Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação sobre o anúncio da prisão, pela Polícia Federal, de Deputado Federal eleito pelo PT.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Manifestação sobre o anúncio da prisão, pela Polícia Federal, de Deputado Federal eleito pelo PT.
Publicação
Publicação no DSF de 24/11/2006 - Página 35332
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, PRISÃO, CANDIDATO ELEITO, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), QUESTIONAMENTO, MOTIVO, AUSENCIA, PRONUNCIAMENTO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • SOLICITAÇÃO, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PRESTAÇÃO DE CONTAS, CAMPANHA ELEITORAL, SUSPEIÇÃO, ORIGEM, RECURSOS.
  • CRITICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), FREQUENCIA, VINCULAÇÃO, CORRUPÇÃO, NECESSIDADE, ESCLARECIMENTOS, POPULAÇÃO.
  • COMENTARIO, INICIATIVA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO), OBJETIVO, FISCALIZAÇÃO, EVASÃO DE DIVISAS, OPORTUNIDADE, CAPTAÇÃO DE RECURSOS, CAMPANHA ELEITORAL, CONTRADIÇÃO, ATUAÇÃO, ATUALIDADE.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Quero fazer um registro aqui. São 15h54min, Senador Sibá Machado. Desde as 11 horas a imprensa brasileira noticia a prisão de um Deputado Federal eleito pelo Partido dos Trabalhadores. Estranhamente, até a esta hora ninguém do PT se manifestou, nem para defendê-lo, nem para acusá-lo. Acho uma atitude estranha. Por quê? O Partido deve ter, numa questão como esta, ou o gesto da indignação ou o da solidariedade.

Senador Sibá Machado, já não se faz mais PT como antigamente. Portanto, quero fazer este registro de que o PT está devendo uma explicação ao País, à sociedade brasileira. E de maneira muito especial o Presidente Lula, que, naquele programa bonitinho, dizia que nada ficaria por debaixo do tapete.

O que me espanta nisso tudo, Senador Sibá Machado, é que, ao que parece, há uma nova linha de produção de escândalos. O atingido de hoje se chama Juvenil. Imagine quando crescer! Um bilhão, o Juvenil. Quando adulto o Sr. Alves, cuidemos, senhores. É o começo. Cadê a triagem que o PT fazia?

Aliás, quero registrar mais um fato grave. O PT, por iniciativa de lideranças importantes desta legislatura, criou a CPI do Banestado,

cujo objetivo era exatamente fiscalizar a evasão de divisas. Caluniou brasileiros, chantageou pessoas para conseguir recursos para campanhas passadas. E agora é pego com um dos seus próceres e um dos seus líderes envolvido exatamente naquilo que condenou.

Por cautela, Senador Sibá Machado, tive o cuidado de mandar pedir a prestação de contas desse futuro adulto, o Sr. Juvenil, prestada ao Tribunal Eleitoral de Minas Gerais. Vamos ver se ele pagou em dólar ou se pagou em real. Se pagou em dólar, é crime, se pagou em real, de onde veio? Afinal de contas, é grande a prestação de contas dele.

Sr. Presidente, vou voltar para analisar aqui, de maneira transparente, quanto Juvenil gastou na sua eleição.

Evidentemente, ele deve ter tido várias funções públicas em Minas. Ele é um homem que cresceu na hierarquia partidária. Daí por que, Senador Sibá Machado, estranho a ausência de um pronunciamento do Partido dos Trabalhadores com relação a esse pobre homem que está sendo perseguido pela polícia, que, às vezes, insiste em não ser republicana. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/11/2006 - Página 35332