Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do lançamento hoje, do Diagnóstico do Ministério Público dos Estados, em solenidade realizada em Brasília. Homenagem pela passagem, no dia 15 último, do Dia do Professor.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.:
  • Registro do lançamento hoje, do Diagnóstico do Ministério Público dos Estados, em solenidade realizada em Brasília. Homenagem pela passagem, no dia 15 último, do Dia do Professor.
Aparteantes
Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2006 - Página 31294
Assunto
Outros > JUDICIARIO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, SOLENIDADE, LANÇAMENTO, DIAGNOSTICO, MINISTERIO PUBLICO DA UNIÃO, PARTICIPAÇÃO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), REALIZAÇÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SOLICITAÇÃO, MINISTERIO PUBLICO, POLICIA FEDERAL, AUMENTO, INVESTIGAÇÃO, PUNIÇÃO, ACUSADO, CORRUPÇÃO.
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, PROFESSOR, CONTRIBUIÇÃO, EDUCAÇÃO, REGISTRO, NECESSIDADE, VALORIZAÇÃO, CORPO DOCENTE, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, AUMENTO, INVESTIMENTO, ENSINO, PAIS.
  • COMENTARIO, PROPAGANDA ELEITORAL, TELEVISÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROMESSA, PRIORIDADE, ENSINO, BRASIL, REGISTRO, IMPORTANCIA, AUMENTO, DEBATE, SISTEMA NACIONAL, EDUCAÇÃO, PISO NACIONAL DE SALARIOS, PROFESSOR.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs. Senadoras e Srs. Senadores, registro rapidamente aqui, na tribuna do nosso Senado, este Diagnóstico do Ministério Público dos Estados. Hoje pela manhã participei dessa solenidade que envolveu o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria da Reforma do Judiciário, o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público. Participaram hoje do lançamento desse Diagnóstico. Infelizmente hoje não há tempo para falar a respeito, mas voltaremos ao assunto. Faço apenas o registro porque isso aconteceu nessa manhã.

Atribuo a maior importância ao Ministério Público deste Pais, assim como à Polícia Federal e a todos os órgãos que têm participado de investigações profundas, hoje, sim, com a determinação e a vontade do Presidente Lula. Permanentemente, ele vem dizendo que se aprofundem as investigações, e que se punam os culpados. Mas, realmente, isso é função do Ministério Público, da Polícia Federal e da Justiça como um todo.

Sr. Presidente, não podemos deixar passar essa data, principalmente nós, profissionais da educação. Sou professora: dei aula durante 26 anos na nossa Universidade Federal de Mato Grosso. Hoje, 17 de outubro, é o primeiro dia em que temos a oportunidade de usar essa tribuna após 15 de outubro, dia da maior importância em nosso País, que é o Dia do Professor, este que está em todos os momentos da vida da sociedade brasileira - e no meu caso, como Senadora por Mato Grosso, na vida de todas as mato-grossenses e de todos os mato-grossenses. O profissional da educação não só está junto da criança, do jovem e do adulto, dentro da sala de aula, como está, com certeza, interferindo o tempo todo, por meio destes, que estão com eles no dia-a-dia das salas de aula e também junto aos seus familiares.

Sr. Presidente, infelizmente não há tempo para que eu leia todo o nosso discurso, mas não vacilo em identificar a categoria, os professores do Brasil e do meu Mato Grosso - professores do nível universitário, da pós-graduação, professores da educação infantil, professores do ensino básico e do ensino fundamental. Destaco a importância e a relevância do papel de cada um de nós para a formação da sociedade brasileira como um todo. Lamentavelmente, ainda não somos - os profissionais da educação - tão valorizados como precisaríamos e deveríamos sê-lo.

Assistimos ao programa do Presidente Lula no domingo, onde ele falou especificamente, durante todo o programa político na televisão, sobre a questão da educação. Nesse seu segundo mandato - esperamos que seja eleito dia 29 -, tratará a educação como prioridade neste País. Ali, foi tudo colocado com muita clareza. Inclusive, há o problema do...

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Permite-me V. Exª um aparte?

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Um instante, só para eu terminar.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Serei bem rápido, até para elogiá-la.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Mas só tenho um minuto. Então, meio minuto.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - O Senador Marcos Guerra é generoso, compreensivo e sabe que esta é uma Casa de debate democrático.

O SR. PRESIDENTE (Marcos Guerra. PSDB - ES) - Comunicação inadiável não permite apartes, segundo o Regimento da Casa.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Não me frustre no desejo de elogiá-la.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Sr. Presidente, é um minuto só, para elogiar ou não. Vamos conceder um minuto ao Senador Heráclito Fortes.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senadora Serys Slhessarenko, parabenizo-a por essa sua luta em defesa dos professores não só de Mato Grosso, mas também de todo o Brasil. Aliás, a coerência é uma marca sua nesta Casa. Eu a vi desde o primeiro dia criticando o Governador do seu Estado, Sr. Blairo Maggi, pelo comportamento dele com os trabalhadores e pela maneira autoritária com que agia. V. Exª sempre defendeu a sua origem gaúcha e o pequeno produtor. Como V. Exª se sentirá agora no palanque ao lado de Blairo, que trocou o seu passado por uma injeção de recursos vultosos não só para os interesses de Mato Grosso, mas para os seus interesses empresariais? Eles são legítimos - não quero discutir. Entretanto, como será a presença de V. Exª, que acreditou tanto na doutrina petista, no palanque de Mato Grosso com Lula e Blairo Maggi? Estou fazendo essa pergunta, porque uma eleitora sua, mato-grossense, acaba de ligar para mim, curiosa para saber.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Acreditei e continuo acreditando no meu Partido. Quanto à posição do Governador Blairo Maggi no sentido de apoiar a candidatura do Presidente Lula, queremos apoio de todos e de toda a sociedade brasileira.

Eu tenho um lado. Estou do lado dos homens e das mulheres do meu Estado, Mato Grosso, nas suas origens, do lado da agricultura familiar e de tantos outros.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - A minha curiosidade está relacionada ao dinheiro, Srª Senadora.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Sr. Presidente, assegure a minha palavra. Senador Heráclito Fortes, meu querido, dê-me licença.

Finalizando, digo que, como professora, me tenho sempre manifestado sobre a importância desses profissionais no nosso País e no nosso Estado. Eles precisam ser tratados com a dignidade daqueles que estão formando as gerações que vêm aí, daqueles que estão alfabetizando adultos, às vezes de 60 anos ou até mais, mas que querem realmente o resgate e precisam do resgate da sua dignidade.

            Tenho certeza de que o Presidente Lula, esse cidadão do mundo tão aguerrido e tão respeitado, esse governante tão sensível aos problemas do nosso País...

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Um minuto, Sr. Presidente, por favor.

Tenho certeza de que o nosso Presidente Lula sabe que, para mudar o Brasil, é preciso investir na educação e, mais objetivamente, no professor e na professora; é preciso investir em todos os trabalhadores do serviço público da educação, fazendo com que esses profissionais tenham as necessárias condições para promover a revolução pelo conhecimento, pela informação, pela consciência que todos nós há tanto tempo reclamamos.

E, para encerrar, aqui ficam dois temas que lançamos - já existem e estão sendo grandemente discutidos pela CNTE e por muitos organismos da educação: uma discussão ampla sobre o Sistema Nacional de Educação e uma discussão ampla sobre o Piso Salarial Profissional Nacional.

E, em nome da professora Helena Bortolo, que preside o Sintep de Cuiabá, a nossa Capital, e do professor presidente do Sintep do Estado de Mato Grosso, quero dar um abraço e homenagear todos os professores e professoras do meu Estado de Mato Grosso do Sul e dizer que nós, no Congresso Nacional, estaremos dando ênfase à discussão de dois temas aos quais atribuo a maior relevância: o Sistema Nacional de Educação e o Piso Salarial Profissional Nacional.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2006 - Página 31294