Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre as declarações do presidente Lula, em recente visita a Mato Grosso sobre os problemas enfrentados pela agricultura brasileira.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Considerações sobre as declarações do presidente Lula, em recente visita a Mato Grosso sobre os problemas enfrentados pela agricultura brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 24/11/2006 - Página 35304
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • CRITICA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, VISITA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), DESCONHECIMENTO, CRISE, AGRICULTURA.
  • REGISTRO, ANTERIORIDADE, OCORRENCIA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, PRODUTOR RURAL, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIOS, IPIRANGA DO NORTE (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), SAIDA, ROBERTO RODRIGUES, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), PROTESTO, POLITICA AGRICOLA, GOVERNO FEDERAL.
  • COMENTARIO, PROMESSA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LANÇAMENTO, PROGRAMA, APOIO, AGRICULTURA, REGISTRO, NECESSIDADE, REDUÇÃO, JUROS, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA AGRARIA, UTILIZAÇÃO, TECNOLOGIA, APROVAÇÃO, PRODUTO TRANSGENICO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, ESPECIFICAÇÃO, RECUPERAÇÃO, PORTO, RODOVIA, FERROVIA.

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiro quero me congratular com V. Exª pelo seu retorno a esta Casa. Já estava fazendo falta.

Sr. Presidente, gostaria de comentar a respeito da viagem do Presidente Lula a Mato Grosso, onde ele fez declarações bombásticas. Uma das mais relevantes é a de que ele não sabia do problema da agricultura brasileira; disse que o problema da agricultura pegou o Governo Federal de calças curtas.

Eu me lembro de que, em julho de 2005, Brasília parou com a presença de três mil tratores e caminhões, em função do protesto dos produtores, avisando ao Governo Federal que a agricultura estava entrando num beco sem saída. Posteriormente, houve aqui uma enorme negociação, inclusive com o Senhor Presidente da República, comandada pelo Ministro Roberto Rodrigues, e nada foi feito a respeito do problema enfrentado pela agricultura.

Em abril do ano passado, num pequeno Município do Estado do Mato Grosso chamado Ipiranga do Norte, os produtores fizeram um apelo, que tomou conta do Brasil, chamado Grito do Ipiranga. Foram trancadas as estradas do Brasil exatamente para chamar a atenção do Governo Federal.

O Governo também não entendeu que a saída do Ministro da Agricultura, o grande Ministro Roberto Rodrigues, foi também em protesto às ações do Governo, que nada fazia pela agricultura brasileira.

Agora, parece-me que o Presidente, ao ver Mato Grosso, ao conhecer o Estado, ver a área, o potencial daquele enorme território mato-grossense, principalmente por ocasião da inauguração da usina de biodiesel, da Usina Barralcool, ficou alerta em relação a esse assunto e disse que vai lançar um pacote em apoio à agricultura brasileira.

Esperamos que esse encontro em Mato Grosso tenha resultados no aspecto dos juros caríssimos da agricultura brasileira; na renegociação das dívidas dos produtores, que, como estão, são impagáveis; no uso de tecnologia adequada, principalmente na aprovação dos transgênicos, que o mundo todo usa, menos nós porque o Governo não deixa; no melhoramento da infra-estrutura do Brasil - portos, ferrovias, rodovias.

Enfim, esperamos que, desta vez, no seu segundo mandato, o Presidente Lula tenha uma boa administração - é o voto que fazemos -, que ele realmente cuide da agricultura, que é a galinha dos ovos de ouro da economia brasileira.

Portanto, Sr. Presidente, desta tribuna faço esse apelo, hipotecando solidariedade àquele que vai ser o pacote favorável à agricultura brasileira, a ser lançado no segundo governo do Presidente Lula. Espero, com isso, que o Governo Lula também cumpra as promessas feitas ao Governador Blairo Maggi, que, ao apoiá-lo no segundo turno, teve a promessa formal do Sr. Lula de ajudar a agricultura brasileira, especialmente o Governo do Estado do Mato Grosso.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/11/2006 - Página 35304