Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração de 70 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TURISMO.:
  • Comemoração de 70 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2006 - Página 34176
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TURISMO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ENTIDADE, REPRESENTAÇÃO, EMPRESARIO, INDUSTRIA, HOTEL, SAUDAÇÃO, MULHER, TRABALHADOR, SETOR, ELOGIO, INICIATIVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRIAÇÃO, MINISTERIO DO TURISMO, ESCOLHA, WALFRIDO MARES GUIA, MINISTRO DE ESTADO, REGISTRO, CONTRIBUIÇÃO, SENADO, NECESSIDADE, PREPARAÇÃO, PAIS, RECEBIMENTO, TURISTA.
  • ANALISE, CAPACIDADE, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ATRAÇÃO, TURISTA, NECESSIDADE, DIVULGAÇÃO, PATRIMONIO, NATUREZA, BRASIL, BENEFICIO, INDUSTRIA, TURISMO, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Antes de mais nada, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, senhores que compõem a Mesa, senhores representantes do setor hoteleiro, do turismo, senhores representantes das instituições governamentais, eu poderia começar dizendo meus senhores, mas quero dizer primeiro minhas senhoras, porque, infelizmente, a participação das mulheres ainda é muito pequena. Basta ver aqui, agora, a dificuldade para uma mulher conseguir usar da palavra. Poucas mulheres estão aqui. Com certeza, são mulheres batalhadoras nessa área. Por isso, quero fazer uma saudação especial a todas as mulheres desses setores. (Muito bem! Palmas)

Vou começar dizendo: parabéns! É dia de aniversário. Parabéns aos senhores! Parabéns às senhoras!

Escrevi o meu discurso porque se eu fosse falar de improviso, demoraria muito. Este momento é muito importante porque mostra o valor que o Senado da República atribui a esse setor, tanto que faz uma sessão especial para homenagear a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

Não tenho dúvida, senhoras e senhores, de quão interligados estão - ninguém tem dúvida disso - o setor hoteleiro e o turístico. O turismo - também não tenho dúvida disso -, é o grande potencial de que o país dispõe para dar o salto de desenvolvimento.

O Presidente Lula, de forma muito lúcida e consciente, criou o Ministério do Turismo e colocou à frente dele o Ministro Mares Guia, um exemplo de competência. Não é do meu Partido, mas reconheço a competência que Mares Guia tem nessa área. (Muito bem! Palmas). Não vou falar de dados, até porque não me atraem. Os dados sobre o turismo são do conhecimento de todos.

O turismo deu um salto em todos os sentidos, tanto no que diz respeito ao volume de recursos como quanto ao número de turistas que vêm ao Brasil nos últimos tempos, a partir da criação do Ministério do Turismo.

Conhecemos a contribuição significativa do Senador Pavan e do Senador Paulo Octávio, que foram respectivamente Vice-Presidente e Presidente da Subcomissão de Turismo à época em que foi criada. Eu fui membro constituinte. Foi grande mesmo a contribuição que a Subcomissão de Turismo, desde o seu início, deu. Agora já há no Senado uma Comissão de Turismo. Não se trata só da Comissão de Turismo, mas da contribuição que o Senado vem dando à questão.

Eu diria que vários aspectos têm que ser tratados e cuidados: aspectos de grande vulto e aspectos de pequena envergadura. Não vou citar todos. Vou exemplificar apenas alguns. Existem questões por dentro e questões por fora que têm que ser discutidas. Quanto às questões que estão por dentro, não vou discuti-las com os senhores e com as senhoras. São questões relacionadas com a indústria hoteleira. Os senhores conhecem a questão por dentro e, por conseguinte, são os senhores e as senhoras que sabem como tratá-la. Eu não sei. Posso até discutir algumas questões, mas, como não as conheço, não vou ficar dando palpite nesta tribuna agora.

Mas, por ora, eu diria que há questões relativas à legislação, algumas já colocadas aqui. Temos que assumir o nosso papel determinante como Parlamentares. Há questões importantíssimas: visto de entrada, impostos, preparo de pessoal.

Costumo dizer que temos um potencial turístico tão grande, tão grande, neste País - e daqui a pouco vou falar um pouquinho do meu Mato Grosso. É claro que eu não vou deixar de falar, não é Heráclito? Lógico. Não vou deixar de falar do meu Mato Grosso, mas falo do Brasil como um todo. O potencial é tão grande e tem tanta gente do mundo inteiro querendo vir para cá que é preciso preparar o pessoal de dentro da indústria hoteleira e do turismo e, por fora como um todo, cuidar da estruturação da educação - questões que precisam ser pensadas com rapidez.

Quero saber quantas pessoas neste País falam mandarim. E a China tem quantos milhões? Aliás, contamos em bilhões os chineses. Quantos estão querendo fazer turismo no Brasil? Mas é impossível, porque se abrirmos essa questão agora ninguém dá conta.

Estou apenas citando um exemplo de questões por fora. São, na realidade, questões mais amplas que têm que ser tratadas e cuidadas. Estou só citando um exemplo aqui. Há outros para serem citados.

Quando eu perguntei quantas pessoas falam mandarim no Brasil, não significa que falar o mandarim seja de extrema importância e relevância para receber os chineses. Mas é óbvio que é também. Claro que é. Mas não é só isso. Há muita coisa mais, mas muita coisa mais! Vejo lá pelo meu Mato Grosso.

No meu Mato Grosso tem Pantanal? Tem Pantanal. Tem Chapada dos Guimarães? Tem Chapada dos Guimarães. Mato Grosso do Sul tem Bonito. O nosso Mato Grosso, que não é o do Sul, é o Mato Grosso de Cuiabá, tem muitos Bonitos. Não é um Bonito, tem muitos Bonitos, tem vários Bonitos, só que ainda precisam ser organizados. Ou seja, o potencial é gigantesco. Mato Grosso, quando se abrir para o turismo, ninguém segura. E não são apenas as belezas naturais, que são fantásticas. Quem mais tem Pantanal, a não ser o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul? Quem mais tem Chapada dos Guimarães? O turismo, em todas as suas formas, lá é possível.

Outro dia eu andava por um interiorzão muito longe - muito longe da capital, porque lá temos municípios a 1.500 quilômetros da capital -, por municípios bastante distantes da capital e passamos intempestivamente, de passagem literalmente, por um dos municípios e tinha uma cachoeira belíssima; logo adiante, uma lavoura fantástica de algodão em plena flor. É claro que tem que organizar temporadas, mas quem não quer ver? Que estrangeiro, que nunca viu um algodão em flor, não quer ver? Os senhores já viram uma lavoura de algodão em flor? Tudo bem, muitos já viram talvez o branco, mas lá tem de cinco cores, tem algodão colorido. Já é difícil alguém ver lavouras de extensão brancas, imaginem coloridas? Só citando exemplos, Senador Efraim.

Pode-se organizar trilhas turísticas, mas é necessário infra-estrutura.

Em Porto dos Gaúchos, visitei a casa do primeiro desbravador da região. Uma coisa fantástica! Pela manhã, em torno de 70 araras coloridas, imensas, gigantescas, vão tomar o café da manhã. Vocês já imaginaram ver 70 araras coloridas voando e cantando às sete horas da manhã, exatamente às 7 horas da manhã?! Como elas tomam café, não vou contar, porque demora muito tempo. O mundo quer ver essas coisas. Isso não é em qualquer lugar que existe. É no Brasil, e, mais especificamente, no meu Mato Grosso.

Costumo ser disciplinada, porque fico uma arara quando a turma passa do tempo e há outros Senadores querendo falar. Tenho um respeito enorme pelos outros que querem falar também, porque não é um direito só nosso. Concluo dando os parabéns e dizendo que todas as categorias, tanto a categoria da indústria hoteleira como outras afins, estão realmente com sucesso garantido, porque não só têm o potencial de contribuir para mostrar o Brasil para o mundo como têm política essencial que pode ser desenvolvida. Eu diria: este País precisa de geração de emprego. Precisamos gerar emprego neste País, e a indústria hoteleira e a “indústria do turismo” são o maior potencial possível de indústria limpa, gerando grande quantidade de empregos neste País.

Parabenizo os senhores. São um sucesso.

Muito obrigada.(Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2006 - Página 34176