Discurso durante a 177ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Repúdio ao constrangimento sofrido por alguns jornalistas da revista Veja, nas dependências da Polícia Federal, que participaram da matéria intitulada "Operação Abafa".

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • Repúdio ao constrangimento sofrido por alguns jornalistas da revista Veja, nas dependências da Polícia Federal, que participaram da matéria intitulada "Operação Abafa".
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2006 - Página 33162
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • DENUNCIA, IRREGULARIDADE, ATUAÇÃO, POLICIA FEDERAL, DETENÇÃO, INTERROGATORIO, JORNALISTA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), MOTIVO, ARTIGO DE IMPRENSA, TENTATIVA, GOVERNO FEDERAL, OCULTAÇÃO, PROVA, REFERENCIA, ACUSAÇÃO, CORRUPÇÃO.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, eu gostaria que V. Exª me permitisse fazer um registro sobre um assunto relevante. Peço, inclusive, a atenção da Líder Ideli Salvatti e a do Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Senador Antonio Carlos Magalhães.

            Senadora Ideli, acabo de receber um telefonema do Senador Tasso, que me comunica ter sido avisado por diretores da revista Veja que alguns jornalistas que participaram da matéria intitulada “Operação Abafa”, na tarde de hoje, passaram por constrangimentos nas dependências da Polícia Federal em São Paulo. A empresa solicitou assistência de advogados para dar apoio jurídico aos jornalistas, mas isso não foi permitido. Os investigadores insistiram, forçaram a jornalista a prestar esclarecimentos sobre as fontes que geraram a matéria. E ela, alegando segredo de justiça, direito consagrado que a Constituição lhe assegura, negou-se a dar informações. O Senador Tasso já entrou em contato com o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

            Senadora Heloísa Helena, quero fazer este registro e lançar um protesto em relação a esse acontecimento.

            Eu gostaria que o Governo, o mais rápido possível, prestasse os esclarecimentos cabíveis. Não podemos conviver com esse tipo de atitude.

            Faço este registro na certeza de que a imprensa brasileira será respeitada e que os episódios de ontem, que envolveram jornalistas não só da Veja, como também da Folha de S.Paulo e da Rede Globo, tenham sido iniciativa exclusiva de militantes partidários ainda no calor da emoção, e não um trabalho preparado adredemente.

            Lanço este protesto no momento em que aproveito para chamar a atenção dos representantes do Brasil da sociedade Jornalistas sem Fronteiras, para que fiquem atentos a esse tipo de comportamento.

            Continuo achando que o Presidente Lula também não sabe e não sabia desse episódio, mas que providências serão tomadas, sob pena de, em menos de 24 horas depois de fazer aquele discurso de conciliação, Sua Excelência jogar por terra tudo o que disse ao povo brasileiro ontem.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2006 - Página 33162