Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reitera que a TV Senado deva exibir todas as sessões ao vivo e que elas sejam reexibidas à noite, no horário de 21 horas e 30 minutos.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Reitera que a TV Senado deva exibir todas as sessões ao vivo e que elas sejam reexibidas à noite, no horário de 21 horas e 30 minutos.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2006 - Página 33961
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • COMENTARIO, ANTERIORIDADE, DENUNCIA, AUTORIA, ORADOR, ATUAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, SENADO, PROBLEMA, REPETIÇÃO, EXIBIÇÃO, DISCURSO, SENADOR, COINCIDENCIA, PERIODO, CAMPANHA ELEITORAL.
  • REPUDIO, EDIÇÃO, PRONUNCIAMENTO, SENADOR, DISCRIMINAÇÃO, DIVULGAÇÃO, USO DA PALAVRA.
  • DEFESA, PRIORIDADE, EMISSORA, SENADO, DIVULGAÇÃO, SESSÃO, REIVINDICAÇÃO, FIXAÇÃO, HORARIO, REPETIÇÃO, HORARIO NOTURNO, RESPEITO, POPULAÇÃO, AUSENCIA, ATRASO.

O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tive a oportunidade de usar a tribuna e de fazer como denúncia um esclarecimento sobre a questão da TV Senado.

De um tempo para cá - posso verificar a data nos meus discursos -, começamos a ver algumas alterações, principalmente no horário de reexibição da TV Senado. Às 21 horas e 30 minutos, estava tudo gravado, sem edição, sem nada. Começaram a reexibir as sessões às 22 horas ou às 23 horas. Tentavam justificar que isso ocorria por causa das Comissões, mas houve um abrandamento no número de Comissões, e tudo continuou a mesma coisa. Depois, começamos a sentir que se falhava uma ou outra vez e que isso coincidia exatamente com o período pré-eleitoral, o que nos incomodou bastante. Não aceitávamos aquela situação.

Fiz a denúncia várias vezes, em plenário, no horário em que V. Exª estava em atividade em seu gabinete, e cheguei até a ouvir como justificativa para o atraso do horário, ou seja, para o fato de que não havia disponibilidade de horário, a exibição de alguns programas da TV Senado, de alguns outros programas. Muito bem! Temos de exibir programas culturais ou algo que possa preencher o horário, desde que não seja aquele destinado às exibições das nossas sessões nesta Casa do início ao fim.

Sr. Presidente, não poderemos jamais aceitar que venham editar pronunciamento de Parlamentar, quando está fazendo uso da tribuna, ou que venham discriminar Parlamentares, para encurtar o tempo das nossas sessões e para exibir outro tipo de programa.

Sr. Presidente, a prioridade da TV Senado é exibir para toda a população brasileira as sessões que ocorrem dentro desta Casa, para que o povo testemunhe o trabalho de cada Parlamentar. Então, peço encarecidamente a V. Exª que seja estabelecido um horário inalterável para a repetição da sessão plenária durante a noite, como era antigamente às 21 horas e 30 minutos, a fim de que o telespectador não fique esperando boa vontade no sentido de se exibir ou não a sessão plenária que ele não pôde ver durante a tarde. Lembro que a maioria das pessoas trabalha e não tem essa oportunidade, mas quer ver a atuação dos Parlamentares.

Então, pela quinta, sexta ou décima vez, peço encarecidamente respeito ao povo brasileiro: que se exibam todas as sessões ao vivo e que elas se repitam à noite, no horário de 21 horas e 30 minutos!

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2006 - Página 33961