Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação sobre o pronunciamento da Senadora Ideli Salvatti.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA PARTIDARIA. ELEIÇÕES.:
  • Manifestação sobre o pronunciamento da Senadora Ideli Salvatti.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2006 - Página 31292
Assunto
Outros > ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA PARTIDARIA. ELEIÇÕES.
Indexação
  • CRITICA, PRONUNCIAMENTO, IDELI SALVATTI, SENADOR, SOLICITAÇÃO, CANDIDATO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESCLARECIMENTOS, ORIGEM, DESTINO, DINHEIRO, ASSESSOR, SECRETARIA DE FAZENDA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ELOGIO, ATUAÇÃO, POLICIA FEDERAL.
  • QUESTIONAMENTO, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), IMPEDIMENTO, INVESTIGAÇÃO, POLICIA FEDERAL, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.
  • DEFESA, NECESSIDADE, INVESTIGAÇÃO, ORIGEM, ILEGALIDADE, DINHEIRO, ASSESSOR, SECRETARIA DE FAZENDA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), COLIGAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), MEMBROS, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o desespero do PT chega ao que acabamos de ver: a Senadora, enlouquecida, querendo Alckmin em Santa Catarina. Aliás, S. Exª está ganhando com mais de 60%, embora ela coordene a campanha do Sr. Lula naquele Estado.

Essa questão tem de ser esclarecida, até porque o Sr. Luiz Henrique, meses atrás, era paparicado pelo PT quando servia a ele, quando o apoiava. Quando o Sr. Luiz Henrique se desencantou com as práticas do PT e rompeu com este, passou a ser o patinho feio. E eles estão lá, desesperadamente tentando o apoio do Sr. Esperidião Amin, que está correndo do PT como o diabo corre da cruz.

Os fatos de Santa Catarina são graves e devem ser apurados. Não apenas esse dinheiro, mas também as ONGs que estão lá, como a Rede 13, os processos que tramitam em sigilo de Justiça por prepotência e arrogância dos envolvidos. É preciso passar o Brasil a limpo, mas o PT não deixa.

Vemos aqui a Liderança do Partido fazer apologia da Polícia Federal quando é a seu favor, e criticá-la quando é contra. O PT precisa entender que a Polícia Federal é republicana e não vai deixar-se levar por dinheiro na cueca nem por dinheiro em Hotel Ibis, nem por ONGs que não são esclarecidas. É preciso que esse pessoal entenda que o poder é passageiro e que a Polícia Federal é republicana. O PSDB e o PFL, nessa coligação, não se intimidam com esse tipo de ameaça.

O Governador Alckmin vai a Santa Catarina no dia marcado e está disposto a esclarecer. Aliás, o Sr. Iturissy precisa também ser ouvido, porque serviu aos interesses do PT na questão de resolver problemas financeiros de pessoas importantes da República e está servindo agora, segundo a Líder do Governo, em questões que envolvem interesses do outro lado. É um homem de mil e uma utilidades, portanto precisa ser ouvido, como também aquele churrasqueiro que tem nome de chuveiro, que foi indicado Diretor do Banco e que, na realidade, foi flagrado carregando dinheiro de Santa Catarina. E se esse dinheiro tiver saído de Santa Catarina, do jogo do bicho, dos jogos daquele Estado, em que, em determinado momento da vida, até carro de luxo doaram para pessoas importantes?

É preciso que tudo seja apurado, Sr. Presidente, e não vamos nos curvar à arrogância, à prepotência e nem tampouco a ameaças desse tipo.

            A Senadora, desde o dia que entrou aqui, só tem um objetivo: macular, como tentou fazer agora, a memória do Senador Jorge Bornhausen e sua história, uma história digna e de luta. Não vai conseguir porque o PFL não permite.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2006 - Página 31292