Discurso durante a 166ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos ao Senador Heráclito Fortes sobre a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a ONG Amigos de Plutão.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Esclarecimentos ao Senador Heráclito Fortes sobre a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a ONG Amigos de Plutão.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2006 - Página 30717
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, COMPROVAÇÃO, INEXISTENCIA, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), PARTICIPAÇÃO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CRITICA, PROPOSTA, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, ORGANIZAÇÃO SOCIAL.

A SRA. IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu tenho um vôo agora, às 20 horas e 28 minutos, e vou me retirar...

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Vai de aerolula.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Com certeza, não irei com o aerolula, porque não vou acompanhar o Presidente em nenhuma atividade oficial dele. Vou viajar pela TAM.

Agora, eu acho tão interessante a forma como as pessoas se pronunciam e falam. Eu estou aguardando quem fez um estardalhaço neste Plenário e pronunciou-se algumas vezes, referindo-se a uma ONG que nem sequer existe, que já foi inclusive desmentida pelo jornalista como sendo uma paródia que ele colocou no noticiário, para poder dar um trato jornalístico no que ele queria desenrolar de idéia. Mas, veja bem, ela serviu como argumento para proposta de criação de uma CPI sobre ONGs.

Os Amigos de Plutão, aquela ONG inventada pelo jornalista Carlos Chagas, serviu aqui de base para pedido de CPI. E eu não vi quem utilizou isso à exaustão sequer vir pedir desculpas por estar fazendo esse tipo de proposta com base em algo absolutamente inexistente. Então, eu queria só deixar o registro, porque determinada ânsia de criar fatos políticos, às vezes, ultrapassa o ridículo.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Sr. Presidente, art. 14.

Eu queria agradecer à Senadora Ideli porque me deu...

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Faça bom proveito do seu art. 14. Vá se desculpar dos Amigos de Plutão.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - ...a oportunidade de explicar quem são os Amigos de Plutão. Os Amigos de Plutão moram em Blumenau, e a ONG é do Lorenzetti; a ONG é da Srª Lurian. Esta ONG, Amigos de Plutão, ninguém sabe mais que V. Exª, tanto é que sai desesperada do plenário. Aquela ONG era fictícia, mas foi uma maneira que nós escolhemos exatamente para que a Líder do Governo derrubasse a máscara. Eu esperei silenciosamente. Eu sabia que viria falar de Plutão. Plutão existe e mora aqui! Eis o Plutão, Brasil! Venha, Senadora Ideli, falar sobre as ONGs de Blumenau! Venha, Senadora Ideli, prestar contas à Nação desse processo que corre em segredo de Justiça. Afinal, V. Exª permitiu que o segredo fosse revelado. Eis o Plutão. Preste contas à Nação sobre a existência dele. Diga quem recebe, quando recebe e o que fez do dinheiro. Viva Plutão!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2006 - Página 30717