Discurso durante a 162ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende uma posição contundente das autoridades brasileiras na preservação da soberania nacional no tocante a idéia absurda de internacionalização da Amazônia.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SOBERANIA NACIONAL.:
  • Defende uma posição contundente das autoridades brasileiras na preservação da soberania nacional no tocante a idéia absurda de internacionalização da Amazônia.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2006 - Página 30227
Assunto
Outros > SOBERANIA NACIONAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, ARTHUR VIRGILIO, SENADOR, ANTERIORIDADE, MANIFESTAÇÃO, APREENSÃO, ORADOR, NOTICIARIO, PRETENSÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA, NECESSIDADE, EMPENHO, GOVERNO BRASILEIRO, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, PRESERVAÇÃO, SOBERANIA NACIONAL.

A SRA. IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Apenas para dizer ao Senador Arthur Virgílio, Sr. Presidente, que, quanto à notícia envolvendo a idéia absurda de internacionalização da Amazônia, já tive a oportunidade de externar o mesmo tipo de preocupação às autoridades, ao Palácio, no mesmo sentido, postulando que possamos ter, de imediato, um posicionamento oficial e contundente das autoridades brasileiras, uma vez que o Brasil, o povo brasileiro não pode sequer admitir que estejam debatendo acerca de parte significativa do território nacional, do território brasileiro, que prezamos e entendemos que é patrimônio brasileiro e responsabilidade nossa. Não vamos admitir, em hipótese alguma, que qualquer outro País ou qualquer outra autoridade, seja quem for, venha a abrir uma discussão a respeito da preservação da Amazônia e do patrimônio que ela representa para nosso País e para a humanidade.

     Não conheço o texto, mas gostaria de ter acesso ao teor do requerimento que o Senador Arthur Virgílio está apresentando, pois penso que deveria ser uma manifestação unânime do Senado da República, que é, dentro da estrutura legislativa do nosso País, exatamente a Casa do Congresso Nacional brasileiro que tem como prerrogativa se preocupar com as questões de soberania nacional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2006 - Página 30227