o CIEE encaminhou mais de 6 milhões de estudantes para estágios em várias áreas do aprendizado profissional. Mais de 220 mil empresas em todo o País contribuíram com esse objetivo. O mesmo aconteceu com mais de 20 mil escolas superiores e de ensino médio que atuam em parceria com os projetos da organização. É importante ressaltar que o CIEE conta, atualmente, com mais de 300 unidades operacionais em todo o território nacional. Mais de 1 milhão de estudantes já foram capacitados, gratuitamente, pelo Programa CIEE de Desenvolvimento Estudantil.

No que se refere ao Programa CIEE de Orientação Profissional, mais de 280 mil jovens foram atendidos. Apenas para termos uma idéia da importância da atuação dessa entidade no campo social, no ano de 2005 foram convocados 3 milhões de estudantes do ensino médio e superior para oportunidades de estágio, e foram abertas cerca de 250 mil vagas, um aumento de 25 % em relação a 2004. É importante dizer ainda que, para atender a essa oferta, foram colocadas à disposição do programa, mais de um milhão e quinhentas mil bolsas-auxílio. Ao mesmo tempo, centenas de palestras e seminários gratuitos foram oferecidos à juventude estudantil.

O CIEE planeja, coordena e estrutura todas as etapas do Programa Estágio por ele desenvolvido. Além disso, realiza a capacitação, o cadastramento e o encaminhamento de estudantes do ensino superior e do ensino médio de todos os cursos às vagas do estágio. Fiscaliza o seu acompanhamento em tempo integral, e se encarrega de providenciar o Termo de Compromisso, que estabelece as condições do treinamento e é assinado pelo estudante, pela escola e pela empresa.

No exercício de 2005, cerca de 100 mil empresas privadas e de economia mista, associações de classe, órgãos da administração pública e prefeituras municipais, firmaram e renovaram convênios com o CIEE. Entre as parcerias estabelecidas convém destacar: a Presidência da República; o Conselho Federal da ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o Superior Tribunal de Justiça (STJ); TAM Linhas Aéreas; Prefeitura Municipal de São Paulo; Ministério da Agricultura; Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio; Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS); Banco Central do Brasil; Conselho Regional de Farmácia; Spal Indústria Brasileira de Bebidas; Superintendência da Receita Federal do Brasil; Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e outras instituições de igual representatividade.

Em 2005, o CIEE lançou o seu Programa de Educação à Distância. Além de abrir uma importante porta de acesso aos estudantes carentes em todo o território nacional, os cursos são gratuitos e podem ser acessados em qualquer lugar do País. Os inscritos são acompanhados por uma tutoria pró-ativa, que tem como tarefa principal esclarecer as dúvidas de conteúdo e promover a orientação pedagógica. Dois cursos foram colocados à disposição dos interessados: Conectado ao Mercado de Trabalho e Atualização Gramatical. É importante destacar que 14 turmas foram formadas e cerca de 2 mil alunos foram capacitados no final do ano passado. Diante do sucesso obtido, a idéia é prosseguir com o projeto, abrir o leque para a organização de novos ensinamentos e atrair milhares de jovens que estão certamente à espera de uma oportunidade.

            Nesse sentido, em parceria com a Cisco Systems e também com importantes empresas do setor de informática, entre elas: a BS Consulting, Belmonte Consulting, Impacta, Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada e outras, o CIEE mantém um Centro de Treinamento em Informática. Nesse ambiente são oferecidas gratuitamente aulas de Web Design, Linux, Conceitos Básicos de Rede, Lógica de Programa Visual, Windows, Word, Excel, Power Point e Access, além de uma oficina de capacitação chamada Oportunidades no Mundo da Internet. Em 2005, mais de 7 mil estudantes foram beneficiados com a iniciativa de inclusão digital em cursos de excelente qualidade.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao terminar este pronunciamento, gostaria de relembrar que o CIEE, uma das mais importantes referências do 3º Setor em nosso País, tem sede em Brasília e é um órgão de representação nacional. Caracteriza-se por ser uma instituição particular, não-governamental, de utilidade pública, de fins filantrópicos e sem qualquer objetivo lucrativo. Como disse no início deste discurso, o CIEE está presente em todo o território nacional. São cerca de 300 escritórios, distribuídos por todos os Estados. Sua estrutura de administração é formada por empresários, educadores e representantes das unidades autônomas, que compõem o seu Conselho Diretor. O Conselho Diretor do CIEE Nacional é presidido pelo educador Paulo Nathanael Pereira de Sousa, que merece todo o nosso respeito pela brilhante atuação à frente de uma entidade que trabalha em defesa do desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2006 - Página 30742