Discurso durante a 189ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da Segunda Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Abertura da Segunda Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2006 - Página 34888
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, SEMANA, VALORIZAÇÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, NECESSIDADE, REDUÇÃO, DIFERENÇA, EXCLUSÃO, PROMOÇÃO, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO, COMPORTAMENTO, MELHORIA, ESPAÇO, INCLUSÃO, INTEGRAÇÃO SOCIAL.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, digníssimos componentes da Mesa, Senador Efraim Morais, Senador Paulo Octávio, Dom Odilo Scherer, Dr. Paulo Skaf, Isabel Fillardis, Guilherme Berenguer, Marcos Frota, Sharon Menezes, José Fernandes Sardinha, cumprimento a cada um e a todos que participam desta sessão solene que inicia a 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, com a qual o Senado pretende despertar atenção de mais pessoas para essa problemática.

O pessoal comentou, quando eu estava vindo para cá, que eu vesti a camisa. Acho que é isto mesmo: vestir a camisa, fazer com que a sociedade como um todo tenha esse comprometimento de enfrentar as diferenças como elas precisam ser enfrentadas. Em primeiro lugar, partindo do princípio de que ainda bem que somos diferentes. Que terrível seria o mundo se diferenças não existissem, se não tivéssemos de trabalhar e lidar com as diferenças! O que não podemos admitir é que o trato dado à diferença seja o da discriminação.

Quando lidamos com as diferenças, temos sempre de levar em consideração alguns pontos. A diferença é algo que precisa ser olhado, tratado e conduzido de forma a que as pessoas não se achem nem melhor, nem mais, nem acima, nem além das outras pessoas. O trato da diferença tem de ser sempre no sentido de convergir para que cada um, com a sua peculiaridade, com o seu traço, com a sua formação física, mental, social e intelectual possa contribuir para a harmonia do universo onde vive. Tratar as diferenças como diversas e não como adversas, não como algo que precisa ser eliminado, mas como algo que precisa, pela valorização do trato, da condução, integrar os diferentes e constituir uma sociedade harmoniosa, onde cada um contribua, conforme sua maneira, conforme sua constituição. E todos têm uma maneira de contribuir.

As pessoas que convivem cotidianamente com portadores de necessidades especiais sabem de que estou falando, porque o convívio faz com que as pessoas atentem para determinadas nuances das relações entre as pessoas da convivência. Muitas vezes determinadas situações não nos alertam, não nos contemplam, não nos desafiam.

Portanto, essa convivência dos diversos, dos diferentes é extremamente salutar. Um evento como este que o Senado promove pela segunda vez, a 2ª Semana de Valorização da Pessoa Com Deficiência, tem por objetivo exatamente superar os obstáculos e promover alterações na legislação, no comportamento, no espaço físico, enfim, em tudo aquilo que muitas vezes impede que os diferentes participem e contribuam. Esta 2ª Semana vale para isso. Foi um sucesso a 1ª Semana, Presidente Renan Calheiros, e tenho certeza de que esta também o será. Nós todos estaremos vestindo a camisa e participando ativamente para que os diferentes, todos eles - todos nós somos diferentes sob vários aspectos -, estejam de mãos dadas para que a diferença seja o somatório, e não a exclusão.

Muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2006 - Página 34888