Discurso durante a 172ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários à matéria intitulada "Pais denunciam excursão irregular a comício", publicada no jornal O Globo, edição de 21 do corrente.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Comentários à matéria intitulada "Pais denunciam excursão irregular a comício", publicada no jornal O Globo, edição de 21 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2006 - Página 32820
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, DENUNCIA, ATUAÇÃO, ENTIDADE, JUVENTUDE, SOCIALISMO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), TRANSPORTE, ALUNO, MENOR, MUNICIPIO, PETROPOLIS (RJ), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), COMICIO, CAPITAL DE ESTADO, CAMPANHA ELEITORAL, REELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUSENCIA, AUTORIZAÇÃO, PAES, OMISSÃO, FORNECIMENTO, ALIMENTAÇÃO.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, encaminho à Mesa, para publicação, matéria realmente insólita. É um pequeno discurso que se embasa em matéria do jornal O Globo, do dia 21 de outubro último, sob o título “Pais denunciam excursão irregular a comício”. A Associação Petropolitana de Estudantes levou, sem autorização, 230 menores a ato de Lula na Cinelândia.

Diz aqui que a Associação Petropolitana de Estudantes, APE, ligada à União da Juventude Socialista e ao PcdoB teria levado alunos, sem autorização dos responsáveis, a um comício presidencial.

Depois tem um subtítulo: “Professores notaram falta dos alunos e escola avisou pais”. Mais ainda: os alunos teriam passado o dia sem comer e sem beber. É uma coisa realmente... Aquelas “espontâneas” do tempo do Presidente Vargas eram assim: colocavam as crianças para darem adeus ao Presidente com as bandeirinhas, mas, pelo que me consta, nas “espontâneas” do Vargas tinha comida, tinha água, enfim. Desta vez, não, nas “espontâneas” do Lula - toda vez que eu falar a palavra “espontânea”, peço à Taquigrafia que aspeie. Nesse caso, quer dizer, sem o pai saber, sem comida e sem bebida. Ou seja, quase um campo de concentração.

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO.

*********************************************************************************

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a mais recente ação do Governo Lula é o descaminho de escolares menores. Para dar aparência de comparecimento maciço aos comícios do Presidente-candidato, a turma do Baixo PT cometeu crime de mini-seqüestro de crianças, levadas por uma completa e cuidadosamente urdida indução ao comício de Lula na Cinelândia, no Rio.

As mais novas vítimas do petismo são 230 crianças, de 12 a 16 anos, todas alunas de escolas públicas e particulares de Petrópolis. Os petistas não pediram nem autorização aos pais ou responsáveis.

Isso ocorreu na terça-feira última em ação coordenada pela Associação Petropolitana de Estudantes, ligadas ao PcdoB, que apóia a candidatura petista.

Às crianças, os responsáveis pelo “mini-seqüestro” explicaram que seria uma viagem rápida e que todos estariam em Petrópolis às 17 horas e 30 minutos. Chegaram à meia-noite. Ficaram sem comer ou beber qualquer líquido.

O relato está na edição de sábado passado, dia 21, de O Globo. De tudo, foi registrada ocorrência em delegacia policial, no Conselho Tutelar de Menores e no Ministério Público.

A tal da Associação Petropolitana de Estudantes reconhece que não pediu autorização aos pais das crianças e disse, com a cara petista mais deslavada do mundo, que “não podia impedir alunos de irem a ato a favor de Lula”. Ele, de nome Thiago Mayworn, só não explica que os alunos são todos menores de idade.

Antes da viagem, nos quatro ônibus, os dirigentes da Associação percorreram quatro escolas de Petrópolis para aliciar os menores, para eles “um convite”.

O jornal O Globo transcreve também a sem-cerimônia com que se defende outro dirigente da Associação Petropolitana de Estudantes, Wagner José Mineiro:

“- É injusto da nossa parte não levar os estudantes para exercer a democracia e a cidadania. A juventude deste país está buscando o melhor para ela e é isso que estamos tentando resgatar.”

Bela democracia esta que Lula e o PT acenam às crianças!

Por isso mesmo e para que o historiador do amanhã disponha de elementos para avaliar a conduta do partido do Presidente, estou anexando a este pronunciamento a matéria de O Globo a fim de que, assim, passe a constar dos Anais do Senado da República.

Além da matéria, leio o que me escreve a Srª Maria Helena de Souza Neto, mãe de uma das crianças levadas ilegalmente ao comício de Lula. Diz ela:

“Senador,

Não posso ficar calada. Estou muito indignada. O que estão fazendo com nossas crianças é um crime.

Os pais de família merecem respeito e sossego. Eles precisam trabalhar e seus filhos têm que estudar. Precisamos passar o Brasil a limpo.”

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Pais denunciam excursão irregular a comício”, O Globo.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2006 - Página 32820