Pronunciamento de Efraim Morais em 21/11/2006
Discurso durante a 189ª Sessão Especial, no Senado Federal
Abertura da Segunda Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
- Autor
- Efraim Morais (PFL - Partido da Frente Liberal/PB)
- Nome completo: Efraim de Araújo Morais
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA SOCIAL.:
- Abertura da Segunda Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/11/2006 - Página 34890
- Assunto
- Outros > POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, REALIZAÇÃO, SEMANA, VALORIZAÇÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, ELOGIO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, CLASSE POLITICA, ARTISTA, ASSOCIAÇÕES, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), IGREJA CATOLICA, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, TENTATIVA, AMPLIAÇÃO, IGUALDADE, SOCIEDADE.
O SR. EFRAIM MORAIS (PFL - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em nome de V. Exª, quero saudar a todos que compõem a Mesa.
Srªs e Srs. Senadores, minhas senhoras e meus senhores, a minha palavra será rápida, para informar ao Brasil que, neste momento, construímos a 2ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida por esta Casa do Congresso Nacional. Na condição de 1º Secretário, participo, ao lado de V. Exª, Sr. Presidente, dos membros da Mesa da Casa, das Diretorias e dos funcionários do Senado Federal, obedecendo à sua determinação. V. Exª, no decorrer destes dois anos em que ocupa a Presidência desta Casa, tem desenvolvido um trabalho voltado para essa valorização, que se estende no Senado Federal por meio dos Senadores e Senadoras - cujos nomes não vamos citar - que fazem um trabalho extraordinário nesta Casa, levando, desta tribuna para todo o País, o que tem sido feito e o que queremos, porque vivemos este momento de maior importância para a sociedade brasileira.
O Senado Federal vem prestigiando uma nova consciência de inclusão e acessibilidade. Abrimos espaços e estamos cumprindo o que determina o Estatuto das Pessoas Portadoras de Deficiência, trazendo estagiários, valorizando pessoas com deficiência física e, acima de tudo, estamos tendo consciência do trabalho que vem sendo desenvolvido por este Brasil afora pelas Apaes, pelas Associações, pelas Fundações, por esta Casa, pelos artistas brasileiros. Espaços estão sendo abertos por meio das redes de televisão e rádios deste País, enfim, por um conjunto da sociedade que busca dizer ao Brasil, à sua sociedade e ao mundo que entendemos, sabemos e queremos continuar lutando para que haja essa igualdade.
Somos todos filhos de Deus. Somos todos criaturas que estão no mundo e devemos ser tratados e tratar com igualdade e com os mesmos direitos.
Sr. Presidente, neste momento, devo fazer um agradecimento que, com certeza, é de todos. Há aqui redes de televisão, emissoras de rádio, revistas, veículos da imprensa mostrando a todo o País este trabalho. E há pessoas ilustres e importantes da sociedade brasileira participando.
Devemos lembrar também que existe, por trás disso tudo, nos mais distantes recantos deste País - no meu Nordeste, no Sul, no Sudeste, em todas as regiões brasileiras -, pessoas que, no anonimato, trabalham pelos deficientes. Muitos não conhecem suas ações, seu amor e seu carinho por essas pessoas. É preciso viver isto; é preciso conhecer o que fazem essas pessoas simples e humildes que têm um coração enorme e que se dedicam aos nossos irmãos deficientes.
Agradeço a todos - nossa Igreja Católica, outras religiões, as Apaes, Associações, artistas, classe política - que têm buscado somar forças nesse sentido.
A minha mensagem vai para essas pessoas e também para a classe empresarial, que participa agora com mais presença desse projeto. E a minha palavra final é exatamente para aqueles que se encontram no anonimato, que trabalham sem condições físicas, sem recursos, mas com o coração. A eles, como representante do povo, principalmente do meu querido Estado da Paraíba, peço: vamos continuar trabalhando, porque o trabalho com o coração é maior do que qualquer outro.
Muito obrigado. (Palmas.)