Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicações sobre o episódio referido pelo Senador Heráclito Fortes e o pronunciamento do Senador João Batista Motta.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Explicações sobre o episódio referido pelo Senador Heráclito Fortes e o pronunciamento do Senador João Batista Motta.
Publicação
Publicação no DSF de 24/11/2006 - Página 35333
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, POLICIA FEDERAL, EFICACIA, PRISÃO, CANDIDATO ELEITO, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DEFESA, APURAÇÃO, FATO.
  • DEFESA, PRIORIDADE, SENADO, DEBATE, PROBLEMA, INTERESSE NACIONAL, AUSENCIA, DISCRIMINAÇÃO, ASSUNTO, ESCLARECIMENTOS, NECESSIDADE, RESPEITO, PESSOAS.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente.

Em primeiro lugar, quero dizer que episódios como este qualquer um de nós nesta Casa tem que abominar. Temos que parabenizar a Polícia Federal pelo trabalho que fez.

Um cidadão como esse, a melhor palavra que posso escolher no dicionário é canalha. Um cidadão como esse tem que receber a expulsão sumária agora, para que esse assunto seja resolvido de uma vez por todas.

O Sr. José Jorge (PFL - PE) - V. Exª vai pedir a expulsão dele?

O Sr. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Não vamos tratar desse assunto aqui porque a Polícia Federal está tratando muito bem dele. Não me compete aqui perder mais um minuto do meu tempo tratando desse tipo de coisa. Eu acho que assuntos como esse, como nós temos que respeitar as instâncias em que ele está sendo resolvido... Que isso sirva de exemplo para qualquer pessoa que tem esse tipo de comportamento.

Sobre outros assuntos que tratamos nesta Casa, Sr. Presidente, acho que a nossa Bancada tem priorizado tratar assuntos de interesse nacional, de interesse do nosso povo. O que me choca, às vezes, é a forma preconceituosa de tratar determinados temas. Nós não tratamos de nenhum tema de interesse ideológico, seja de que natureza for, da maneira preconceituosa e acintosa como foi tratada aqui.

Portanto, Sr. Presidente, estou nesta Casa por força da vontade da legislação brasileira e do povo do Acre e, enquanto eu aqui estiver, Sr. Presidente, vou primar pelo respeito às pessoas. Por mais que sejamos divergentes do ponto de vista político e ideológico, vamos, acima de tudo, nos respeitar como pessoas. Não vou aceitar nenhum tipo de provocação. Enquanto eu achar que as pessoas estão tratando comigo, mesmo que em tom de brincadeira, de maneira respeitosa, aceitarei da mesma forma, mas, se eu entender que o assunto é para tentar ferir minha pessoa, minhas origens e coisas em que acredito, vou brigar, Sr. Presidente. Já fiz isso na minha vida. Isso não é problema para mim com qualquer pessoa. Agradeço a Deus por ter tirado algo de mim: o medo; só tenho medo de ter medo.

Agradeço a V. Exª pela oportunidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/11/2006 - Página 35333