Discurso durante a 170ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do recebimento, nos Estados Unidos, do Prêmio Mundial de Alimentação pelo ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do recebimento, nos Estados Unidos, do Prêmio Mundial de Alimentação pelo ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2006 - Página 32494
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ALYSSON PAULINELLI, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), EX-DEPUTADO, EX PRESIDENTE, CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUARIA DO BRASIL (CNA), RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, ALIMENTAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), MOTIVO, INSTALAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE ASSISTENCIA TECNICA E EXTENSÃO RURAL (EMBRATER), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, PROGRAMA NACIONAL DO ALCOOL (PROALCOOL), UTILIZAÇÃO, CERRADO, AGRICULTURA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO AGRARIO, PAIS.

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Por economia de tempo, Srª Presidente, vou falar aqui mesmo da bancada.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, 18 de outubro de 2006, o engenheiro agrônomo Alysson Paulinelli, Ministro da Agricultura no Governo do General Ernesto Geisel, está recebendo o Prêmio Mundial da Alimentação, outorgado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. O objetivo dessa premiação é apresentar ao mundo o reconhecimento do Governo americano ao valoroso trabalho de alguns cidadãos na área da alimentação em favor de toda a humanidade. Assim, nada mais justo que o ex-Ministro Alysson Paulinelli ser lembrado e ser agraciado com tal premiação internacional.

Todos nós brasileiros, principalmente todos nós que lidamos com a agropecuária, conhecemos de perto a atuação do ex-Ministro Alysson Paulinelli à frente do Ministério da Agricultura e, depois, como Deputado Federal, como Presidente da Companhia de Promoção Agrícola - Campo, como Presidente da CNA e em trabalhos muitíssimos abalizados de assessoria e de consultoria a empresas ligadas ao setor agropecuário e ao agronegócio, sempre em prol do desenvolvimento agrário do País. Entretanto, alguns fatos foram muito marcantes no trabalho de Alysson Paulinelli e gostaríamos de aqui destacar a instalação da Embrater, empresa de extensão rural, e da Embrapa, empresa de pesquisa que, até nos dias atuais, é um dos principais agentes de desenvolvimento da agricultura brasileira; a criação e o desenvolvimento do Proálcool, para o qual o Ministério da Agricultura contribuiu com estudos técnicos sobre todas as possibilidades para que fosse viável aquele empreendimento, o qual, ainda hoje, é considerado o maior e melhor programa de energia limpa da história mundial; e, acima de tudo, a atuação pessoal e incansável daquele ministro em favor do uso das terras do cerrado brasileiro, com a sua conquista para a agricultura.

Com tantos feitos grandiosos, o Departamento de Estado dos Estados Unidos, em muito boa hora, homenageia-o pelo pioneirismo de seus trabalhos de pesquisa científica e de apoio às políticas de adoção de novos cultivos agrícolas no cerrado e de outras atividades de excelentes resultados econômicos para a região.

De acordo com o presidente do comitê de premiação, Sr. Norman Borlaug, “o desenvolvimento do cerrado é uma das maiores conquistas da agricultura do século XX”. Sem querer desmerecer a avaliação do Sr. Borlaug, eu acredito que os benefícios gerados pela soja e pelos demais cultivos no cerrado brasileiro não se restringirão ao século XX, mas perdurarão ainda pelas próximas gerações, por muitos e muitos anos.

Assim, esse prêmio de reconhecimento internacional ao trabalho do ex-Ministro Alysson Paulinelli é muito justo e muito oportuno, merecendo a nossa solidariedade.

Por isso, expresso desta tribuna o meu apreço àquele grande Ministro de Agricultura que o Brasil teve, com quem tive a honra de trabalhar nos meus tempos de extensionista rural em Mato Grosso.

Ao Dr. Alysson Paulinelli, portanto, os meus cumprimentos e as minhas homenagens pelo merecido prêmio.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2006 - Página 32494