Discurso durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2006 - Página 34960
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RAMEZ TEBET, SENADOR, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, CIDADANIA, PATRIOTISMO, FAMILIA, IMPORTANCIA, BIOGRAFIA, SENADO.

O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB - AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ontem eu não estava nesta Casa quando os nossos colegas prestaram uma homenagem à memória do Senador Ramez Tebet. Portanto, quero fazê-lo hoje, para que de nenhum modo eu fique omisso no sentimento que tenho de que nós perdemos um excelente Senador e um homem público da melhor qualidade.

O Senador Ramez Tebet passou por esta Casa, deixando aqui exemplos de trabalho, exemplos de participação na direção da nossa Casa, onde ele sempre demonstrou grande espírito público, onde sempre ele demonstrou uma personalidade conciliadora. Era um homem que tinha uma visão exata dos limites da política, um homem que tinha uma grande preocupação com os problemas do País e, principalmente, com os problemas do seu Estado.

Foi um grande cidadão, cidadão que cumpriu seus deveres para com sua pátria. Dentro do cidadão estava o chefe de família, o pai exemplar, o esposo que sempre cumpriu com todos os seus deveres de chefe de família. Foi, no seu Estado, um exemplo; era uma pessoa correta, um cumpridor dos seus deveres. Na política, ele sempre se houve com grande espírito público, sempre participou de todas as causas, de todos os debates de interesse nacional que fizemos aqui. Ele marcou presença na nossa Casa. Sempre esteve presente em todos os momentos em que tínhamos de debater problemas nacionais, mas, sobretudo, ele cresceu quando todos nós presenciamos, quase dia a dia, a sua luta contra a morte, o seu desejo de viver. Quando ele melhorava, vinha à tribuna e aqui expressava seus pontos de vista. Nunca deixou que passasse um assunto sem que ele estivesse presente, um projeto sem que o discutisse, sem que procurasse emendá-lo, sem que procurasse melhorá-lo.

Acompanhamos, sensibilizados, a sua comovente caminhada para o fim dos seus tempos. E é este o espírito: homenageá-lo.

Estive em Três Lagoas, junto com muitos colegas nossos, com o Senhor Presidente da República, com Governadores e outras autoridades do país, para dar uma palavra de adeus, mas, sobretudo, uma palavra de referência pelo que ele representou para o Senado Federal, pelo que representou para o Brasil e para o seu Estado, Mato Grosso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2006 - Página 34960