Discurso durante a 168ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de louvor a Muhammad Yunus que recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela defesa do microcrédito e fundação do Banco Grameen.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.:
  • Voto de louvor a Muhammad Yunus que recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela defesa do microcrédito e fundação do Banco Grameen.
Aparteantes
Roberto Saturnino.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2006 - Página 31149
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • APOIO, REQUERIMENTO, AUTORIA, RAMEZ TEBET, SENADOR, ELOGIO, ECONOMISTA, RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, INICIATIVA, CREDITOS, POPULAÇÃO CARENTE.
  • CONDENAÇÃO, PROGRAMA ASSISTENCIAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ELOGIO, CRIAÇÃO, BANCOS, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO, BAIXA RENDA, PAIS ESTRANGEIRO, BANGLADESH.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pela ordem. Quero assinar o requerimento.

            O Senador Ramez Tebet dá, mais uma vez, prova da sua presença, que engrandece esse Senado.

            O Professor Yunus mudou o mundo. O PT é cabeça dura. O Senador Eduardo Suplicy sempre defendeu aquela sua proposta do Programa Renda Mínima, de esmolas. Eu sempre adverti que o PT tinha de estudar o que acontece. E o mundo todo homenageou o que eu disse aqui, no debate, ao Professor e Senador Eduardo Suplicy, que esses programas do Governo estavam todos errados, que eles deveriam se inspirar na tese do Professor Yunus. Ele é de Bangladesh e criou, Senador Papaléo Paes, o Banco Grameen, que é o verdadeiro banco do povo.

            Os empréstimos são estudados, e o Banco dá prioridade à sociedade, à mulher, porque ela é mais responsável. E sua característica é ter um longo prazo com juros mínimos, de acordo com a capacidade e a profissão do tomador do empréstimo.

            Isso é tão vantajoso, que a esposa de Bill Clinton, Hillary Clinton, interessada a ajudar os povos dos Estados Unidos, conseguiu uma audiência com ele e levou-o, pessoalmente, ao Presidente Bill Clinton. Um país poderoso e cheio de instituições bancárias não podia colocar isso na sua programação, mas o Presidente orientou a Primeira-Dama dos Estados Unidos, hoje Senadora, e o seu secretariado a acolher e adotar tese semelhante à do Professor Yunus, do Banco do Povo.

            Então, sem dúvida nenhuma, o mundo coroa aquele êxito do Banco do Povo. Salvaguardando a atenção deste Senado para o que acontecesse no mundo, queremos nos solidarizar com o Senador Ramez Tebet pelo requerimento, que vamos assinar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2006 - Página 31149