Discurso durante a 188ª Sessão Especial, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet, ocorrido no dia 17 último, na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet, ocorrido no dia 17 último, na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2006 - Página 34851
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RAMEZ TEBET, SENADOR, EX PRESIDENTE, SENADO, EX PREFEITO, EX GOVERNADOR, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), EX MINISTRO DE ESTADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, CONCILIAÇÃO, BUSCA, INTERESSE NACIONAL.

    A SRA. LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores,

    A sessão que hoje realizamos para homenagear a memória de nosso inesquecível amigo e colega senador Ramez Tebet não deve ser marcada pela tristeza. Ao contrário. Tenho a plena convicção de que ele gostaria de que nós estivéssemos aqui para lembrar de momentos desta Casa em que travamos embates importantes em nome de nosso país e de nosso povo, que ele tanto amava e tanto defendia.

    É nesse sentido que venho à Tribuna, hoje, para recordar aquele que foi, sem nenhuma dúvida, um dos mais brilhantes parlamentares que este Senado já abrigou.

    Sua dignidade, sua correção de caráter, sua bondade, seu equilíbrio e o exemplo de homem público são a grande herança que o senador Ramez Tebet deixa para cada um de nós.

    Nos quatro anos que tive a honra de conviver com o senador Tebet, aprendi a importância do ânimo apaziguador, da conciliação e da concórdia, quando parecia não haver solução para o impasse.

    Assim foi durante a tramitação da Lei de Recuperação de Empresas, ocorrida durante sua gestão à frente da Comissão de Assuntos Econômicos, onde atuou como verdadeiro magistrado.

    Assim foi em inúmeras vezes, neste Plenário, quando parecíamos precisar de uma voz serena, para encontrar um norte nas discussões apaixonadas, nos momentos mais complicados desta Casa.

    O senador Ramez Tebet era a voz que dava o tom que precisávamos, O tom do equilíbrio e da garantia de que saberíamos encontrar a melhor solução, a resposta aos anseios da Nação.

    Quantas e quantas sessões tumultuadas encontraram nas palavras do senador Ramez Tebet o consenso necessário para as votações equilibradas e sensatas que os projetos demandavam?

    Assim como eu, creio que cada um de nós, parlamentares, deve ter recebido do senador Ramez Tebet, uma palavra de apoio, de encorajamento, um aparte esclarecedor.

    Mesmo nas piores crises enfrentadas por nosso País, o senador Tebet nunca deixou de acreditar que o Brasil era maior que os seus problemas e encontraria as devidas soluções.

    Sua vida pública foi referência política para o Congresso Nacional e a sociedade brasileira.

    Advogado, promotor público em Três Lagoas, cidade onde foi prefeito e governador do Estado de Mato Grosso do Sul. Ministro da Integração Nacional no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e presidente do Senado Federal entre 2001 e 2003.

    Hábil, tolerante, e ao mesmo tempo humilde e simples, o senador Ramez Tebet já deixa saudades entre nós. Sua presença há de fazer falta, sua presença serena, amiga e tranqüila. Mas suas lições de vida com certeza estarão gravadas para sempre em todos aqueles que fazem da vida pública um compromisso com a Nação.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2006 - Página 34851