Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade com a Senadora Ideli Salvatti, em relação ao pronunciamento feito na sessão de ontem, sobre adesivo contra o presidente Lula. Solicitação à senadora Ideli Salvatti para que tenha a mesma indignação contra o aparecimento do dinheiro que teria sido obtido de maneira ilegal para compra do dossiê.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Solidariedade com a Senadora Ideli Salvatti, em relação ao pronunciamento feito na sessão de ontem, sobre adesivo contra o presidente Lula. Solicitação à senadora Ideli Salvatti para que tenha a mesma indignação contra o aparecimento do dinheiro que teria sido obtido de maneira ilegal para compra do dossiê.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2006 - Página 31288
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, PRONUNCIAMENTO, IDELI SALVATTI, SENADOR, PROTESTO, PROPAGANDA, DISCRIMINAÇÃO, DEFICIENCIA FISICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • SOLICITAÇÃO, IDELI SALVATTI, SENADOR, REPUDIO, FRAUDE, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), OBTENÇÃO, DINHEIRO, AQUISIÇÃO, DOCUMENTO, DIFAMAÇÃO, CANDIDATO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB).

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem, lamentando o fato de não ter podido estar presente ontem, na sessão do Senado, para me solidarizar em gênero, número e grau com a Senadora Ideli Salvatti.

A Senadora foi muito clara e foi muito feliz quando protestou contra propagandas discriminatórias que estão circulando pelo Brasil envolvendo o candidato a Presidente da República do Partido de S. Exª, o Sr. Lula. É evidente que a discriminação neste País causa revolta e indignação a todos. Por isso, solidarizo-me com S. Exª e me associo ao sentimento de repugnância cívica que acometeu de maneira tão veemente a Líder do Partido dos Trabalhadores. S. Exª tem toda razão: não se pode, de maneira alguma, trilhar por esses caminhos.

Peço também à Senadora Ideli Salvatti que demonstre a mesma indignação com um outro fato grave que aconteceu neste País: o aparecimento de R$1,7 milhão, conseguidos de maneira ilegal, criminosa, segundo o próprio líder, Presidente da sua CPI. Que S. Exª, enfermeira que é, que veio da classe lá de baixo, lutou e atravessou São Paulo para vencer em Santa Catarina, com a mesma veemência e lágrimas nos olhos, demonstre a mesma indignação à Nação e só durma sossegada quando aparecerem os seus colegas de Partido, companheiros de militância, responsáveis pelo aparecimento desse dinheiro. A indignação não pode ser localizada.

Quero também me associar a S. Exª. Sou pai, Senadora Ideli, e me preocupa o que acontece em minha casa. Estava em São Paulo tratando de assuntos extremamente pessoais, quando vi V. Exª com um dossiê de fotografias - o que, aliás, é uma prática do Partido de V. Exª -, mostrando carros que traziam aquela propaganda discriminatória. Lembrei-me, naquele instante, de que a minha filha tinha uma daquelas propagandas em mãos, e a minha primeira providência foi examinar se ela a estaria usando em seu carro, porque, se estivesse, que a retirasse imediatamente. Quero agradecer a V. Exª por me haver alertado quanto a isso. Seria bom se todo pai tivesse esse cuidado com os filhos, porque os filhos não apareceriam com empresas com milhões e milhões sem ter origem para tanto. Se os pais fiscalizassem a atitude dos filhos, os filhos não ficariam ricos da noite para o dia, sem ter como justificar a origem do dinheiro recebido.

Ao finalizar, faço uma proposta à Senadora Ideli. Mandei fazer uma propaganda diferente dessa, para acabar, de uma vez por todas, com aquela propaganda discriminatória, que traz à baila um defeito físico de um cidadão brasileiro. No lugar da mão, vamos aproveitar o mesmo sinal de trânsito, a contramão, e colocar cédulas de dinheiro, para dizer que o País não pode mais conviver com isso.

Por isso, quero convidá-la para, com toda a sua indignação, colocar esse adesivo em seu veículo, como brasileira que quer e que deseja transparência e que fatos dessa natureza não se repitam.

Parabenizo a Líder do PT nesta Casa pela indignação que teve com essa propaganda discriminatória. Espero que a indignação de S. Exª não seja seletiva, mas seja contra atos errados praticados por quem quer que seja.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2006 - Página 31288