Discurso durante a 168ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do anúncio da instalação de fábrica de gelo e entreposto de pesca em Caracaraí, Roraima, uma iniciativa do Ministério da Pesca. Homenagem ao Dia do Professor.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PESCA. HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.:
  • Registro do anúncio da instalação de fábrica de gelo e entreposto de pesca em Caracaraí, Roraima, uma iniciativa do Ministério da Pesca. Homenagem ao Dia do Professor.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2006 - Página 31162
Assunto
Outros > PESCA. HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIA ESPECIAL, PESCA, ESTADO DE RORAIMA (RR), LANÇAMENTO, LICITAÇÃO, INSTALAÇÃO, FABRICA, GELO, ENTREPOSTO, MELHORIA, CONDIÇÕES DE TRABALHO, PESCADOR, REDUÇÃO, PREÇO, PESCADO.
  • HOMENAGEM, DIA, PROFESSOR, REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REUNIÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, ENSINO, BALANÇO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, SETOR, EDUCAÇÃO, NECESSIDADE, APROVAÇÃO, FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO BASICA.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer dois registros rápidos. Primeiro, registro com satisfação que o Ministério da Pesca, na pessoa do Ministro Altemir Gregolin, está hoje em Roraima realizando duas ações importantes para o nosso Estado. Infelizmente não posso estar presente, já que amanhã haverá votação de 14 medidas provisórias que dão reajuste salarial a servidores públicos, inclusive a servidores de Roraima da Polícia Militar, da Educação, da Polícia Civil e do Quadro Geral de Cargos e Salários. Por isso, não poderei acompanhar o Ministro no Estado de Roraima.

            Contudo, faço este registro, de que o Ministério da Pesca está cumprindo uma determinação do Presidente Lula e um compromisso nosso, lançando as licitações para a instalação, Senador Tião Viana, de uma fábrica de gelo e de um entreposto de pesca no Porto de Caracaraí, segunda cidade do nosso Estado, e também de uma fábrica de gelo no baixo Rio Branco, no Município de Rorainópolis, na área de Santa Maria do Boiaçu, exatamente para apoiar a pesca nessa região.

            Os pescadores de Roraima têm muitas dificuldades para exercer a sua profissão, e o Ministério da Pesca leva a ação direta do Governo Federal e dá um passo importante para melhorar as condições de trabalho, aumentar a renda dos pescadores e baratear o preço do pescado na mesa do povo de todo o Estado.

            Trata-se de uma ação simples e singela, mas de extrema importância para a sobrevivência de mais de cinco mil pescadores que atuam nessa região.

            Faço questão de agradecer ao Ministério, ao Ministro Altemir Gregolin, ao Presidente Lula as providências tomadas e divulgadas hoje no jornal Folha de Boa Vista.

            O segundo registro refere-se ao Dia do Professor, comemorado no último final de semana. Assistimos ao encontro do Presidente Lula com professores de todo o Brasil, em que se discutiram os avanços da educação efetuados nestes quatro anos e os que ainda precisam ser feitos. Lembramos, por exemplo, a necessidade de se votar o Fundeb ainda neste ano, matéria que já está na Câmara dos Deputados, aprovada pelo Senado.

            Aproveito para parabenizar os mestres e registrar o importante trabalho de todos os professores do Brasil, em especial dos professores de Roraima. Durante toda a campanha, preguei - e mostrei por meio das nossas propostas - que o grande caminho para a transformação de Roraima é a educação.

            Quem faz a educação é o professor. Portanto, o professor precisa ser valorizado e estar motivado. Infelizmente, os professores de Roraima hoje não estão motivados, não são valorizados e estão desrespeitados. Não receberam, até hoje, o resíduo do Fundef. Está engavetada uma lei de progressão funcional. Enfim, todas as condições que poderiam melhorar a atuação dos professores foram negadas pelo Estado. Mas não podemos desanimar.

            Reafirmo meu compromisso com a educação, com os professores e o determinação de ajudar a melhorar a educação no Brasil, para que ela seja a grande alavanca de transformação social de toda nossa sociedade.

            Portanto, fica este o registro e meus parabéns a todos os professores. Esta é minha homenagem pelo Dia do Professor aos professores de Roraima, que, espalhados por todo o Estado, nas condições mais precárias possíveis, procuram dar educação a todo o povo de Roraima.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2006 - Página 31162