Discurso durante a 188ª Sessão Especial, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet, ocorrido no dia 17 último, na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet, ocorrido no dia 17 último, na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2006 - Página 34841
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RAMEZ TEBET, SENADOR, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), EX PRESIDENTE, SENADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EMPENHO, COMBATE, DESIGUALDADE REGIONAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com um sentimento de tristeza que venho a esta tribuna, como Líder do Governo, como membro do PMDB e, sobretudo, como amigo do Senador Ramez Tebet. Venho a esta tribuna para fazer o que todos aqui fizeram: reconhecer a integridade, a capacidade, a seriedade, a serenidade e a vida exemplar do Senador Ramez Tebet.

Eu e o Senador Ramez Tebet nos cruzamos pela primeira vez, Sr. Presidente, quando eu era Presidente do Projeto Rondon e ele, Superintendente da Sudeco. Trabalhamos no mesmo prédio do Ministério do Interior e, de vez em quando, nos encontrávamos e conversávamos sobre o Brasil. Desde aquele momento, o Senador colocava em tudo o que fazia paixão, garra, coragem e, sobretudo, um compromisso com o resultado.

A visão da Sudeco, depois a visão de Governador, de Vice-Governador, de Senador, de Ministro da Integração, de Presidente do Senado foi sempre uma visão para o Brasil todo. Tivemos no nosso Estado de Roraima a honra de recebê-lo mais de uma vez. Ele foi a Roraima conhecer a nossa realidade, nos ajudar a discutir os nossos problemas, e sempre tinha uma palavra de equilíbrio, mas também de determinação.

E, hoje, nesta sessão em que lamentamos a perda do Senador Ramez Tebet, faço questão de lembrar todo esse conjunto de qualidades, especialmente uma qualidade que era muito importante também: a de olhar para um Brasil que não é o Brasil desenvolvido, mas de olhar para um Brasil mais pobre, para um Brasil mais necessitado, de ter aquela visão de combater as desigualdades regionais. Ele, que veio de um Estado novo, que ainda tem tantos desafios pela frente, e, na condição de Senador, representava tão bem aqui a luta para vencer esses desafios.

Sei que o Senador Ramez Tebet fará muita falta, pelo seu equilíbrio e suas posições, ao novo Governo do Presidente Lula, a essa coalizão que queremos formar no PMDB, à nova união do PMDB que queremos construir. Fará falta ao povo de Mato Grosso do Sul, fará falta aos embates políticos, nos quais colocava tanta paixão, aquela paixão de promotor público em muitos temas em que falava com uma ênfase que brotava do coração; vai fazer falta aos seus funcionários, às pessoas dedicadas que, junto com ele, atuaram durante tanto tempo, e a quem ele era tão leal, a quem ele reconhecia tanta ajuda, e também a quem o amparou durante esse final de caminhada, que foi sofrida para todos nós, mas, principalmente, tenho certeza, para quem estava mais perto dele, como os servidores que, todos os dias, viam a garra dele em lutar, e a doença tentando vencê-lo, como venceu.

            À família - nenhuma palavra sobrepõe-se à ausência, à dor e ao sofrimento -, à esposa, aos filhos, à filha Prefeita, que segue a carreira do pai e segue um grande exemplo, a todos, quero trazer a palavra do Governo, da Liderança do Senado e dos companheiros do PMDB que não puderam estar aqui hoje. Infelizmente, eu estava em Roraima quando houve o falecimento do Senador Ramez Tebet, e não pude chegar a tempo, porque o nosso deslocamento, de um dos Estados mais distantes do País, não é fácil. Mas eu estava em espírito e estava representado pelo Presidente Renan Calheiros também, pelo Presidente Lula e por tantos companheiros que tiveram a oportunidade de levar a mensagem do reconhecimento unânime do Senado Federal à grandeza, à hombridade e ao ser humano que era o Senador Ramez Tebet.

O Senador Ramez Tebet vai fazer falta, mas deixa um exemplo, como já foi dito, de garra, de coragem, de alegria e de dever cumprido, porque quem teve a vida política que teve o Senador Ramez Tebet, quem ocupou os cargos que o Senador Ramez Tebet ocupou, com tanta dignidade, tem amigos que devem orgulhar-se, que devem fazer sempre com que essa lembrança possa ajudar a construir um Brasil ainda melhor.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2006 - Página 34841