Discurso durante a 167ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Manifestação de solidariedade à Senadora Heloísa Helena. A estagnação do Brasil.

Autor
João Batista Motta (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: João Baptista da Motta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA. POLITICA AGRICOLA. ELEIÇÕES.:
  • Manifestação de solidariedade à Senadora Heloísa Helena. A estagnação do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 12/10/2006 - Página 30839
Assunto
Outros > IMPRENSA. POLITICA AGRICOLA. ELEIÇÕES.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, HELOISA HELENA, SENADOR, VITIMA, AGRESSÃO, IMPRENSA.
  • GRAVIDADE, FALENCIA, PRODUTOR RURAL, AGRICULTOR, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), DESVALORIZAÇÃO, PREÇO, PRODUTO AGRICOLA, SEMELHANÇA, PRODUTOR, SOJA, MILHO, FEIJÃO, INDUSTRIA, CALÇADO, REPUDIO, OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL, REGISTRO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), ESTIMATIVA, REDUÇÃO, SAFRA, DIFICULDADE, COMERCIALIZAÇÃO, INADIMPLENCIA, DIVIDA AGRARIA.
  • CRITICA, CAMPANHA ELEITORAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MANIPULAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA, INEXATIDÃO, DECLARAÇÃO, PROGRAMA, ADVERSARIO, REFERENCIA, PRIVATIZAÇÃO, TENTATIVA, DESVALORIZAÇÃO, CANDIDATO.
  • LEITURA, TRECHO, ARTIGO DE IMPRENSA, COMENTARIO, DISCURSO, HERACLITO FORTES, SENADOR, ACUSAÇÃO, IRREGULARIDADE, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), RECEBIMENTO, RECURSOS, SETOR PUBLICO.
  • EXPECTATIVA, VITORIA, GERALDO ALCKMIN, CANDIDATO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

            O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PSDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Heloísa Helena, Srªs e Srs. Senadores, vindo para cá de carro, ouvindo a Rádio Senado, pude sentir a tristeza e a revolta com que se referiam alguns Líderes, como Arthur Virgílio, Heráclito Fortes e Mão Santa, em solidariedade a V. Exª, Senadora Heloísa Helena.

            Ouvi perfeitamente quando V. Exª disse que o atentado contra sua dignidade partia de irresponsáveis, a quem chegou a chamar de vagabundos. Senadora Heloísa Helena, quero acrescentar que as mãos e a cabeça que se prestam a fazer coisas desse porte contra uma mulher da sua envergadura, da sua dedicação, do seu carinho para com o povo brasileiro, da sua moral, da sua origem, não pertencem só a vagabundos, não, Senadora Heloísa Helena! Essas pessoas são pilantras, são bandidos, são canalhas, que não deveriam ver a luz do sol.

            Não sei como, Senadora Heloísa Helena, essas pessoas têm coragem de praticar um ato desse quilate! Senadora Heloísa Helena, eles, que são os ladrões do dinheiro, os ladrões dos cofres públicos, não têm coragem de se apresentar com sua própria cara para dizer o que são capazes de fazer. Não importa de que partido sejam, não importa de que facção sejam; o certo é que são canalhas e bandidos que não respeitam nem a integridade física nem a integridade moral das pessoas.

            V. Exª não deve chorar nem se preocupar. Senadora, aprendi, desde cedo, que o que vem de baixo não nos alcança; o problema é quando vem de cima. Quem fala contra V. Exª tem inveja, não tem sua origem, não teve sua criação, não participou das lutas de que V. Exª participou, não tem o amor pelo povo que V. Exª tem, não tem respeito pelo País e pelo eleitor como V. Exª também sempre teve.

            Por isso, Senadora Heloísa Helena, presto aqui minhas homenagens e me coloco à disposição de V. Exª para o que der e vier.

            Não ligue para esses pilantras! V. Exª ainda vai sofrer muito, porque sua carreira não vai parar por aí, apenas como candidata à Presidência da República. Não. V. Exª vai longe. E, se Deus quiser, quem sabe, um dia, vai ser nossa Presidente da República realmente!

            Senadora Heloísa Helena, eu queria citar o que o Pelé falou hoje. Ele disse - são mais ou menos estas as palavras dele - que se envergonha quando anda pelo Brasil afora e não encontra respostas para aquilo que é perguntado.

            Eu queria também trazer ao conhecimento desta Casa um assunto que me preocupa bem mais: a estagnação do País; o retrocesso do País; o falimento do homem do campo, de homens inseridos no programa de agricultura familiar, mas que não têm onde colocar seus produtos, porque seus produtos não têm valor. Eles estão passando fome na roça, tanto aqueles que ganharam um lote do Governo, seja do Fernando Henrique ou do Lula, quanto aqueles que tinham uma terrinha há muito tempo. Estão todos falidos, estão todos quebrados.

            Da mesma forma, o pessoal da indústria calçadista está todo quebrado, assim como os agricultores da soja, do milho e do feijão. Só não estão quebradas, Senadora Heloísa Helena, as multinacionais, quem lida com o capital estrangeiro. Só está bem quem é banqueiro; só estão bem aqueles que exportam e importam sem pagar um tostão de tributo, com a aquiescência deste Governo, que, cada vez mais, concede privilégios aos poderosos.

            O pior de tudo é que mentem, é que inventam, é que não falam, de maneira nenhuma, a verdade para o povo brasileiro. Falam uma coisa e praticam outra; o discurso é um, a prática é outra.

            Vejamos:

O IBGE reduziu, mais uma vez, a estimativa para a safra agrícola de 2006, que deve ficar em 116,546 milhões de toneladas. O resultado de setembro representa uma redução de 0,76% em relação à produção prevista em agosto (117,442 milhões de toneladas). Mesmo assim, a safra de 2006 ainda está 3,53% acima da colheita de 2005 (112,574 milhões de toneladas).

Para o trigo, principal produto de inverno, a estimativa de produção é de 2.557.364 toneladas, uma significativa redução [veja bem, Srª Presidente!] de 45,10%, em relação à safra do ano passado [a produção de trigo neste País foi reduzida quase à metade]. Esse resultado é o menor desde 2000, quando foram produzidas 1.725.792 toneladas, e é próximo do patamar verificado no início dos anos 80. Houve uma redução de cerca de 25% da área plantada.

            Senadora Heloísa Helena, assistimos à propaganda do Presidente Lula e observamos o puxa-saquismo de alguns do jornal ou da televisão que querem manter este Governo no poder. Antes, porém, o programa Globo Rural mostra o interior do País, mostra a dificuldade pela qual a população está passando. Com isso, verifica-se a incoerência daquilo que está sendo feito e daquilo que está sendo falado.

            Segundo o IBGE, essa queda se deve à baixa cotação do produto no mercado interno e às dificuldades de comercialização enfrentadas nas últimas safras. “Também a descapitalização dos produtores, aliada à inadimplência e, conseqüentemente, à restrição ao crédito, resultou numa implantação da safra com baixo nível tecnológico. Além desses fatores, a estiagem ocorrida nos meses de abril e maio e as geadas, nos meses de agosto e setembro, contribuíram para a pequena safra deste ano”, diz o IBGE.

            Senadora Heloísa Helena, a situação deste País fica cada vez mais difícil. Não temos, de forma alguma, como enxergar uma luz no fim do túnel. A população está estarrecida. Não é possível mantermos no poder um Partido, um Presidente tão incompetente, tão mentiroso, tão enganador, a ponto de levar incautos eleitores a continuar acreditando neles!

            Um dia, eles inventam que vão continuar privatizando. Ora, quem privatizou no passado, se quisesse, teria realizado outras privatizações. Porém, ninguém fez mais privatizações! Já é consenso nacional que algumas privatizações foram feitas de forma errada, e ninguém quer retornar ao erro.

            Está bem claro para a população brasileira que este País tem de crescer. Cresceria nas mãos de V. Exª, cresceria - acredito - nas mãos do Cristovam e crescerá, por certo, nas mãos de Geraldo Alckmin.

            Ontem, aqui, foram ditas por um colega nosso algumas palavras e foram feitas acusações contra ONGs investigadas por repasse de dinheiro público do Governo Federal. E a filha do Presidente seria a chefe, conforme acusa o Senador.

         O Líder do PFL no Senado, Heráclito Fortes (PI), revelou ontem que a ONG Amigos de Plutão, à qual foi atribuído repasse de verba pelo Governo Federal de R$7,5 milhões, é nome fictício que a Oposição usa para se referir à outra ONG, catarinense, que teve entre seus integrantes a filha do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian, e seu churrasqueiro preferido, Jorge Lorenzetti, hoje acusado no escândalo do dossiê Vedoin.

O Senador justificou a senha da Oposição como forma de contornar o segredo judicial que protege o processo de investigação sobre o repasse de verba federal para a ONG verdadeira.

Heráclito fez a revelação no meio de uma acalorada discussão com a Líder do Governo no Senado, Ideli Salvatti (SC), a quem acusou de esconder os delitos cometidos por ONGs de seu Estado, especificamente a que teve participação de Lurian e Lorenzetti. Ele não nominou essa ONG, mas se trata da Rede 13, de Blumenau, cujo comando Lurian repassou a Lorenzetti antes de sua extinção.

A denúncia original de irregularidades foi feita pelo jornalista Fernando Bond, que trabalhou na Rede 13 por três meses. Ele contou que o órgão tinha um rombo de R$70 mil, coberto por Lorenzetti - escalado pelo PT para intervir na entidade e fechá-la, com receio de a história vir a público. A denúncia do jornalista vai mais longe e levanta suspeita de que a ONG servira de veículo para repasse de verbas públicas a petistas.

A revelação de Heráclito escapou num momento de irritação com Ideli, que o acusara de criar factóide justamente por fazer denúncia contra entidade fictícia. A Senadora fez a acusação e se retirou do plenário.

“V. Exª me deu oportunidade de explicar quem são os Amigos de Plutão. Os amigos de Plutão moram em Blumenau, e a ONG é de Lorenzetti, a ONG é da Srª Lurian”, disse, dirigindo-se a Ideli, que já havia se retirado. Para o Senador, ninguém melhor do que a Líder petista sabe do que se trata, “tanto é que sai desesperada do plenário”. A Senadora alegou um vôo marcado para não dar apartes à Oposição.

Heráclito disse que aguardava a resposta. “Plutão existe e mora aqui. Eis o Plutão, Brasil! (...) Venha, Senadora Ideli, prestar conta à Nação desse processo que corre em segredo de Justiça. Afinal, V. Exª permitiu que o segredo fosse revelado. Eis o Plutão! Preste conta à Nação”, concluiu Heráclito Fortes, aos berros.

            Srª Presidente, também quero alertar a população brasileira quanto à enxurrada de panfletos que estão sendo distribuídos pelo Brasil afora. Alguns, por exemplo, dizem que o Presidente Lula ganhou o debate da Band, além de uma porção de mentiras a que o povo brasileiro deve estar atento.

            Eles continuam fazendo o mesmo que fizeram com a Senadora Heloísa Helena e com muitas vítimas no Brasil.

            No começo da campanha, Geraldo Alckmin recebeu do PT o título de “chuchu” - espalharam isso pelo Brasil -, porque “não tem cheiro e não tem gosto”. Depois, viram que isso não “colou”, porque ele mostrou a construção de 19 hospitais no Estado de São Paulo, contra nenhum feito por Lula no Brasil. Ele mostrou as estradas conservadas ou sendo construídas, bem trabalhadas no Estado de São Paulo, contra a buraqueira e o escândalo que são, hoje, as estradas brasileiras. Ele mostrou que teve coragem para enfrentar o crime organizado e para tomar atitudes contra o crime; que o Governo Federal nada fez; que a Polícia de Divisas não existe; que o contrabando entra aqui a qualquer hora, a qualquer dia, sem qualquer intervenção federal; e que, nas estradas brasileiras, não existe segurança alguma.

            Viram, assim, que “chuchu” não dava certo, porque ele tinha competência, currículo e passado. Fez sucesso na sua profissão, assim como a Senadora Heloísa Helena, como professora. Como Prefeito, também fez sucesso e foi Governador excelente, da mesma forma como a Senadora Heloísa Helena foi, talvez, a melhor Senadora desta Casa.

            Como “chuchu” não deu certo, passaram a chamá-lo de pit bull, porque enfrenta, tem coragem e briga, ou de “delegado de porta de cadeia’, porque, assim como a Senadora Heloísa Helena tem feito nos últimos quatro anos, quando pode e tem um microfone à sua frente, ele também expressa a indignação do povo brasileiro com os desmandos e com descalabros que ocorrem nesta Nação.

            O povo brasileiro, tenho certeza, no dia 29, dará resposta a essa gente, a esses trapalhões que não sabem administrar e que são especialistas apenas em difamar e caluniar gente direita e honesta.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/10/2006 - Página 30839