Discurso durante a 175ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de artigo do ex-Embaixador do Brasil na Grã-Bretanha e nos EUA, Rubens Barbosa, intitulado "Alckmin e as negociações comerciais", veiculado no jornal O Globo, edição de 24 do corrente.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registro de artigo do ex-Embaixador do Brasil na Grã-Bretanha e nos EUA, Rubens Barbosa, intitulado "Alckmin e as negociações comerciais", veiculado no jornal O Globo, edição de 24 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2006 - Página 32966
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ANALISE, PROPOSTA, POLITICA EXTERNA, CANDIDATO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), REGISTRO, INEFICACIA, GOVERNO FEDERAL, MELHORIA, SITUAÇÃO, BRASIL, MERCADO INTERNACIONAL.
  • REGISTRO, PARALISAÇÃO, NEGOCIAÇÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), FALTA, INTERESSE, GOVERNO FEDERAL, CONSOLIDAÇÃO, MERCADO INTERNO, UNIÃO EUROPEIA, AREA DE LIVRE COMERCIO DAS AMERICAS (ALCA), DETALHAMENTO, PRETENSÃO, DESENVOLVIMENTO, AÇÕES, MELHORIA, RELAÇÃO, COMERCIO, BRASIL.
  • REGISTRO, NOTICIARIO, JORNAL, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, RECONHECIMENTO, EFICACIA, PROGRAMA DE GOVERNO, CANDIDATO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), SOLUÇÃO, PROBLEMA, POLITICA, COMERCIO, BRASIL.

            O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, volto a esta tribuna para registrar o excelente artigo do ex-Embaixador do Brasil nos EUA e na Grã -Bretanha, Rubens Barbosa, intitulado “Alckmin e as Negociações Comerciais”, veiculado no jornal O Globo, edição de 24 de outubro de 2006.

                   Na matéria, o Exmº Sr. Embaixador faz uma análise da política externa proposta no programa de governo do candidato Geraldo Alckmin, em contraposição à adotada pelo atual Governo. Barbosa ressalta que a fragilidade da política externa de Lula faz com que o Brasil experimente um momento de extrema delicadeza frente ao mercado internacional.

                   Segundo ele, a principal prioridade do governo do PT é a Rodada Multilateral de Doha, “que se encontra em grandes dificuldades para ser concluída de maneira satisfatória para os interesses do agrobusiness e da indústria nacionais”, comprometendo uma estratégia adotada pelo Brasil, desde 1990, de estabelecer relações comerciais externas em três níveis: multilateral, regional e bilateral, com resultados sempre positivos.

                   O Mercosul está praticamente paralisado, do ponto de vista institucional, e os acordos com o Grupo Andino não têm sido aprofundados, o que compromete inclusive a integração da América do Sul. Também não se observam os devidos esforços para a consolidação do Mercosul com a União Européia. O desinteresse demonstrado pelo Governo Federal acabou por suspender as negociações com a Alca. Enfim, o Brasil tem tido uma acanhada pífia no cenário de comércio internacional.

                   Em síntese, as principais ações a serem desenvolvidas serão:

1-     contribuir para o avanço e conclusão das negociações da Rodada de Doha ;

2-     concluir as negociações do acordo bilateral do Mercosul com a União Européia;

3-     promover reflexão sobre o Mercosul para melhor defender o interesse nacional;

4-     rever a proposta de criação da ALCA, reconhecendo as atuais dificuldades de forma a retomar a negociação hemisférica;

5-     ampliar o relacionamento bilateral com o Japão, EUA e União Européia, resguardando sempre os interesses nacionais;

6-     propor aprofundamento dos acordos bilaterais com os países membros da Aladi;

7-     ampliar o comércio com os países em desenvolvimento (Sul-Sul);

8-     criar iniciativas para melhor aproveitar as oportunidades de exportação para China, defendendo a indústria brasileira da competição chinesa;

9-     reduzir consideravelmente a burocracia na área de comércio exterior.

                   Cabe ainda salientar que o excelente artigo mereceu destaque na imprensa internacional, em matéria do jornal Le Monde. Nela, o diário francês reconhece que o programa de governo de Alckmin apresenta importantes correções de rumo em relação à atual política de comércio.

                   Sr. Presidente, por enriquecermos a nossa história nacional em momento marcante da nossa vida, requeiro a V. Exª o registro do artigo nos Anais do Senado Federal.

                   Era o que eu tinha a dizer.

                   Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Alckmin e as Negociações Comerciais”, O Globo

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2006 - Página 32966