Discurso durante a 170ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Cerco à liberdade de imprensa", de autoria do professor Carlos Alberto Di Franco, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 11 de setembro último. Registro da matéria intitulada "PT propõe recadastramento de concessões de rádio e TV", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 28 de agosto último.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Registro do artigo intitulado "Cerco à liberdade de imprensa", de autoria do professor Carlos Alberto Di Franco, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 11 de setembro último. Registro da matéria intitulada "PT propõe recadastramento de concessões de rádio e TV", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 28 de agosto último.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2006 - Página 32522
Assunto
Outros > IMPRENSA. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, AUTORITARISMO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DESRESPEITO, DEMOCRACIA, TENTATIVA, CONTROLE, LIBERDADE DE IMPRENSA, ENCAMINHAMENTO, PROJETO, CONGRESSO NACIONAL, AGENCIA NACIONAL, CINEMA, AUDIOVISUAL, FISCALIZAÇÃO, PRODUÇÃO CINEMATOGRAFICA, PROGRAMAÇÃO, EMISSORA, PROPOSTA, CONSELHO FEDERAL, JORNALISMO, REGULAMENTAÇÃO, EXERCICIO PROFISSIONAL, JORNALISTA, REVISÃO, CONCESSÃO, RADIO, TELEVISÃO, CRIAÇÃO, REGULAMENTO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, FINANCIAMENTO, PERIODICO.
  • CRITICA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REDUÇÃO, ENTREVISTA, IMPRENSA, REJEIÇÃO, SOCIEDADE CIVIL, PROJETO, CRIAÇÃO, AGENCIA NACIONAL, AUDIOVISUAL, CONSELHO FEDERAL, JORNALISMO.

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “Cerco à liberdade de imprensa”, de autoria do professor Carlos Alberto Di Franco, publicado no jornal O Estado de S. Paulo do último dia 11 de setembro do corrente.

O autor, em seu artigo, critica as tentativas frustradas do governo Lula de tentar controlar a liberdade de imprensa no Brasil. Lembra que o governo enviou dois projetos antidemocráticos ao Congresso Nacional: o anteprojeto criando a Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual - Ancinav, para controlar a produção cinematográfica, a programação e as concessões de emissoras de televisão, e o projeto que propunha a criação do Conselho Federal de Jornalismo, para fiscalizar o exercício da profissão de jornalista e a atividade jornalística no País.

Além disso, o autor cita a última tentativa do governo, que pretendia criar assembléias populares para revisão de concessões de rádio e televisão e a Secretaria de Democratização da Comunicação do Planalto. Segundo Di Franco, “As idéias, inspiradas no ideário autoritário de Hugo Chávez, mostram, mais uma vez e com clareza meridiana, o que se passa na cabeça, e não nos discursos, do presidente Lula”.

Sr. Presidente, solicito que o artigo acima citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para registrar a matéria intitulada “PT propõe recadastramento de concessões de rádio e TV”, publicada no Jornal Folha de S.Paulo de vinte e oito de agosto do corrente.

A matéria destaca que a campanha de Lula estabelece uma nova regulamentação para os meios de comunicação. O documento debatido pelo partido prevê o financiamento de jornais e revistas “independentes”, assim como uma legislação que assegure mais equilíbrio e proporção na cobertura.

O governo petista teve vários problemas com a imprensa. O Presidente Lula só concedeu uma única entrevista coletiva aberta aos meios de comunicação. Seus projetos para criar a Ancinav, a Agência Nacional do Audiovisual, e o Conselho Federal de Jornalismo, foram rejeitados, tanto pelo setor especializado como pela opinião pública. Além desses, vale a pena citar o episódio que envolveu o jornalista estrangeiro Larry Rohter, por pouco expulso do país por ter acusado o presidente de possíveis abusos alcoólicos.

Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado, requeiro que a matéria acima citada seja considerada como parte integrante deste pronunciamento.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTERO PAES DE BARROS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“Cerco à liberdade de imprensa”

“PT propõe recadastramento de concessões de rádio e TV”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2006 - Página 32522