Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2006 - Página 33924
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, CIENCIAS, PAZ, DESENVOLVIMENTO, DATA, CRIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), ELOGIO, PARCERIA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), AGENCIA ESPACIAL BRASILEIRA (AEB), EMBAIXADA, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF), ORGANIZAÇÃO, COMEMORAÇÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), IMPORTANCIA, DEBATE, EXPANSÃO, TECNOLOGIA, BRASIL.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o “Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento” foi criado pela ONU e é celebrado pelos países-membros todo dia 10 de novembro. Este ano, as comemorações abrangem ações coordenadas e integradas, como mostra de experimentos, oficinas de ciências, exposições institucionais, de livros e de portais, experimentoteca móvel, lançamento de livros e workshop para professores, coordenadores e diretores das escolas do Distrito Federal. (No Espaço Cultural Anatel - SAS, Quadra 6, Bloco C, Brasília/DF).

Essas comemorações contam com parcerias do MEC e do Ministério da Ciência e Tecnologia, além da Embaixada da Finlândia, Ag. Espacial Brasileiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, UnB, Instituto Sangari, British Council e Secretaria de Educação do DF.

Em março de 1995, as Nações Unidas convocaram para em Copenhague, um encontro de cúpula dos chefes de Estado, consagrado ao desenvolvimento social. A data da reunião - 1995 - marca o qüinquagésimo aniversário do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, do fim da Segunda Guerra Mundial e da criação da ONU.

A comemoração anual é, portanto, ocasião para se estabelecer um balanço tempo transcorrido, refletir sobre a possibilidade de se modificar o rumo dos próximos 50 anos e alcançar um resultado mais satisfatório em termos de paz e desenvolvimento, os dois objetivos centrais das Nações Unidas.

Com a revolução comunicação, o mundo encolheu. Desses avanços tecnológicos é que se originam os fenômenos da mundialização que se manifestam de maneira desigual em campos tão variados quanto finanças, economia, tecnologia e cultura.

A Internet foi outra grande contribuição para a aproximação dos povos e para a busca da paz e do desenvolvimento.

No Brasil, o panorama não é diferente. Nossos avanços colocam-nos em posição de vanguarda na defesa da paz. E não são poucos os esforços em favor do desenvolvimento, meta prioritária em todos os Governos.

Paz, desenvolvimento e liberdades são essenciais aos povos.

O Brasil lutou muito para recuperar o Estado de Direito e, em conseqüência, a livre manifestação, incluindo a liberdade de imprensa.

Quaisquer ações que quem quer que seja procure promover para restringir a livre manifestação de opinião devem merecer imediata repulsa.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2006 - Página 33924