Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Refutação ao pronunciamento do Sr. Mozarildo Cavalcanti de que o Presidente Lula discrimina o Estado de Roraima. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FUNDIARIA. ELEIÇÕES.:
  • Refutação ao pronunciamento do Sr. Mozarildo Cavalcanti de que o Presidente Lula discrimina o Estado de Roraima. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2006 - Página 34229
Assunto
Outros > POLITICA FUNDIARIA. ELEIÇÕES.
Indexação
  • CONTESTAÇÃO, DISCURSO, AUTORIA, MOZARILDO CAVALCANTI, SENADOR, NEGLIGENCIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, POLITICA FUNDIARIA, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESCLARECIMENTOS, PROJETO, DEMARCAÇÃO, TERRAS INDIGENAS, INICIATIVA, ANTERIORIDADE, GOVERNO, DISPOSIÇÃO, EXECUTIVO, BUSCA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, REGISTRO, AUMENTO, INVESTIMENTO, UNIÃO FEDERAL, REGIÃO.
  • COMENTARIO, DENUNCIA, MINISTERIO PUBLICO, OCORRENCIA, ABUSO, PODER ECONOMICO, CAMPANHA ELEITORAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), EXPECTATIVA, RESULTADO, INQUERITO, POLICIA FEDERAL, JULGAMENTO, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE).

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder, pronuncia o seguinte . Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vejo-me na obrigação de fazer algumas colocações depois do discurso do Senador Mozarildo Cavalcanti. E quero dividi-las em dois aspectos.

O primeiro, no que trata do Presidente da República, refuto a afirmação de que o Presidente nunca olhou por Roraima, não se importou com seus eleitores porque eram poucos, e não tem compromisso com o Estado. Isso não é verdade. Não aceito essa declaração, porque, durante os quatro anos do mandato do Presidente Lula, o Estado foi aquinhoado com muitas ações. E o Governo de Roraima, que é adversário do Presidente, tem recebido recursos federais abundantes, para que possa fazer os investimentos necessários. Portanto, o Presidente Lula jamais discriminou o Estado de Roraima. Jamais!

No que tange à demarcação das terras indígenas, houve uma falácia durante essa eleição. Mentiu-se ao povo de Roraima, porque a demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol foi definida em 1992, com laudo antropológico feito em outro Governo. Ela foi demarcada em 1998, em outro Governo, e foi homologada no Governo do Presidente Lula, depois de um longo debate, em que defendemos inclusive uma ação de entendimento, a busca do consenso. E o Governo do Estado de Roraima preferiu ir à Justiça, ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça, para tentar ganhar a questão. Ele perdeu a ação, e houve a homologação. O Presidente Lula não demarcou a área Raposa Serra do Sol, o Presidente Lula homologou-a; portanto, o último estágio desse processo de demarcação.

Quanto à busca de caminhos para Roraima, o Presidente Lula vai buscá-los, junto com toda a Bancada. Não vamos discriminar ninguém. O Presidente quer fazer um Governo de união nacional, em que todos possam contribuir, independentemente das posições partidárias.

Vamos defender e mostrar aquilo que está sendo feito para regularizar a questão fundiária do Estado, que há quinze anos os Governadores relegaram e não resolveram, e para resolver definitivamente a demarcação de terras. Além do mais, ainda busco um entendimento para que se possa resolver a questão da área indígena de Pacaraima, da sede da cidade, da área do Surumu e de outras regiões. Buscamos novos investimentos.

Nesta semana, o Presidente Lula está autorizando que o 6º BEC, Batalhão de Engenharia de Combate, conclua a construção da ponte que vai ligar o Brasil à Guiana, porque o Governo do Estado desviou recursos, de acordo com o Tribunal de Contas da União, e a obra foi paralisada há mais de três anos. Agora, essa obra será feita pelo 6º BEC, exatamente para ser concluída.

Então, o Presidente Lula está atento, sim, e vai atender ao Estado de Roraima cada vez mais.

Quanto à eleição, não quero trazer discussão de eleição de Roraima ou de qualquer Estado para cá. O Ministério Público tem várias ações hoje no Estado, demonstrando efetivamente o que foi o resultado das eleições. Não vou discutir. Vamos esperar o julgamento dos tribunais sobre o abuso do poder econômico, a compra de votos e todas essas acusações que o Ministério Público fez, que estão comprovadas nos autos e que serão apreciadas no momento certo. Em nenhum momento, subi a esta tribuna para reclamar do resultado das eleições, apesar de ter sido vítima do abuso e de tudo isso que aconteceu e que está documentado. Confio na Justiça, vamos esperar a elucidação dos fatos, os inquéritos da Polícia Federal e o julgamento do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal Superior Eleitoral. E aí veremos se houve realmente a manifestação do povo de Roraima ou se houve a indução, o desequilíbrio do pleito, a compra de votos, o abuso do poder econômico e tudo isso que o Ministério Público Federal alega que existiu. Não estamos acusando, mas aguardando com tranqüilidade o julgamento do Tribunal.

A questão de Roraima está abstraída para Roraima. Aqui sou Líder do Governo, aqui vou trabalhar por todos os Estados, aqui vou trabalhar com todos os Senadores e Senadoras, e a nossa posição e a do Governo Lula é de respeito aos Estados, é de trabalho com seriedade, é de responsabilidade com todos e é de encarar, para melhorar, as condições de vida do povo brasileiro.

É isso que vamos fazer para Roraima e para todos os Estados do Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2006 - Página 34229