Discurso durante a 166ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato de experiências vivenciadas durante a disputa eleitoral pelo Governo do Paraná.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Relato de experiências vivenciadas durante a disputa eleitoral pelo Governo do Paraná.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2006 - Página 30745
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, ELEITOR, VOTO, ELEIÇÕES, ORADOR, CANDIDATO, GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), REGISTRO, DADOS.
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, UNIÃO, MEMBROS, CONGRESSO NACIONAL, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, CAMARA MUNICIPAL, PREFEITURA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PARANA (PR), OBJETIVO, MELHORIA, SITUAÇÃO, REGIÃO, AUMENTO, REPRESENTAÇÃO POLITICA, GOVERNO FEDERAL.
  • REGISTRO, PREFERENCIA, ORADOR, MANUTENÇÃO, NEUTRALIDADE, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PARANA (PR), SEGUNDO TURNO, ELEIÇÕES.

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo, hoje, esta tribuna para compartilhar com os nobres colegas a extraordinária experiência que vivenciei durante minha participação na disputa eleitoral pelo Governo do Estado do Paraná, encerrada no dia 1º de outubro, juntamente com o fim do 1º turno das eleições.

Na condição de Senador da República, eleito para defender os interesses do meu Estado e para representar os milhões de homens e mulheres paranaenses, gostaria de relatar algumas das situações mais marcantes e que fizeram desta campanha um dos momentos mais bonitos e importantes da minha caminhada política.

Foram meses de grande dedicação e empenho para levarmos a todos os paranaenses a nossa mensagem, utilizando o nosso jeito de fazer política e tendo como ponto fundamental o diálogo, o respeito e a participação da sociedade, num exercício permanente de co-responsabilidade.

Não saímos vitoriosos das urnas, mas vencemos no objetivo de discutir com toda a sociedade os desafios que o Paraná precisa enfrentar para se tornar mais desenvolvido e justo.

Gostaria de agradecer ao povo do Paraná pelos votos recebidos - foram 506.825, que corresponderam a 9,35% dos votos válidos. Também agradeço pelo apoio de todos os que se engajaram na campanha. Em todo o Estado, milhares de pessoas realizaram um trabalho quase invisível, apostando no voto de corrente, conquistado pela conversa e pela indicação de quem conhece a nossa história. Esta é a forma como sempre trabalhamos, com comedimento e sem nenhum exagero. Fizemos uma campanha modesta, gastando o extremamente necessário para levar a nossa mensagem aos eleitores. Sem dúvida, fizemos um trabalho do qual podemos nos orgulhar.

Encerrei a minha participação nestas eleições para o Governo do Estado muito satisfeito em ter contribuído para um debate que precisa continuar sendo promovido para o bem do Paraná.

O Paraná enfrenta problemas sérios e que precisam da união e do esforço conjunto de todos os parlamentares que representam o Estado no Congresso Nacional, na Assembléia Legislativa, nas Câmaras Municipais, assim como de nossos representantes junto ao Poder Executivo, nas Prefeituras e no Governo do Estado.

Por isso, proponho a todos os representantes do Paraná um pacto de união a favor de nosso Estado. União para que o Paraná esteja cada vez mais forte na busca pela superação de seus desafios e no trabalho conjunto para conquistar maior representatividade junto ao Governo Federal.

Certamente, esta união é fundamental para o Estado. Aqui, no Congresso Nacional, temos exemplos concretos de que as bancadas unidas e bem articuladas com os governos estadual e municipais, conseguem melhores resultados em todos os aspectos.

Este foi um dos temas centrais que debatemos de forma aprofundada durante a campanha eleitoral. Percebemos que o Paraná só tem a ganhar com esta união de esforços e que, juntos, podemos transformar nossa realidade, buscando caminhos e alternativas para nossas necessidades mais urgentes.

Também foi pensando na união a favor do Paraná que optei por, no segundo turno, manter uma posição de neutralidade em relação aos candidatos que disputam o Governo do Estado. Acredito que esta posição é a mais adequada para que, terminado o período eleitoral, possamos apoiar o Governador eleito sem qualquer constrangimento. Na condição de Senador, tenho de zelar para que isto se dê da melhor forma possível.

Quero propor a toda a classe política do Paraná e aos movimentos sociais, que contribuíram de forma brilhante para a realização deste debate no Estado, a junção de nossas forças, energias e, acima de tudo, de nosso amor por nossa terra e por nosso povo, superando quaisquer diferenças ideológicas e partidárias para um bem maior, que é vermos o Paraná ainda mais próspero.

Tenho certeza de que este esforço valerá a pena.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2006 - Página 30745