Discurso durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela instalação, na cidade de Salvador/BA, do sinal aberto da TV Senado.

Autor
César Borges (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: César Augusto Rabello Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Satisfação pela instalação, na cidade de Salvador/BA, do sinal aberto da TV Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2006 - Página 34932
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • IMPORTANCIA, ABERTURA, SINALIZAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, SENADO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DA BAHIA (BA), OBJETIVO, AMPLIAÇÃO, ACESSO, POPULAÇÃO, TRABALHO, CONGRESSO NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, DEBATE, PROJETO, MELHORIA, REGIÃO.
  • COMENTARIO, HISTORIA, TELEVISÃO, SENADO, IMPORTANCIA, FORMAÇÃO, CIDADANIA, AUMENTO, ACESSO, POPULAÇÃO, INFORMAÇÃO, REFORÇO, DEMOCRACIA, APROXIMAÇÃO, CIDADÃO, CONGRESSO NACIONAL.
  • AGRADECIMENTO, PRESIDENTE, DIRETOR GERAL, DIRETOR, SENADO, SENADOR, SERVIDOR, CONTRIBUIÇÃO, AMPLIAÇÃO, ACESSO, POPULAÇÃO, INFORMAÇÕES, LEGISLATIVO.

O SR. CÉSAR BORGES (PFL - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, Senador João Alberto, do Estado do Maranhão, também ex-governador daquele grande Estado.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, amanhã haverá um ato no Senado Federal a respeito do qual gostaria de me manifestar neste momento, antecipadamente, pois o considero importante para esta Casa, para o Estado da Bahia e, enfim, para a democracia brasileira. Trata-se, Sr. Presidente, da instalação, na cidade de Salvador, do sinal aberto da TV Senado.

Quando o Senado criou sua TV Legislativa, em 1996 - a primeira do País -, estava iniciando ali uma verdadeira revolução na relação entre os Parlamentares e seus eleitores, entre o Parlamento e a sociedade.

Justamente neste ano, quando comemora o aniversário de dez anos de implantação, a TV Senado está realizando agora, podemos dizer, uma segunda revolução na área das tevês legislativas, que é justamente sua entrada no sinal aberto das principais capitais e cidades brasileiras. E Salvador, capital do meu Estado, foi contemplada entre as primeiras, senão a primeira cidade. Por isso, neste momento, quero apresentar meus agradecimentos ao Presidente da Casa, Senador Renan Calheiros, a todos aqueles que fazem a parte administrativa, ao Diretor-Geral da Casa, Agaciel Maia, àqueles que dirigem também a TV Senado, ao Sr. Rollemberg, enfim, a todos os que fazem com que essa tevê possa ser vista por milhões de brasileiros.

Tenho certeza de que as imagens da TV Senado, agora por meio de sinal UHF na Bahia, vai fazer com que uma parte maior ainda da população do nosso Estado tenha acesso ao trabalho prestado pelos Senadores que a representam nesta Casa. Poderá verificar, pelas transmissões ao vivo da TV Senado, os principais temas em debate, comprovando quem realmente defende os interesses, quem está sempre à frente dos interesses do nosso Estado, seja nesta tribuna, seja nos trabalhos das comissões, seja nas articulações para aprovação dos empréstimos, de projetos tão importantes para a Bahia, ou até, muitas vezes, vis-à-vis, criticando projetos que trazem prejuízo ao Estado.

Vejam, por exemplo, o caso da transposição do São Francisco, que temos combatido tanto aqui. Lamentavelmente, o Governo Federal insiste em incorrer nesse erro, nesse equívoco de contemplar, com prioridade, a transposição, não fazendo de imediato o que deveria fazer: a total revitalização do rio São Francisco e a melhora das condições de vida da população ribeirinha daquele grande vale, que não tem recebido o apoio do Governo Federal. Estamos com projetos de irrigação no Estado da Bahia, como o Projeto Salitre, o Projeto Baixio de Irecê, mas existem também, nos Estados de Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe, projetos paralisados. Apesar disso, o Governo pensa em fazer a transposição e não em atender a população, que já vive com dificuldades no Vale do Rio São Francisco.

Esses debates poderão ser, mais uma vez, acompanhados ao vivo pela população baiana e pela população brasileira.

Desde a inauguração, em fevereiro de 1996, a TV Senado vem exercendo papel de destaque para a formação da nossa cidadania, servindo de modelo para as demais tevês legislativas do País e que foram surgindo, paulatinamente, após essa emissora. Hoje nós sabemos que a Câmara tem a sua TV, a maioria das assembléias legislativas passam agora a ter a sua TV, e as Câmaras de Vereadores também.

É o caso da capital do Estado da Bahia. A Câmara de Vereadores de Salvador tem a sua TV, e lá os vereadores, comandados pelo competente Vereador Valdenor Cardoso, Presidente daquela Casa, têm levado à população os trabalhos legislativos, prestigiando e mostrando à população que o Parlamento veio para reforçar a democracia - e não há democracia sem Parlamento - e que tem que ser respeitado pela seriedade do trabalho conduzido pela maioria dos Srs. Parlamentares.

É preciso que se diga, Sr. Presidente, que o Senador José Sarney, de quem sabidamente V. Exª tem amizade, ex-Presidente desta Casa e do nosso País, foi quem criou a TV Senado. E devemos sempre lembrar disso e parabenizá-lo por esse ato.

O seu sucessor, Senador Antonio Carlos Magalhães, ex-Governador do nosso Estado e Senador aqui nesta Casa pela segunda vez, consolidou e ampliou a TV Senado, uma emissora que continua desenvolvendo sempre novos serviços para a comunidade, por meio do trabalho daqueles que comandam hoje a TV Senado e que comandam esta Casa, como é o caso do Senador Renan Calheiros.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a partir desta nova fase, com a implantação do sinal nas capitais brasileiras, os números atuais de audiência da TV Senado - que, diga-se, já são grandes - ficarão ainda maiores. De fato, hoje três milhões de famílias podem assistir à TV Senado por meio da TV a cabo e mais oito milhões através de antenas parabólicas. Brasileiros, em qualquer lugar do mundo, também assistem à TV Senado pela Internet, cada vez mais utilizada pela população em todo o mundo.

Agora, ocorre a liberação do sinal aberto em UHF para doze capitais brasileiras, entre elas Salvador, para nossa satisfação, nosso orgulho e também para a satisfação de sua população, que começa a receber esse sinal e ter acesso às informações tão úteis transmitidas pela TV Senado. Sabemos que, pouco a pouco, depois de Salvador, virão outras capitais e grandes cidades brasileiras, que, tenho certeza, serão atendidas também por meio dessa rede do sinal aberto em UHF.

Com isso, Sr. Presidente, mais e mais brasileiros terão acesso aos debates que ocorrem nesta Casa, aos debates legislativos, permitindo que o trabalho do Parlamentar seja acompanhado pari passu, dia a dia, hora a hora pela população, inclusive para criticar aqueles que incorrerem em equívocos ou que não estiverem conduzindo bem os seus trabalhos. A população poderá também elogiar e saber que, dentro do Parlamento, faz-se um trabalho essencial para a vida nacional, para a democracia brasileira.

Srªs e Srs. Senadores, não há sociedade democrática sem acesso à informação, não há sociedade na qual a cidadania se forme sem que o conhecimento esteja difundido entre todas as classes.

Assistir à TV Senado é ter acesso livre à vida legislativa desta Casa, é ter acesso direto à vida parlamentar, inclusive sem edição, porque quase sempre estamos transmitindo em tempo real.

O Senado mostra que é uma Casa aberta ao povo. Todas as informações estão disponíveis eletronicamente e se complementam por meio da Rádio Senado, da Agência Senado e do serviço Alô Senado, formando esse sistema de comunicação que permite ao cidadão acompanhar e influenciar a vida legislativa do seu País.

Decisões importantes, a partir da criação TV Senado, passaram a ter acompanhamento em tempo real e sem cortes ou edições. Foi o que aconteceu na transmissão de mais de 20 horas ininterruptas da reunião que votou a Reforma da Previdência, entre os dias 24 e 25 de setembro de 2003.

Mais importante ainda, a meu ver, Sr. Presidente, é que nosso cotidiano legislativo é acompanhado pari passu, com naturalidade, no seu dia-a-dia, aproximando o poder do cidadão.

Uma parte maior dos meus concidadãos baianos passará agora a acompanhar os trabalhos do Senado, embora, Sr. Presidente, já seja bastante significativa a audiência da TV Senado na Bahia, mesmo mediante parabólica e TV a cabo.

Digo isso, Srs. Senadores, porque todos sabemos da repercussão dos nossos discursos, dos nossos trabalhos nos mais longínquos rincões dos nossos Estados, muitos com dimensões de países, como é o caso da Bahia, com 570 mil quilômetros quadrados - maior que a França. Nos mais distantes e menores Municípios, sempre encontramos cidadãos que realçam o nosso trabalho, realçam o nosso discurso, o que é muito importante, porque gratifica o Parlamentar e o e incentiva a continuar trabalhando.

Nosso gabinete recebe periodicamente e-mails, telefonemas, sugestões de trabalho. Esse é o incentivo maior que recebemos. Além de comentários, recebemos sugestões para os nossos discursos. Percebemos o maior reflexo da TV Senado quando estamos exatamente em nossas bases e vemos o cidadão falando, manifestando-se, mostrando que está acompanhando o trabalho da Casa.

Comprovando tudo isso que acabei de dizer, Sr. Presidente, vemos que todos os Parlamentares estão, cada vez mais, desejosos dessa aproximação entre o cidadão e o Congresso Nacional - Senado Federal e Câmara de Deputados.

Portanto, nesta tarde, desejo fazer justiça ao trabalho dos Parlamentares; fazer justiça ao trabalho da Mesa Diretora desta Casa, na figura do seu Presidente, Senador Renan Calheiros; fazer justiça ao Senador José Sarney, que criou a TV Senado; fazer justiça ao ex-Presidente desta Casa Senador Antonio Carlos Magalhães, que, como destaquei, prestigiou esse trabalho; para fazer justiça aos diretores do Senado, àqueles que dirigem também a TV Senado e a todos os serviços de comunicação desta Casa. Somos gratos a todos eles. Acho que a sociedade brasileira também lhes é grata, assim como a democracia brasileira, acima de tudo.

É com muita satisfação que vejo Salvador ser agora contemplada. Pessoalmente, agradeço a todos esses que permitem que, a partir de amanhã, a Bahia, a capital do nosso Estado, Salvador, seja atendida pelo sinal UHF da TV Senado.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2006 - Página 34932