Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre o discurso do Senador Mozarildo Cavalcanti que acusou o governo federal de negar investimentos para o estado de Roraima.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Esclarecimentos sobre o discurso do Senador Mozarildo Cavalcanti que acusou o governo federal de negar investimentos para o estado de Roraima.
Aparteantes
Flávio Arns.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2006 - Página 34230
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, DISCURSO, MOZARILDO CAVALCANTI, SENADOR, CRITICA, GOVERNO FEDERAL, DISCRIMINAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • ESCLARECIMENTOS, EFICACIA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AUMENTO, INVESTIMENTO, PROGRAMA, EXPANSÃO, ACESSO, ENERGIA ELETRICA, POPULAÇÃO, SANEAMENTO, CONSTRUÇÃO, RECUPERAÇÃO, RODOVIA, ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é apenas para prestar um esclarecimento.

É para reafirmar que o Governo Federal tem alocado recursos para o Estado, alocou recursos para o Programa Luz para Todos, recursos para saneamento, recursos para a construção de estradas, recursos para recuperação de estradas, recursos para tapa-buracos, recursos para vários investimentos.

O Governo Federal não tem feito nenhum tipo de discriminação com o Governo de Roraima; ao contrário, nós temos procurado alocar recursos para o Estado e para Municípios, para que as coisas sejam feitas.

O que eu chamei aqui de falácia foi responsabilizar o Presidente Lula pela demarcação. O Presidente Lula não foi responsável pela demarcação. A demarcação foi feita em 1998, e o Presidente Lula a homologou. O Presidente Lula foi acionado para fazer a última etapa de um processo que procuramos construir dentro de um outro tipo de entendimento e que, infelizmente, não foi possível.

Então, estou registrando isso e fiz questão de registrar também a questão da eleição, porque as eleições estavam casadas, e as investigações estão casadas. Então, estou dizendo qual o posicionamento do Estado de Roraima e da Liderança do Governo, que é trabalhar com todos. Não estamos abstraindo a questão de Roraima aqui. Estou prestando um esclarecimento porque fui instado a prestá-lo. Aqui foi dito que o Presidente Lula tinha virado as costas para Roraima e, por isso, tinha levado 60% de votos contrários. E o resultado da eleição, na minha avaliação, não é esse. O resultado da eleição, na minha avaliação e na do Ministério Público, teve outras motivações. E é isso que o Tribunal Superior Eleitoral vai registrar no momento oportuno.

Portanto, penso que não temos de ficar discutindo Roraima aqui. Vamos trabalhar pelo Brasil, e, na Liderança do Governo, vou fazer o que for possível para ajudar Roraima e todos os Estados do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2006 - Página 34230